Por que os MARQUETEIROS crescem mais rápido nas empresas?
Como você se vende dentro da empresa tem muito mais influência do que sua competência e currículo na hora de receber uma promoção.
Ter apenas habilidades técnicas, conhecimento e formação não é o suficiente, a maneira como você demonstra isso é que realmente tem peso.
Sabe aquele seu colega que fala muito, tem uma boa expressão corporal e realmente sabe o que falar no momento certo? Ele é o famoso MARQUETEIRO: se vende muito bem e é muito bom em se relacionar.
Normalmente ele cresce rápido na empresa e tem uma carreira meteórica. Muitos funcionários estão ali há anos, esperando uma oportunidade, então ele chega e, como em um passe de mágica, cai nas graças do chefe e sobe de cargo.
Eles crescem porque são focados em atingir os altos escalões da empresa, ou seja, apesar de terem produtividade ruim, conseguem se mostrar como competentes para seus superiores.
Em 2017 fui chamado para treinar um novo líder, uma grande aposta da empresa. Ele estava tão em alta que era todo “só elogios” pelos seus superiores.
Após algumas horas com ele, ficou claro que era apenas um MARQUETEIRO: sabia a hora certa de falar, usava técnicas de antecipação e era um pouco bajulador, mas não tinha nem perfil nem conhecimento para ser líder. Bastou conversar um pouco com ele para perceber, mas ele enganava muito bem: sabia se vender!
Pedi alguns dados e ele não tinha as informações, então chamou o José, que é sua SOMBRA e seu “braço direito”.
José é aquele cara quieto que toda a empresa tem: ele não fala muito, mas tem grande conhecimento e um ótimo perfil de liderança. Percebi isso quando surgiu um conflito e ele o resolveu rapidamente. Fiquei 6 horas na empresa e, em vários momentos, era o José que entrava em cena. Após algum tempo não tive dúvidas de que José era a pessoa que deveria ser promovida, se a empresa investisse tempo e realmente o desenvolvesse, teria um grande líder com grande conhecimento técnico.
Mas José não foi promovido: José infelizmente tem dificuldade em se vender e mostrar seu conhecimento e, na maioria das empresas, quem se vende melhor cresce mais rápido.
Quando passei meu parecer para a direção ele foi totalmente ignorado e é óbvio que a nova celebridade não durou 1 ano! Nesse período, ele fez muito estrago, afinal o marqueteiro não tem senso de coletividade, o foco dele é apenas nele mesmo.
Um erro que as empresas cometem é pensar que os quietos não podem ser líderes: basta um pouco de desenvolvimento pessoal e investimento para que uma pessoa tímida se torne um grande líder.
Bom, agora falando diretamente com você, que realmente é competente, que faz seu trabalho com maestria, mas é o cara quieto da empresa e deseja crescer:
De nada adianta você apenas ter um currículo incrível e ser um excelente profissional, você precisa APARECER e se VENDER!
A maioria dos profissionais competentes e de resultado perdem espaço para os INCOMPETENTES MARQUETEIROS.
É uma pena, tanta gente boa perdendo espaço para incompetentes disfarçados pelo simples fato de não saberem vender seu peixe.
Se você é bom no que faz, precisa aparecer e aprender a DEMONSTRAR resultados, não apenas gerá-los de forma tímida e no anonimato.
Você tem duas opções: esperar a empresa enxergar você ou aparecer e normalmente, quem espera nunca é visto, quem espera nunca alcança.
Sobre o Autor:
Michel Jasper atua há mais de 15 anos na área de varejo com foco na área operacional, merchandising de loja e desenvolvimento de lideranças.
Fundador da empresa WEB JASPER, empresa de tecnologia para o setor varejista, que possui dois software exclusivos: o Planograma e o Controle de Validade.
Idealizador e fundador do projeto AMO VAREJO, que incentiva profissionais a ingressarem no ramo varejista e atualmente é a maior plataforma de recrutamento para Varejo do Brasil, 100% GRATUITA.
Mentor na SOS Varejo, com foco na área Operacional, Comercial e Merchandising, atendendo empresas de pequeno e médio porte de todo o Brasil, através de mentoria on-line e presencial.
Para se conectar comigo aqui e nas outras redes sociais, clique abaixo, será muito bem-vindo! 👇
📱051 9 9363-4288 (WhatsApp)
📨 micheljasper@webjasper.com.br
Governança Corporativa | Auditoria Interna | Gestão de Riscos | Controles Internos | Compliance Ético e Ambiental
4 aSensacional a sua análise, Michel Jasper . Já fui “Jose”, e agora estou aprendendo (sempre é tempos de apreender) a mostrar o meu valor. Alguém despertou a fera que existe em mim. Agora estou me lapidando para ser visto na primeira fila da vitrine... Grato pela rica análise; quando a gente se enxerga, as coisas ficam mais fáceis.
Customer Service
5 aÓtima reflexão!
COORDENADOR DE TRANSPORTE / COORDENADOR DE OPERAÇÕES LOGISTICAS/ DISTRIBUIÇÃO / ABASTECIMENTO /ADMINISTRATIVO / REVERSA / RECEBIMENTO / EXPEDIÇÃO
5 aCaro amigo, lamentável sua experiência com esse marqueteiro. Pois saiba que o mercado possui outros perfis da mesma classe. Existem marqueteiros produtivos, pq eles sabem q se não tiver um bom produto para vender, não há imagem que o venda. Nas horas das reuniões, se não souber apresentar seus números, se não tiver domínio do conteúdo, se não tiver habilidades com as ferramentas de criação de indicadores...não adianta se vender pq terá uma hora q um questionamento específico o derrubará. Então, esse marqueteiro aí é fajuto. Um bom marqueteiro não apenas se vende bem, mas também o seu produto (resultado ). Pois como estratégico q é, tem que saber bem onde expõe seu produto. O local correto desta exposição é o que determina até onde irá alcançar com a investida. Espero q entenda e concorde. Caso não concorde, entenderei. Pois um bom debate é composto por opiniões divergentes. Mas caso concorde, fico feliz por contribuir num conteúdo excelente. Parabéns pela matéria.
RTV na ICL América do Sul | ADM Eterno Agrônomo® | Marketing Digital - Social Media
5 aExcelente texto Michel Jasper!! Parabéns!!
Analista de Laboratório / Analista de Qualidade
5 aAs boas empresas de verdade treinam e avaliam seus superiores constantemente para que eles não cometam injustiças com seus colaboradores na hora de avalia-los. Bons programas de sugestão de ideias e de registros de identificação de riscos e oportunidades de melhorias em plataformas já consagradas ajudem muito àqueles que querem transformar e evoluir no trabalho.