Por que a migração para nuvem já é uma realidade?
No centro dos desafios das empresas de diferentes segmentos e portes, há um ciclo constante em que orçamentos são consumidos na manutenção dos sistemas existentes, restando pouco para investir na expansão dos negócios. É por isso que, cada vez mais, as organizações estão utilizando a tecnologia da computação em nuvem para romper essa barreira e liberar recursos que promovam inovações.
A migração dos processos para a nuvem já é uma realidade, principalmente em um momento em que o mercado exige que as empresas sejam cada vez mais ágeis. Pesquisas apontam que cerca de 50% das corporações no mundo já utilizam cloud computing como tecnologia essencial para manter operações e reduzir custos.
O mercado mundial de serviços em nuvem pública, por exemplo, deve atingir US$ 204 bilhões em 2016, 16,5% de crescimento em relação ao ano passado, segundo o mais recente estudo do Gartner Group sobre o setor de tecnologia. O aumento maior virá dos serviços de infraestrutura de sistemas em nuvem (Infraestrutura como um Serviço – IaaS), que deve crescer 38,4% em 2016.
A tendência é que o mercado mantenha sistemas core, como o de faturamento, rodando em um ambiente customizado e especializado. A segurança é um dos principais pontos de questionamento quando o assunto é computação em nuvem, no entanto, segundo a Gerente Comercial da área de TI da MXM e especialista em Cloud Computing e Infraestrutura de TI, Andrea Rigoni, o ambiente cloud é seguro até mesmo para aplicações críticas. “Em cloud computing alguns pontos precisam ser observados para que a segurança seja efetiva. Os ambientes de nuvem empresarial formam uma teia complexa de provedores, gerentes, fornecedores de serviços de segurança e, desta forma, as organizações que desenham a arquitetura e gerenciam seus ambientes para refletir confiabilidade e custo estarão mais bem preparadas para lidar com desafios e se beneficiar com as oportunidades desta tecnologia”, afirmou.
3 motivos para as empresas adotarem um sistema de ERP via SaaS
Além da expressiva redução de custos e aumento da produtividade – 59% das pequenas empresas que migraram operações estão experimentando significativo aumento de produtividade, já o tempo de parada dos sistemas é reduzido em até 72% -, companhias que migraram os processos para a nuvem registraram aumento da velocidade de deployment, agilidade em processos empresariais, entre outras vantagens. A MXMdisponibiliza uma gama de serviços cloud para os seus clientes, entre eles:
– Migração de Sistemas e bancos de dados para nuvem;
– Servidores Cloud para serviços e aplicativos;
– Software em Nuvem, modelo Saas;
– Soluções para Backup/armazenamento;
– Soluções IBM, Oracle, Microsoft.
Quer saber mais sobre as vantagens do cloud computing para sua empresa? Entre em contato com o departamento de TI da MXM Sistemas: ticomercial@mxm.com.br.
--
Por: Marina Scotelaro Pantoja para o Blog MXM