Por que a motivação te abandona

Por que a motivação te abandona

Meu nome é Augusto e hoje quero compartilhar com você duas formas de conseguir se manter em um processo de mudança, seja de um hábito ou alguma mudança mais significativa como trabalho, saúde ou família.


Antes de tudo, é importante entender que somos seres emocionais e nossas emoções influenciam diretamente a forma como pensamos e agimos. Quando estamos felizes, tendemos a ser mais produtivos e realizamos mais tarefas, enquanto que, quando estamos tristes, podemos nos sentir menos motivados.


Ao pensar em alcançar grandes conquistas pessoais ou profissionais, é comum que sintamos uma alegria quase eufórica e acreditemos que a partir daquele momento tudo será diferente. Entretanto, muitas vezes acabamos esquecendo que a diferença entre o estilo de vida que levamos e o estilo de vida que desejamos é muito grande e que a mudança exige muita energia.


É nesse momento que entra um problema comum: enxergamos a mudança como uma transformação e não como um processo de evolução. Quando surgem uma ou duas falhas, acabamos nos sentindo fracassados e abandonamos tudo, voltando à estaca zero. A insatisfação permanece, e o ciclo recomeça novamente.


Para evitar que isso aconteça, é preciso buscar maneiras de realizar a mudança de forma sustentável, sem depender exclusivamente da motivação. Abaixo, vou compartilhar com você duas formas eficazes de atingir qualquer mudança:


#1 A dor de permanecer como está

Uma das formas mais poderosas de conseguir se manter em um processo de mudança é entender que a dor de permanecer na situação atual acaba se tornando maior do que o esforço necessário para executar e manter um novo conjunto de atividades que estão vinculadas com os novos resultados que você busca. Como somos programados para fugir da dor, a dor da mudança passa a ser menor que a dor da estagnação, e a mudança acontece.


#2 Comprometimento sustentável

Outra maneira é você entender - de fato - que mudança é um processo. Comprometa-se com algo um pouco acima da sua zona de conforto, em um nível que você consiga executar principalmente nos dias difíceis. Isso irá ajudar você a se manter no processo e sentir que está progredindo em relação ao seu objetivo.


Essas são as melhores maneiras de atingir qualquer mudança. Porém, como a motivação é volátil, haverá dias em que você estará motivado a realizar e outros não. Manter a consistência de execução nos dias difíceis é o principal ponto. Por isso, é importante ter um método, seguir um processo inteligente e eficiente para conseguir se manter no processo.


Se você deseja atingir a mudança e se manter em um processo sustentável, sugiro que assista ao nosso treinamento gratuito sobre gestão de tempo. Neste treinamento, você irá aprender técnicas valiosas para se organizar melhor e se manter motivado em seu processo de mudança. Basta clicar no link abaixo e começar agora mesmo.

Assistir ao treinamento

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Vida de Titã

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos