Por que resistimos tanto a mudanças, mesmo que elas nos tragam benefícios?

Por que resistimos tanto a mudanças, mesmo que elas nos tragam benefícios?

Isso vale tanto para nossa vida pessoal, familiar e social o que também é verdadeiro para o ambiente corporativo em que estivermos inseridos.

Sim, sentimos muito medo de mudar, porque temos medo do desconhecido e estes empecilhos são nossas resistências. Tantos homens quanto mulheres podem ter dificuldade em mudar, é típico da natureza humana.

Ainda que você diga que gosta de mudanças, a grande verdade é que não apreciamos o desconforto e as incertezas que boa parte delas provoca em nós. No máximo, aceitamos de bom grado aquelas que podemos controlar e trazem benefícios indiscutíveis. O problema é que as principais transformações que marcam nossas vidas não são totalmente controláveis e ainda podem ser assustadoras.

No ambiente e contexto corporativo muitos gestores ignoram o fato de que, a menos que eles façam uma ótima gestão da mudança, as pessoas resistirão sempre que forem “convidadas a saírem de sua zona de conforto”.

Em qualquer processo de mudança, se você quiser que as pessoas estejam motivadas e preparadas para atingirem o objetivo proposto, é fundamental observar os seguintes aspectos:

  • primeiramente, dê uma visão sobre “o que” e “porque” mudar – procure transmitir o “senso de urgência e importância” da mudança;
  • construa e divulgue um plano de ação, o nível de comprometimento e aderência das pessoas é diretamente proporcional quando estabelecida uma direção e um prazo a ser atingido, é a velha história – qualquer lugar serve quando não sabemos para onde queremos ir;
  • assegure que as pessoas envolvidas estejam capacitadas para assumir e incorporar as mudanças no dia-a-dia – realizamos melhor quando temos segurança “do que” e “e como devemos ou podemos” fazer;
  • explicite os benefícios, sejam os coletivos e também os individuais decorrentes das mudanças que deverão acontecer, em geral as pessoas não são movidas apenas por recompensas financeiras, senso de realização, missão cumprida, melhores níveis de qualidade, etc também são os desafios que motivam o time e
  • por fim, disponibilize o ambiente, meios e os recursos compatíveis e necessários à realização e sustentação das mudanças e novos cenários e lembre-se, ninguém realiza algo se não dispuser das ferramentas adequadas.

"As mesmas crenças que nos ajudaram a chegar onde estamos, costumam inibir as mudanças necessárias para irmos adiante – para avançarmos e sermos ainda melhores".

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos