Por que empreender usando a tecnologia é o segredo do sucesso.
Nunca antes em nossa sociedade a tecnologia foi tema de tantos debates e experimentos, afinal estamos passando por uma verdadeira revolução tecnológica, graças, principalmente, às inúmeras possibilidades trazidas com a internet.
Devido a ela conseguimos ter acesso a qualquer informação em tempo real, a um volume enorme de dados e a inúmeras facilidades que seriam impensáveis em décadas passadas. E é claro que todas essas mudanças também influenciaram a forma como as pessoas fazem negócio – e por isso deveriam modificar também a maneira como empreendemos. Mas, nem todos os empresários estão atentos a essas alterações e acabam replicando técnicas antigas, sem conseguirem os resultados esperados.
O novo consumidor e a tecnologia: como atender o que esperam da minha empresa?
Para entender o quanto a tecnologia pode impactar o seu negócio é preciso, primeiro, entender o comportamento desse novo consumidor, que passou por transformações enormes após a invenção e a massificação da internet.
Hoje, os consumidores estão extremamente informados e antes de se decidirem por uma compra eles sabem muito bem o que querem, como querem e com quem querem fazer negócio. Isso significa que, se antigamente, muitos não tinham ideia do que estavam procurando ou de quais soluções poderiam ser realmente eficientes para suas necessidades, hoje eles já pesquisaram arduamente o setor, sabem quais sãos os lançamentos mais adequados, o nível de qualidade esperado, o valor médio de mercado e muito mais.
Justamente por isso, as empresas precisam estar preparadas, com um produto ou serviço de qualidade superior, além, é claro, de um ótimo atendimento, sempre prezando pela imagem do seu negócio e pelo quanto o que ela vende é relevante.
Mas não é só. Os padrões da sociedade também se modificaram, bem como o poder de disseminação da informação. Isso significa que, se um cliente for mal atendido em uma das lojas da sua rede, por exemplo, essa má experiência pode ser compartilhada e rapidamente manchar a reputação de todo o seu negócio, trazendo uma grave crise de imagem.
O mesmo pode acontecer com boas experiências, levando a sua empresa a ter uma demanda muito maior do que a média – e que precisa ser analisada com cuidado, garantindo que você esteja preparado para atender adequadamente todas essas pessoas.
Os consumidores hoje têm muito mais poder do que anos atrás. E principalmente de decidirem se vão fazer negócio com você ou com o seu concorrente do outro lado do mundo, já que tudo pode ser comercializado sem fronteira.
Muitas vezes, o que vai pesar na compra não é só a qualidade ou o preço, mas também quem é a sua empresa, o quanto ela se importa com o meio ambiente ou com a sociedade, o quanto é uma marca inovador e do quanto respeita os seus consumidores ou tem uma imagem próxima do que o consumidor deseja ou dos valores que possui.
O mercado está mais complexo, com troca de informações rápidas, com um enorme volume de dados e com características próprias que precisam ser entendidas e analisadas de forma que o seu negócio se mantenha competitivo e consiga oferecer o que os seus clientes desejam.
Como a tecnologia pode impactar o meu modo de fazer negócio e empreender?
Entendendo este novo consumidor, começa a ficar um pouco mais claro o quanto à tecnologia precisa ser entendida e enraizada no seu negócio? Empreender aos moldes antigos, sem considerar esse novo cenário e essas novas possibilidades pode significar um erro fatal a sua empresa e até fazê-la fechar as portas.
É preciso ouvir o seu consumidor, estar presente nas mesmas plataformas digitais que ele, oferecer facilidades e passar transparência nas suas ações. Uma empresa que não deseja se comunicar adequadamente e nem entender os seus clientes (algo que era comum na gestão há algumas décadas) pode acabar sem consumidores e sem mercado.
Quer um exemplo? Um “erro” muito comum é o de empresas que estão começando a atuarem também no e-commerce, mas que têm políticas de preços diferenciadas para o site e para a loja física. Na mente do consumidor, ambas representam a mesma marca e, justamente por isso, como podem praticar preços distintos? As pessoas não querem mais enfrentarem dificuldades para consumirem, por isso essa visão pouco moderna pode afetar os negócios.
Hoje, a prática é do omnichannel, ou seja, a possibilidade de integração entre lojas físicas e plataformas online, oferecendo inúmeras facilidades ao consumidor, que pode analisar os produtos pelo site da sua empresa, finalizar a compra via aplicativo do seu negócio e retirar a compra em uma loja física, por exemplo, sem pagar nada a mais por isso, nem preços distintos, nem taxas extras e abusivas.
Não entender essa necessidade e não estar atento as mudanças dos perfis dos clientes é um erro fatal e que pode fazer com que empresas consideradas “tradicionais” acabem perdendo mercado. Um exemplo clássico é a Kodak, líder em filmes e máquinas fotográficas, mas que acabou sendo “atropelada” pelas inovações trazidas com a máquina digital. Sem conseguir entender essa revolução e nem as necessidades diferentes do seu consumidor, ela acabou perdendo mercado e entrando em falência.
Dessa forma, estar de olho nas revoluções e inovações trazidas pelo mercado, entender as necessidades do seu consumidor e oferecer um serviço ou produto com qualidade acima da média, que integre às novas tecnologias e com facilidades comerciais é imperativo no mundo corporativo atual.
E não é só. O próprio modo de fazer e de gerenciar os negócios precisa ser diferente. Em uma sociedade altamente competitiva, na qual informação é poder, os gestores precisam também pensar em soluções tecnológicas que ajudem a administrar e gerir melhor seus negócios.
Um software de gestão já é algo bastante usual. É preciso ir além, automatizando seus processos, analisando a sua cadeia produtiva, gerenciando suas informações, arquivando dados em nuvem e tendo sistemas mobile que funcionem de qualquer dispositivo. Quanto mais controle e informações você tiver de toda a sua empresa, mais eficiente será a sua gestão, e maiores as chances de suas equipes inovarem, produzirem mais e serem mais eficientes.
Como você pode notar, pensar, entender e absorver às inovações tecnológicas é uma ótima maneira de empreender, garantindo dominância de mercado, melhores relações com os seus consumidores e muito mais eficiência na sua gestão, tornando a sua marca diferenciada. A partir do momento que a tecnologia passa a ser algo importante para a sua cultura empresarial, o seu “modo de fazer” e de ser como empresa também serão diferenciados e sentidos pelos seus consumidores.
E você, o que acha sobre esse assunto? Deixe um comentário e contribua com essa discussão!