POR QUE O BRASIL NÃO INVESTE EM ENERGIAS RENOVÁVEIS E LIMPA? POR QUE NÃO DIVERSIFICAMOS NOSSA MATRIZ?

POR QUE O BRASIL NÃO INVESTE EM ENERGIAS RENOVÁVEIS E LIMPA? POR QUE NÃO DIVERSIFICAMOS NOSSA MATRIZ?

Sim o Brasil é considerado um país que possui grande parte da sua matriz energética  “renovável e para alguns até limpa”. Já que o país utiliza as hidrelétricas, no entanto sabemos que a cada construção de hidrelétricas temos que desabitar pessoas, destruir fauna e flora em larga extensão. Por tanto temos um impacto ambiental alto. Mas o Brasil também possui Sol e Vento o ano todo, os quais também são capazes de produzir energia suficiente para abastecer boa parte de seu consumo.

O que é difícil entender se um país como a Alemanha, que tem um índice solarimétrico muito inferior que o Brasil, no entanto tem investido alto e com grande eficiência nesta Matriz. É interessante comparar o Brasil com a Alemanha por causa deste dado.

Índice Solarimétrico do Brasil      Índice Solarimétrico da Alemanha                        Radiação  6,5 ~ 4,5 Wh/m² dia      Radiação 1,2 ~ 900 Wh/m² dia

Agora um dado incrível da Alemanha em 2014: mediu-se, 50,6% da energia deste país, foi suprida por painéis fotovoltaicos, mesmo que esta produção medida ocorreu em um feriado, no entanto é um índice muito alto e foi comemorado pelos alemães. Enquanto isso aqui no Brasil nosso índice neste período foi inferior a 1%.

Segundo afirmativa do governo Alemão é muito mais barato investir em energia solar, do que em linhas de transmissão, neste caso é preciso lembrar que a eficiência de produção de energia é bem inferior a do Brasil.

A Alemanha incentiva qualquer cidadão a produzir sua própria energia, para seu consumo e se os mesmos tiverem interesse, estes podem produzir excedentes para vender para o governo, que paga um valor mais alto por esta energia do que o valor que o mesmo paga as concessionárias. Este foi um dos segredos para este país sair na frente. E em poucos anos alcançar este Patamar.  

Hoje Alemanha, China, Japão e EUA, respondem por 70% da energia Solar do mundo.

E o Brasil não faz nenhum movimento para investir e ampliar de forma efetiva a energia solar e eólica. Não podemos negar que tivemos alguns avanços, os quais foram até comemorado por alguns.  Mais ainda nada audaciosos.

O que Falta?

Falta um financiamento exclusivo com taxas de juros favoráveis entre outros incentivos por você está gerando sua própria energia e de uma fonte limpa.

Pois não podemos considerar apenas o fato de abaixar sua conta de luz, ou zerar em alguns casos, mas é importante valorizar a sustentabilidade ambiental, que consequentemente está ligada a sustentabilidade econômica e social.

Continuamos aguardando, novidades e possibilidades, quem trabalha com este setor sabe o quanto é desafiador e quantos entraves está encontrando. Se não houver incentivos por parte de políticas públicas, continuaremos a passos lentos. 

 

 

 

Aurelio Mayorca

Pesquisador Sênior na UDESC Joinville - Centro de Ciências Tecnológicas | CEO na Mayorca Machines and equipment - R&D

8 a

Deve-se buscar alternativas energéticas, eficiência, sustentabilidade , etc. Porém, não esqueçamos: EXISTE ÚNICA SOLUÇÃO, ÚLTIMA ESPERANÇA, ADOTEMO-LA ANTES QUE SEJA TARDE DEMSIS (JÁ ESTAMOS ATRASADOS), EI-LA : PROTOCOLO DE JOINVILLE CONTRA A EXPLOSÃO DEMOGRÁFICA MUNDIAL ( www.amayorca.blogspot.com.br )

Daniel Corrêa Sigolo

Engenheiro Eletricista Especialista em Gestão de Projetos Sócio Fundador da GPDCSIGOLO

8 a

Creio que haja um erro nos dados abaixo: Índice Solarimétrico do Brasil Índice Solarimétrico da Alemanha Radiação 6,5 ~ 4,5 Wh/m² dia Radiação 1,2 ~ 900 Wh/m² dia

Ubiratan F Castellano

Energy Professional - Associated Consultant at Independent Consulting, POLI/USP, CPTEn UNICAMP

8 a

E, notar que a Alemanha tinha fortes razões de "segurança energética e segurança de suprimento" para entrar firme como entrou nas renováveis disponíveis em território próprio.

Ubiratan F Castellano

Energy Professional - Associated Consultant at Independent Consulting, POLI/USP, CPTEn UNICAMP

8 a

Interessante a publicação , e muito esclarecedor e informativo os comentários do Douglas, sempre defendo que devemos abordar por vários ângulos as questões para construir a melhor perspectiva, seja qual for nosso interesse ou nossa particular posição (que nunca são neutras, diga-se de passagem). Isto faz todos sairem ganhando em entendimento, base para decisões melhores e mais consequentes. Abraços a todos.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos