Por que o meu site novo não aparece no Google?
Volta e meia, após entregar um site, meus clientes me questionam o porquê de não estarem aparecendo no Google.
Após responder diversas vezes de forma individual, resolvi fazer este artigo e tornar público o meu ponto de vista.
Então, vamos lá! Quer saber os motivos do seu site recém-lançado (ou não) não estar aparecendo nos resultados do Google.
O Nome da empresa:
Primeiramente, se a sua empresa tem concorrentes com nome parecido ou igual ao do seu negócio, isso não é benéfico em termos de identidade de marca.
Por ex: Se o nome da sua empresa é Salgadinhos Fufu, porém além de existir outra empresa com esse nome, temos a docinhos fafá e salgados fifi.
Ao pesquisarmos estes termos, devido ao algorítimo do Google (será explicado melhor abaixo), ele vai priorizar inicialmente as empresas mais antigas com esse nome - que já tem sites sendo utilizados e ranqueados por mais tempo que o da Salgadinhos Fufu (cuidado com a escolha do nome da sua empresa, para não se fu fu no futuro).
É claro que esta não é a única razão pela qual a página de vocês ainda não aparece no Google, porém é algo que deve ser levado em consideração junto aos aspectos que abordarei a seguir.
Vou tentar ser o menos técnico para que vocês entendam sem dificuldades como funciona a busca do Google:
O Robô do Google:
O google tem um robô, que eles chamam de spider, é uma espécie de programa de computador que varre a internet e através dos links entre os sites ele vai acessando "todo" conteúdo da internet e catalogando no servidor de busca do Google.
Sites novos, por sua vez, devido ao seu pouco tempo de uso e poucas ligações com sites externos, demora mais para ser alcançado por esse robô e, consequentemente, no início não aparece.
Além do robô de rastreamento, o google também cataloga os sites por relevância ao usuário através de um elaborado algoritmo de ranqueamento, dessa forma ele coloca os resultados que considera mais importantes para o usuário nas primeiras posições da busca.
Fatores de ranqueamento no Google:
Alguns dos fatores mais importantes que fazem com que seu site seja priorizado nos resultados de busca:
- Performance em dispositivos móveis
- Uso do site (visitas, tempo de visitação, interação com o site em si).
- Conteúdo interessante ao usuário.
- Atualização periódica dos conteúdos, novos conteúdos, novidades, novas páginas.
- Ligações externas apontando para o site: Compartilhamento em redes sociais, outros sites linkando para o seu site.
Ou seja, sites não aparecem nas primeiras páginas de busca do Google ao acaso. Estes fatores devem ser levados em consideração para que possamos entender os motivos do seu site ainda não aparecer.
Mas então, como podemos procecer para que o site da minha empresa apareça no Google o mais rápido possível?
Felizmente, existem ferramentas, técnicas e processos para acelerarmos este processo.
Algumas ferramentas são gratuitas e de fácil implementação, como o Google My Business e o Google Analytics.
Algumas técnicas chamadas de SEO (Search Engine Optimization) podem ser aplicadas ao site com o objetivo de deixá-lo mais "amigável" aos mecanismos de busca.
Outra opção é criar campanhas publicitárias para a pesquisa Google através do Google Ads. Pagando o Google para aparecer antes dos primeiros resultados da busca orgânica. Os famosos resultados com fundo amarelo que aparecem acima ou ao lado dos resultados com fundo branco.
Em termos de execução, citarei as principais abaixo:
- Cadastro da empresa na ferramenta Google My Business, com dados, fotos, horário de atendimento e outras informações relevantes. Isso possibilita ao google reconhecer o negócio de vocês online. Acesse Google My Business aqui.
- Utilização da Ferramenta Google Analytics para rastrear acessos e uso do site. Desta forma "forçamos" o robô do Google a olhar para nosso site, pois estamos utilizando o próprio sistema do Google para colher informações de uso do seu site. Acesse Google Analyitics aqui.
- Realização de campanhas pagas no Google Ads: Podemos pagar ao google para aparecermos, em forma de anúncios, nos resultados de busca.
- SEO, novos conteúdos, Blog com novidades e opções estratégicas de conteúdo (novas páginas abordando serviços oferecidos, um blog com novidades à respeito da área de atuação da empresa, uma área com informações de uso diário) dentre outras estratégias de atração de visitantes através do conteúdo podem ser aplicadas ao site mensal ou pontualmente e são benéficas para o ranqueamento orgânico através do algoritmo Google.