Por que quem busca equilíbrio sempre se frustra?
Pixbay

Por que quem busca equilíbrio sempre se frustra?

Em um cenário globalizado e frenético, a incessante busca por equilíbrio se torna uma constante na vida moderna. Você quer equilíbrio! É comum, quase todo mundo quer, no entanto, é pertinente dizer que buscar o equilíbrio é entrar em uma guerra interna e uma guerra sempre perdida. A verdade negligenciada é: o equilíbrio é inatingível. A tarefa de conciliar tantas variáveis, revela-se uma jornada frustrante e, muitas vezes, sobrecarregada. As nossas prioridades brigam entre si. Sempre vão brigar. As vezes essas brigas mentais tomam contornos de conflitos reais, quando envolve família, trabalhos, sócios, amigos, tempo de qualidade... Quem busca equilibrar passa a vida apagando incêndios e desagradando a todas as partes envolvidas.

O grande erro está em tentar plantar e colher ao mesmo tempo. É preciso entender que há tempo para tudo. Quem não sabe utilizar o tempo a seu favor, vira refém dele, torna-se vítima da própria falta de organização e consciência de que no tempo de plantar, você só tem que plantar. Na colheita, somente colher. É preciso pacificar este impasse entendendo em qual tempo você se encontra.

Sentimo-nos pressionados pelas cobranças: a mulher que não se sente amada, os filhos que reclamam de um pai ou mãe ausente, os amigos que o acusam de ter mudado muito quando, na realidade, você só está 100% focado no que é necessário para você conseguir vencer. Neste tempo, você deixará algumas coisas de lado para priorizar o que lhe trará bem-estar e sucesso no futuro. Não dá pra equilibrar.

Se, por um lado, o equilíbrio se revela uma ilusão, por outro, surge a conciliação como uma abordagem realista. Conciliar implica estabelecer acordos entre as partes envolvidas, transcender os desejos imediatos em prol de um benefício duradouro. No âmbito familiar, significa pactuar sobre as ações presentes que impactarão positivamente o futuro de todos. Com amigos, é aprender a dizer não às festas constantes em favor da preservação de amizades genuínas. Confrontar a ânsia imediata de desfrutar como se metas já tivessem sido alcançadas exige conciliar a realidade atual com a visão de futuro almejada. Na convergência desses acordos, não encontramos equilíbrio, mas sim a harmonia dinâmica da conciliação. Quando as partes estão de acordo, temos a conciliação e não o equilíbrio.

Metas, propósitos claros e acordos entre as partes elimina o conceito fictício de equilíbrio. A conciliação tem prazo de validade. Fica melhor para todos enxergar a jornada, prazos e prêmios associados. Quando todos concordam em se dedicarem e pagarem um preço momentâneo para alcançaram um objetivo comum a conciliação acontece porque todos buscam o mesmo fim.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos