Por que só a Toyota cresceu no mercado automobilístico brasileiro em 2016
O mercado automobilístico brasileiro teve uma queda de vendas de quase 20% em 2016, segundo dados da Fenabrave, entidade que representa os distribuidores de veículos.
As vendas ficaram em torno de 2 milhões de veículos, um desempenho que fez o mercado retomar o patamar de 2006.
Ruim? De fato. Mas apenas uma marca que está no ranking das 20 que mais vendem da Fenabrave conseguiu vender em 2016 mais do que o ano anterior. É a japonesa Toyota.
No ano passado, a Toyota vendeu 180,4 mil carros, uma pequena alta de apenas 2,6%. Com isso, ficou em quinto lugar no ranking geral, que inclui automóveis e comerciais leves, à frente da americana Ford e atrás de GM, Fiat, Volkswagen e Hyundai.
A resposta para bom desempenho da Toyota, no ano passado, está em dois veículos: o Etios e a Hillux SW4.
As vendas do Etios foram 45% maiores do que o ano passado, atingindo o número de 37,9 mil carros. A SW4 cresceu quase 40%, chegando a comercializar 12,1 mil
Mesmo quando não foi bem, a Toyota conseguiu cair menos que o mercado. É o caso do Corolla. Suas vendas foram 3,8% menores. Mas mesmo assim, a montadora japonesa viu a participação de mercado do sedã médio na categoria passar de 36,09%, em 2015, para 44,2%, no ano passado.
Como conseguiu esse feito? O jornalista Sérgio Quintanilha explica em detalhes. Em resumo: um misto de carros adaptados ao gosto do brasileiro, com um programa de financiamento atraente.
Ressalva importante: a marca Jeep também teve vendas superiores em 2016, mas vale lembrar que ela estreou no mercado brasileiro em março, com o Renegade.
LEIA MAIS NOTÍCIAS NO BLOG BASTIDORES DAS EMPRESAS
Inventor and Realtor
7 aBoa tarde Ralphe. Eu gostaria de lhe deixar uma sugestão de pauta. Se isto for possível, para qual endereço de email poderia enviar detalhes? Obrigado
IT Project Manager | Agile Coach | Scrum Master | IT Development Manager
7 aAllan Almeida
CCO na PIPERS DES!GN
7 aEntão, qual o segredo do sucesso? Acredito que a resposta é: Pensar no seu público, não impor modelos, mas sim criar alternativas e possibilidades que casem muito bem com os desejos, necessidades e reais condições financeiras.
Supervisor de Lubrificação III | Engenheiro de Produção | Advogado
7 aUma coisa que deu um Up para a Toyota foi o lançamento do Ciclo Toyota, já que atualmente os clientes das montadoras já levam em consideração no momento da compra dos veículos os possíveis valores de revenda. Além , claro da qualidade e maior tempo de garantia da Toyota.