Por que investir em autoconhecimento é estratégico para as organizações?

Sabemos que a velocidade das mudanças tecnológicas e de mercado, bem como os impactos causados por elas requerem ações rápidas das empresas e dos seus líderes. Este cenário revela que podemos extrair oportunidades para crescimento e inovação. A questão é: como estimular as pessoas para melhoria de processos e o aumento da produtividade? Como contribuir e fortalecer a perenidade e sobrevivência do negócio?

Nossas empresas analisam cenários, fazem SWOT, inserem programas e projetos em seus Planejamentos Estratégicos, criam objetivos, indicadores e dashboards para acompanhamento. Porém, muitas vezes, não conseguem transformar o planejado em ação, nem inserir as mudanças na cultura com a velocidade e a assertividade desejadas.

Algumas organizações tentam resolver a questão com foco exclusivo em meta e resultados esquecendo-se das pessoas. Isso até pode funcionar num curto espaço de tempo ou em períodos de crise, mas essa atitude de pressão continua sem observar o Ser Humano pode ser extremamente nociva e afetar de modo crucial a imagem e cultura da empresa no médio e longo prazo.

Esquecem que são Seres Humanos que compõem as organizações e que estes também devem estar preparados para a mudança! Não basta treiná-los com cursos técnicos ou teóricos, nem focar apenas na criação de programas de carreira, PLRs e premiações; é preciso ir além...Desenvolver líderes para que sejam melhores seres humanos é fundamental na consolidação de uma cultura mais humana. E os resultados virão naturalmente, com colaboradores mais engajados justamente por serem respeitados como indivíduos e não como peças em operação.

Ciente de que precisava desenvolver ainda mais esse lado mais “humano”, a Forbiz decidiu investir no autoconhecimento dos seus líderes e colaboradores, sem excluir o resultado, é claro. Primeiramente, seus diretores participaram do Integral Leadership Program (ILP), um programa de Educação Executiva da FAE Business School. Esse programa significou para eles “uma vivência que ultrapassou a sala de aula e os desafiou a sair da zona de conforto”.

Como segundo passo, contratamos um programa de imersão voltado ao autoconhecimento e conhecimento do outro. A ideia era engajar e impactar a liderança, para que eles fossem nossos aliados e os grandes inspiradores dos próximos passos.  

Esse trabalho foi realizado com maestria pela coach Luciane Botto, especialista em transformação de líderes, times e pessoas. Ela conseguiu acender a centelha que faltava para fazer brilhar os olhos dos nossos líderes, inspirá-los para as mudanças, provocá-los para a saída da zona de conforto e prepará-los para acompanhar suas equipes. O resultado foi tão impactante que estendemos o programa para a empresa toda.

No último final de semana, foi a vez de todo o time mergulhar nessa experiência de autoconhecimento. A imersão, também realizada pela Luciane Botto, foi fundamental para provocar cada participante e inspirá-lo à tomada de consciência da mudança. Um trabalho feito com leveza, autenticidade, presença e inspiração, que empoderou e fortaleceu nosso pessoal, desenvolvendo mais empatia e espírito de equipe.

Após esses encontros os participantes nos relatam temas como perdão, compaixão, perfeccionismo, controle e mudança. Como resposta, os muitos feedbacks positivos que recebemos e as mudanças de comportamento no trabalho demonstram que estamos no caminho certo.

Diante deste cenário de intensas mudanças que vivemos, a prática nos revela que sim, a melhor forma de se iniciar uma transformação é de dentro pra fora. Um indivíduo feliz afetará positivamente o outro, o seu time, e mais resultados trará... para si mesmo, para a família, para a sociedade e para toda a empresa.

Temos muitos projetos para continuidade desse programa, mas isso é assunto para outros artigos.

Selmo Flores

Conselheiro na FORBIZ

"Desenvolver líderes para que sejam melhores seres humanos é fundamental". Parabéns Selmo Flores dos Santos por esse posicionamento. Avalie-nos a possibilidade de compartilhar esse desafio com a comunidade SUCESU-PR na nossa agenda de Webnars

Paulo Cruz Filho

Soul Integration & Intuition | Integral, Conscious & Regenerative Leadership | Flow Mastery | Purposeful & Soulful Business | PhD in Sustainability & ESG | Founder of social ventures | Father of 2 souls that enlighten me

6 a

Selmo, é inacreditável o quanto você supera a cada momento o aprendizado que quem anda ao seu lado pode ter contigo. As experiências que tive contigo, nos mais variados ambientes e situações, são sempre ainda mais impactantes depois de uma conversa de aprofundamento. Realmente quando conversamos sobre isso (suas experiências relatadas no artigo) foi possível perceber nitidamente o impacto que essa direção de autoconhecimento teve em toda a organização. Muito obrigado por ser parceiro nessa jornada conjunta que já tem mais de 18 anos, e que sempre reserva surpresas inesperadas e transformadoras !

Rogério Santos

Sócio Fundador da Vartan Gestão Estratégica | Mentor | Liderança | Facilitador Organizacional | Consultor SEBRAE | Analista Transacional em formação

6 a

Parabéns pelo projeto Selmo! Inovador e inspirador combros certeza!

Luciane Botto

Palestrante, Autora e Consultora Mestre em Organizações e Complexidade 🎯 Mais de 40 mil pessoas treinadas Inspirando líderes,transformando pessoas.

6 a

selmo flores dos santos e Jeangiorgio Bartos: parabéns a vocês e toda empresa por apostarem no desenvolvimento do SER humano. Vocês são exemplos. Conduzir as imersões e acompanhar as transformações de cada um foi emocionante. Sem dúvida, o que marca vidas e a história de uma empresa.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos