Por que eu decidi passar o carnaval sozinho?
Troquei os confetes pelos post-its. E já adianto que adoro carnaval e qualquer tipo de festa, principalmente com muita gente feliz.
Ao contrário de todos os anos, 2020 eu decidi passar o carnaval sozinho, em casa. Mas por que essa ideia tão contrária? E, como alguns perguntaram... como eu consigo ficar sozinho, dentro de casa, em um momento onde milhões de pessoas estão se divertindo?
Como um bom jovem comum, toda sexta-feira pós trabalho estou com meus amigos para tomar uma cerveja e desopilar de pensamentos e ansiedades da semana. Essa produção das 5h-21h estressa uma pouquinho, confesso.
Mas existem alguns pontos na minha vida que decidi mudar.
Foto: Ryan McGuire - Gratisography
Coerência com meus planos
Assim como 99,67% das pessoas que traçaram planos para 2020 – segundo o estudo do "eu acho" – eu também estava lá, sonhando.
Porém, desde aquele momento em que prometemos mundos e fundos para alguém ali no céu (ou no mar ou em qualquer outro lugar), eu sabia que, para chegar lá, teria que ter muito planejamento, coragem e abrir mão de muitas coisas.
Quando decidi que quero virar um nômade digital até o final do ano – e te dizer isso é justamente para materializar e não esquecer da data –, precisei criar um plano de ação, senão meu sonho de adolescente postergaria por mais tempo.
Listei tudo que eu precisaria ter para mudar meu estilo de vida, e dentro de cada ponto, dividi essa ação em 4 partes (uma para cada 3 meses), e dentro de cada parte, metas mensais para bater aquele objetivo – o que me gerou tarefas diárias para isso.
foto: exemplo que pensei para ilustrar aquela explicação maluca que fiz
Esse movimento me força a trabalhar todos os dias em alguma das áreas, e para nós que jogamos no time dos procrastinadores, é perfeito! Não preciso pensar no que vou fazer, pois já gastei uma tarde fazendo isso para o ano todo.
ℹ️) Essas tarefas mudam a todo momento. Meu planejamento inicial já mudou muitas coisas, e isso é normal. A ideia falada acima é conseguir ter um desenho do que você precisa, e as tarefas você vai ajustando conforme necessidade.
E por que estou dizendo tudo isso? Meu prazo é um pouco apertado, para que eu não chegue na hora de fazer e arrume desculpas como: "ah, amanhã eu faço isso, deixa eu ver uma seriezinha".
foto: Marvin Ronsdorf - Unsplash
Quero chegar antes linha de chegada
A melhor parte de montar sua linha de chegada, e criar o seu mapa de corrida, é que as coisas ficam palpáveis. Saber que agora tudo depende da minha produção é a melhor coisa do mundo. Não tem desculpas, não tem a quem culpar, a não ser você mesmo.
Confesso que tenho um sangue competitivo desde criança. O esporte me ensinou isso. De maneira saudável, eu tento sempre ser o melhor no que estou fazendo. Essa característica me motiva a estar sempre melhorando e evoluindo.
Se todos estão chegando no trabalho 9h, eu me sinto bem chegando mais cedo para me adiantar, e me sinto melhor ainda saindo mais cedo por ter feito tudo dentro do prazo de 8h, podendo chegar em casa e fazer minhas coisas. 🙃
Da mesma forma, quando coloco um prazo de 12 meses para cumprir um objetivo, eu corro para quebrar minha própria meta. E datas festivas como o carnaval acabam me ajudando, por causa do feriado prolongado.
foto: Pexels com edição
Tempo de sobra e sem distrações
Sabe quando você pensa: "nossa, vou ter 4 dias para adiantar meu projeto, que delícia!", e, na hora H, você faz TUDO, menos o que deveria? Te apresento a famigerada procrastinação.
Analisar os movimentos de uma mosca; dobrar aquela roupa que já estava há 5 dias jogada; olhar o Instagram; fazer o suco que você nunca quer fazer; comer; olhar o Instagram; ir num bloquinho; beber; acordar cansado; começar de novo; parar de novo; olhar o Instagram 🥴; falar com a família... no fim, não conseguir desenvolver 30min do que deveria ter feito.
Eu fui essa pessoa, por muitos anos. Se não me cuidar, posso voltar a ser, pois a procrastinação acaba sendo minha zona de conforto. A dedicação é uma prática e um cuidado diário que tenho que ter.
Encontrei também uma outra saída para as distrações: Acordo às 5h da manhã. Não pense que foi fácil, pois demorei exatos 6 meses para essa conquista de acordar e (principalmente) dormir mais cedo. Porém, descobri que funciono MUITO bem nesse horário, não preciso nem de música para entrar no foco – em outro dia eu falo mais sobre isso.
Mas Luccas, como você lida com as redes sociais, vendo todas as pessoas se divertindo, viajando e festando?
Bom, existem dois fatores que levo em conta:
- Boa parte das pessoas que estão postando stories ou na linha do tempo, na realidade, estão cobrindo um vazio. Muitas que vão para as festas nem gostariam de estar lá, porém só de pensar em passar uma sexta-feira sozinhas – quiçá um final de semana – seria um pesadelo. Eu estou em casa porque quero, fazendo algo que acredito, e estou muito feliz em poder descansar.
- Meu objetivo é me tornar um nômade digital, ou seja, viver trabalhando de onde eu quiser (desde que tenha internet hehe). Logo, viajar pra mim se tornará parte do meu dia-a-dia, e resolvi abrir mão de algumas diversões agora para poder realizar meu sonho daqui a pouco.
Tudo nessa vida é ponto de vista. Eu jamais direi o que é certo e errado, mas no meu momento, essa é a minha verdade. Cada um tem suas prioridades, e gosto de aproveitar minha juventude para conquistar a minha qualidade de vida logo.
Autoconhecimento
Assim como defendo viajar, ir no cinema, caminhar e sair sozinho, passar um tempo contigo é muito importante também. E digo mais, passar um tempo sem fazer nada – muito menos com seu amiguinho. 📱
Eu vejo que as pessoas tem medo de ficarem sozinhas, e olham isso de maneira negativa, no sentido de solidão. Por esse motivo, correm atrás de um amigo para fazer qualquer coisa, de uma festa que nem estava disposto a ir ou entram em relacionamentos sem pensar, mas inconscientemente com esse pavor de estar sozinho – a querida Renata Stuart tem boas análises sobre FOMO (Fear of Missing Out) no seu artigo.
Quando saí de casa, uma das coisas que fui obrigado a aprender foi a ficar sozinho, por três simples motivos:
- Minha família morava muito longe de onde eu estava;
- Não conhecia ninguém na cidade;
- Não tinha dinheiro para comer nem um chocolate fora de casa.
A saída: ficava em casa olhando pro teto, muitas vezes.
Eu estudava, treinava as ferramentas e técnicas de design, olhava pro teto ou ficava vagando na internet procurando maneiras malucas de ganhar um dinheiro extra.
Esse período que eu (obrigatoriamente) tinha sozinho me trouxe muitas reflexões sobre relacionamentos com meus amigos, família, namoros... e aos poucos eu fui cultivando essa independência de ter uma pessoa comigo em todo tempo.
Hoje, consigo ter um equilíbrio, e meu corpo já se acostumou com isso. Adoro estar com meus amigos, familiares e me divertindo por aí. Mas chega uma hora que meu corpo pede pra ir na minha casinha e relaxar, curtir meu momento.
Desta vez, eu senti isso no carnaval.
Finalizando
Essa é a minha visão, em cima dos objetivos que EU tenho pra esse ano. Por favor, não leve nada disso como regra. Absorva desse texto apenas o que te fará crescer, no seu filtro.
Tudo tem seus prós e contras, e não pense que foi fácil trocar o carnaval por esse momento sozinho, fazendo os trabalhos do meu projeto, sem beber uma mísera cerveja.
Quando li o livro do Tiago Mattos, "Vai lá e faz", dentre as milhares de frases incríveis que aquela maravilha possui, tem uma que faz todo o sentido com este artigo:
"Certamente para alguns soará absurdo. Mas prefiro sempre ser o absurdo de hoje do que o absurdo do amanhã".
Se o que você está fazendo está gerando estranheza para a maioria, continue, pois está no caminho certo!
Obrigado pela leitura queridx. 😘
Siga Luccas Góes no Linkedin, Behance, Instagram, Facebook e Twitter
Sobre o autor
Sou um designer multidisciplinar, autodidata e apaixonado por estudos. Uso minha criatividade em todas as áreas possíveis, e agora estou compartilhando minhas experiências para encorajar pessoas a vencer a procrastinação e se tornarem independentes. O projeto chama-se Método Naghol.
Trabalhei com marcas como ESPM, Band, SBT, Companhia Athletica, Brithish Concil, Miha Bodytech, TransLAB, Brunel University London, Miss Rio Grande do Sul, GuiaInvest, dentre outros.
Tenho um projeto chamado @oqeuvejow onde crio personagens em cima de detalhes que deixamos de lado no dia a dia.
Estou sempre aberto a novos projetos, caso tenha interesse, entre contato inbox ou por e-mail: luccas.goes@gmail.com
linkedin top voices 2020; linkedin creator 2021 | contadora de histórias por formação e paixão | comunicação humanizada | posicionamento estratégico para C-Levels
4 aAff, como que eu não tinha lido antes? Parece que é uma obrigatoriedade a gente usar o tempo livre para seguir o modelo que todo mundo segue. E não necessariamente isso vai nos fazer feliz, ora! Sou muito feliz em te acompanhar e poder me espelhar em ti. Obrigada por tanto, meu queri!
Experience & Visual Designer | Product Designer | Creative Graphic Designer | Storytelling | Discovery | Certified Scrum Developer®
4 aEu achei genial porque é muito o momento que eu tô sentindo: tento vencer a procrastinação e sempre volto pro mesmo lugar comum de fazer as coisas de última hora (e às vezes atrasar). Aproveitei um dia do feriado de carnaval pra dar um ligeirão em um freela que tá pendente. E fiquei naquilo o dia todo em casa. E sabe? Não quero viver sempre à base dessa adrenalina de fazer as coisas de última hora pois quero cada vez melhorar meu trabalho e conseguir guardar dinheiro pra poder sair de casa, ser independente ... E me identifiquei horrores com a parte de estar sozinho porque aprecio muito esses momentos comigo mesma pra poder fazer minhas coisas e tentar organizar pensamentos, tarefas e finanças haha muito bom o teu artigo!
Copywriter | Produtora de Conteúdo | Creator | Escritora | Roteirista
4 aPoxa, que honra ser citada nesse seu artigo tão inspirador, Luccas ! Me identifiquei muito, principalmente com a parte sobre ser independente e curtir a própria cia! Tenho tido muitos momentos de solidão exatamente pelos mesmos motivos, a vida está me chamando pra responsa de realizar meus sonhos ✨✨ e sem abrir mão de algumas coisas não dá! Um prazer acompanhar sua determinação e espero te encontrar nesse mundão quando virarmos nômades! Sim, tbm vou ^^ :) Abs
Advogado/Sócio na SCHULTZ & ROSSA ADVOGADOS
4 aLívia Rossa Ribeiro, lido as 4:45 da madrugada da terça de Carnaval.
Impulsionadora de negócios | Consultora de Marketing
4 aParabéns Luccas Góes pela tua atitude ... nada melhor do que ter foco e perseverança para tirar suas ideias do papel. 🔝