Por que preciso me autoconhecer?

Por que preciso me autoconhecer?

Descobri que antes de tomarmos qualquer decisão, seja profissional ou pessoal, temos que primeiro nos perguntar se sabemos exatamente quem nós somos.

Encontrar nossas habilidades, do que gostamos mais, o que mais nos deixa realizado, onde queremos ir, qual profissão nos chama atenção ou quais nossos pontos fortes e pontos fracos, será com certeza a pedra fundamental para alicerçarmos nossas decisões na vida e carreira profissional.

Durante muito tempo eu me dediquei a fazer coisas nas quais me davam algum retorno financeiro, mas que não faziam parte da minha essência e nem me deixavam com a sensação de realização. Senti que deveria mudar e, por isso, tentei começar um novo negócio, mas como ainda não havia me descoberto, acabei entrando num caminho errado, tomei decisões erradas e confiei em pessoas erradas... foi quando eu perdi tudo. Tudo mesmo: dinheiro, casa, sonho, paz...

Depois de toda esta experiência, percebi que tinha algo errado comigo. Eu não estava fazendo o que amava fazer. Por isso vi que precisava primeiramente me conhecer, descobrir o que me deixava realmente feliz, para depois seguir em frente. Hoje ainda não alcancei todo o meu potencial e nem meu ponto desejado, mas me sinto extremamente feliz por ter iniciado meus projetos, escrever meus artigos e já ter um caminho traçado do que me fará alcançar minha realização e felicidade profissional.

Por isso, destaco aqui três pontos-chave que me ajudaram a me autoconhecer:

1º) Não devemos ser quem quisermos ser, mas quem já somos. 

Gostar realmente do que gostamos e detestar aquilo que realmente detestamos, sem nos deixar influenciar pelo meio em que vivemos. Precisamos nos perceber. A nossa vida deve estar centralizada em tudo aquilo que faz parte de quem somos, da nossa essência.

2º) Não sejamos como os outros ou nunca seremos nós mesmos! 

Quando olhamos muito para os outros é sinal de que não estamos olhando para nós mesmos e podemos perder nossa identidade. Temos que aprender a dizer 'não' quando precisamos dizer 'não', e aprender a dizer 'sim' quando precisamos dizer 'sim'. Isso muda tudo! Parece simples, mas muitos passam suas vidas inteiras dizendo 'sim' quando devem dizer 'não' e, por isso, acabam se frustando constantemente. 

3º) O que fazemos não deve ser um fardo, mas um prazer. 

Não é bom fazermos algo só porque querem que façamos, não é bom nos especializarmos numa atividade que não gostaríamos de exercer, não é bom nos casarmos com uma pessoa que não gostamos, enfim, não é bom projetarmos nossa vida baseada em informações ou sugestões que recebemos. Precisamos procurar identificar aquilo que gostamos, que realmente importa e na qual possuímos habilidades e, então, fazer acontecer.

Infelizmente, eu aprendi da pior maneira, e por isso, entendo que quando não sabemos quem somos, nunca descobriremos para onde devemos ir e, então, acabamos não indo a lugar algum. Sempre perdemos.

Descubra quem você é e siga em frente, e tenho certeza que você alcançará todos os seus sonhos.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Leandro Madeira

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos