Por que só a Toyota cresceu no mercado automobilístico brasileiro em 2016

Por que só a Toyota cresceu no mercado automobilístico brasileiro em 2016

O mercado automobilístico brasileiro teve uma queda de vendas de quase 20% em 2016, segundo dados da Fenabrave, entidade que representa os distribuidores de veículos.

As vendas ficaram em torno de 2 milhões de veículos, um desempenho que fez o mercado retomar o patamar de 2006.

Ruim? De fato. Mas apenas uma marca que está no ranking das 20 que mais vendem da Fenabrave conseguiu vender em 2016 mais do que o ano anterior. É a japonesa Toyota.

No ano passado, a Toyota vendeu 180,4 mil carros, uma pequena alta de apenas 2,6%. Com isso, ficou em quinto lugar no ranking geral, que inclui automóveis e comerciais leves, à frente da americana Ford e atrás de GM, Fiat, Volkswagen e Hyundai.

A resposta para bom desempenho da Toyota, no ano passado, está em dois veículos: o Etios e a Hillux SW4.

As vendas do Etios foram 45% maiores do que o ano passado, atingindo o número de 37,9 mil carros. A SW4 cresceu quase 40%, chegando a comercializar 12,1 mil

Mesmo quando não foi bem, a Toyota conseguiu cair menos que o mercado. É o caso do Corolla. Suas vendas foram 3,8% menores. Mas mesmo assim, a montadora japonesa viu a participação de mercado do sedã médio na categoria passar de 36,09%, em 2015, para 44,2%, no ano passado.

Como conseguiu esse feito? O jornalista Sérgio Quintanilha explica em detalhes. Em resumo: um misto de carros adaptados ao gosto do brasileiro, com um programa de financiamento atraente.

Ressalva importante: a marca Jeep também teve vendas superiores em 2016, mas vale lembrar que ela estreou no mercado brasileiro em março, com o Renegade. 

LEIA MAIS NOTÍCIAS NO BLOG BASTIDORES DAS EMPRESAS


Boa tarde Ralphe. Eu gostaria de lhe deixar uma sugestão de pauta. Se isto for possível, para qual endereço de email poderia enviar detalhes? Obrigado

Alex Feitoza

IT Project Manager | Agile Coach | Scrum Master | IT Development Manager

7 a

Então, qual o segredo do sucesso? Acredito que a resposta é: Pensar no seu público, não impor modelos, mas sim criar alternativas e possibilidades que casem muito bem com os desejos, necessidades e reais condições financeiras.

José Roberto Junior

Supervisor de Lubrificação III | Engenheiro de Produção | Advogado

7 a

Uma coisa que deu um Up para a Toyota foi o lançamento do Ciclo Toyota, já que atualmente os clientes das montadoras já levam em consideração no momento da compra dos veículos os possíveis valores de revenda. Além , claro da qualidade e maior tempo de garantia da Toyota.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Ralphe Manzoni Jr.

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos