Por que faço Arte e por que com caneta BIC?
Sempre gostei de desenhar e desde a época da escola me destacava muito nas aulas de Artes. Mas era apenas um hobby, até que um dia fiz um desenho com caneta bic a mão livre (eu desenhava com lápis de cor e grafite na época da escola) e gostei muito do resultado.
Em 2012, já adulto e trabalhando em uma grande empresa, nos tempos livres ficava riscando folhas em casa com caneta. Até que fiz um desenho em uma folha sulfite e percebi que estava pequeno, outro dia fiz mais um, no outro dia tambem, e no quarto dia juntei as 4 folhas, e deu uma forma bacana de um quadro legal, e fiz isso até chegar no ponto que eu falasse: É isso, está no tamanho que eu quero. Depois de um tempo, finalizei, olhei pra o quadro e pensei: é isso que vou fazer da vida, ser um grande Artista Plástico, com caneta esferográfica.
Porém, pesquisando, percebi que outras pessoas já pintavam com caneta, e sempre busquei ser diferente, então decidi que precisava criar minha própria técnica, assinatura e estilo, sem querer ser cópia de ninguem e fazendo o que eu quisesse fazer, no meu tempo, sem aceitar encomendas, pois pra mim, isso priva muito o artista da sua criatividade. E assim comecei.
Vi que muitos artista que usam canetas fazem quadros pequenos, hiper-realismo, desenham animais e pessoas, então decide não fazer nada disso, e sim criar grandes pinturas, com técnicas muito difíceis para mostrar que me entrego a cada trabalho, que a Arte é extensão do meu corpo e mente e que quem quisesse plagiar, teria muito trabalho (risos).
Uso caneta e papel pois é fácil de encontrar e muito barato, mostrando assim que não é o material que transforma alguem em artista, mas sim, o que ela transmite, e que todos podem pintar e ter acesso a Arte, sem precisar comprar telas, tintas caras, pincéis, e tantos outros materiais que pra quem é pobre, como eu, é algo que se torna muito difícil. Sem contar o preconceito, de amigos, familiares e público.
Muitos talentos são perdidos pela falta de apoio das pessoas mais próximas, pela falta de acolhimento da cidade/país e pelo preconceito pois falar que você quer ser Artista Plástico e viver da Arte em uma familia grande e com uma situação financeira dificil, olhando para o país que vivemos e o reconhecimento e valorização da Arte no Brasil, pintar acaba sendo um detalhe perto destes desafios.
Com o papel e a caneta bic, posso mostrar pra estas pessoas que elas não estão sozinhas, e que acreditem em seus potenciais, pois não são apenas as pessoas que escolhem a Arte, a Arte tambem abraça as pessoas e transformam suas vidas, e que no final vai valer a pena ter tentando mais uma vez, de acreditar em si, de ter se dedicando a Arte, inspirando outras pessoas e conquistando o próprio espaço.
Uso traços, cores e efeitos fortes pois não existe ninguém que faça como eu, em pinturas tão grandes, pois leva-se tempo, paciência, estudo e dedicação, e mostro assim, autenticidade. Fazer a diferença sendo diferente.
Alem disso, em minhas obras, uso mensagens de momentos da minha vida, sonhos, desejos, lembranças e algumas vezes utilizo assuntos do mundo que me chamaram a atenção e as retrato ao meu estilo, fazendo Arte com uma simples caneta na mão.
- Denis Carvalho.