POR QUE SEU NEGÓCIO DEVE ESTAR AO VIVO?
A transmissão ao vivo ou a LIVE como habitualmente chamamos no dia a dia, é uma das mais recentes adições ao ciclo de ferramentas do empresário que gerencia sua rede. No entanto, também é um dos mais subutilizados também. Parte disso é porque muitos empresários não sabem como encaixar seu tema no seu funil de conteúdo de marketing, enquanto outros simplesmente estão aprendendo, estudando as técnicas de INBOUND MARKETING e ganhando espaço e dinheiro.
Para muitos, a transmissão ao vivo pode trazer muito valor e dar um poderoso impulso ao alcance da sua rede social. Para outros pode ser um investimento caro, devido a sua estrutura empresarial e falta de profissionais capacitados. Então aqui estão alguns fatores que eu montei para você decidir se a transmissão ao vivo é ideal para você:
FORTE PRESENÇA NA MÍDIA SOCIAL
O streaming ao vivo é uma experiência muito social e que mostra de fato quem você é. A maioria das transmissões são feita em plataformas sociais, principalmente no Facebook, Instagram e Twitter. Para ter sucesso, isso irá exigir que a empresa tenha um trabalho já realizado nas redes sociais de conquista de audiência (seguidores) além claro de uma forte presença na mente de seus consumidores.
Antes que você possa começar a considerar o seu trabalho com uma transmissão ao vivo, você precisa ter uma estratégia social sólida, e ela precisa estar funcionando, ou seja em prática. Se suas páginas sociais apenas tiverem um punhado de seguidores, é improvável que você veja um retorno positivo sobre o investimento de vídeos ao vivo. Antes de ligar a câmera, é necessário que haja um grande número de seguidores que tenham potencial para ver o que você tem a falar. Não há um número definido de seguidores que você precisa ter, uma vez que cada segmento é diferente, mas se for muito pequena a quantidade, seria melhor gastar o seu tempo com a estruturação e crescimento de seguidores antes de se pensar em uma transmissão. Isso faz parte da estratégia que uma agência como a Carratu implementa com seus clientes.
Também é importante observar o quanto seus seguidores se envolvem com sua marca. Já vi casos que perfis de uma toneladas de seguidores, mas pouco ou nenhum envolvimento existia nas postagens, isso pode levar a transmissões ao vivo a um número decepcionante. Para ter a certeza que a transmissão terá um bom engajamento, você pode contar com engajamentos através de compartilhamentos, likes, retweets, comentários e cliques da sua equipe de trabalho no momento que você abrir a transmissão, assim a sua distribuição do conteúdo chegará a outros públicos que identificarão se têm interesse no seu vídeo.
Se você tem uma grande quantidade de seguidores que se envolvem regularmente com você, isso é um sinal claro que você deve estar transmitindo ao vivo e com frequência. Ele dá aos seus seguidores uma maneira de se envolver diretamente com sua empresa e permite você abordá-los sobre vários temas imediatamente. Ele também pode criar conexões mais fortes, devido ao estilo direto e pessoal e envolvente de transmissões ao vivo.
SEU SEGUIDORES QUEREM VER O QUE VOCÊ FAZ
Há eventos constantemente emocionantes que acontecem em todo o mundo, e muitos de seus seguidores querem ver o que está acontecendo com eles. Se você estiver participando de eventos como feiras ou conferências e há coisas que seus seguidores querem ver, então comece neste momento a fazer suas transmissões.
Agora, essa abordagem não é aplicável a todas os segmentos. Uma empresa de cobertura de vídeos que vai a feiras genéricas para executar sua transmissão pode não atrair muitos espectadores, devido aos temas escolhidos não estarem 100% ligado ao seus seguidores, mas uma empresa de tecnologia que vai a uma feira com os gadgets, isso parece ser bem mais legal.
Nem mesmo precisa se relacionar diretamente com seu modelo de negócios, mas precisa ser algo interessante para o seu mercado-alvo. Ao transmitir em tempo real o que eles querem ver, torna seu negócio mais credível e ajuda a estabelecer conexões com o que eles querem ver em seu negócio.
EXPERIÊNCIA INDISPONÍVEL EM QUALQUER OUTRO LUGAR
A transmissão ao vivo não é apenas para valor de entretenimento. Se você pode fornecer conselhos de especialistas ou um tutorial, as pessoas irão assistir com o sentimento de quem está resolvendo um grande problema, e de fato está. Em certo sentido, as empresas têm feito fluxos ao vivo há algum tempo, apenas na forma de webinars ao vivo.
Coisas como painéis, perguntas e respostas, tutoriais e palestras de especialistas do segmento são todos potenciais fluxos para se explorar os temas ao vivo que podem atrair consumidores. Isto é especialmente relevante para o setor B2B, mas pode ser aplicado a mercados B2C específicos, onde os consumidores gastam muito tempo a se educar. Aqui na agência fazemos isso com uma certa frequência.
Se você é capaz de fornecer esse estilo de especialização, a transmissão ao vivo pode ser um meio poderoso para fazê-lo. Isso faz com que os espectadores se sentem envolvidos e parte de algo exclusivo, que estão sendo recompensados por seguirem você e que a informação fornecida é rara.
TENHA O TALENTO PARA O STREAMING
Uma boa transmissão ao vivo é mais do que ligar a câmera do seu telefone e falar sobre o que quer que seja. Requer talentos na tela, planejamento, equipamentos de vídeo e conteúdo criativo.
Primeiro, você precisa determinar quem será seu talento e esta pessoa será a partir deste momento quem passará autoridade da sua marca para quem estiver assistindo. Então não pense em cargos nesta hora e sim e perfil de pessoas que conseguem fazer coisas de modo simples e que se expressem bem, além de terem bom conhecimento do assunto.
Em seguida, o negócio requer um pequeno investimento. Isso significa uma câmera de qualidade (iPhone por exemplo), iluminação, e um bom ambiente, onde haja pouco ruído. Junto com o talento na tela, você precisará de pessoas para operar atrás das cenas do fluxo as suas redes sociais no exato momento que você realiza a sua LIVE.
Então, a questão é: você tem os recursos para criar uma transmissão ao vivo de qualidade? Você pode pagar o investimento para as ferramentas? Você tem funcionários que podem lidar com transmissões ao vivo e ser talentos na tela, ou você terá que contratar alguém?
SEUS SEGUIDORES ESTÃO ASSISTINDO STREAMING AO VIVO?
Nem todo mundo está pulando no trem ao vivo. Muitos dados demográficos têm pouco interesse em assistir fluxos ao vivo. Isso pode incluir gerações mais antigas que não utilizam plenamente as mídias sociais, ou pessoas que simplesmente preferem outros métodos de entretenimento e educação.
Se o seu mercado-alvo não se preocupa com os fluxos ao vivo, não os faça. Mas se o fizerem, você precisa descobrir quais tipos de fluxos eles gostam e como eles interagem com eles. Eles apenas observam isso em segundo plano, ou eles estão comentando ativamente sobre isso? Que estilo de transmissão ao vivo eles preferem?
Para descobrir isso, você terá que fazer alguma pesquisa de mercado e entrevistar seus clientes atuais. Então, ao começar, realize suas análises e otimize seus fluxos para obter o maior envolvimento. Isso pode garantir que você crie fidelidade à sua marca , fornecendo os vídeos ao vivo que seus consumidores desejam. Isso, por sua vez, levará a que aprendam mais sobre sua empresa.
Estas são apenas algumas coisas que precisam ser consideradas antes de decidir se a transmissão ao vivo é ideal para você. Fazer pesquisas com antecedência significa que suas primeiras experiências em transmissão ao vivo não são um busto. Olhe para o seu mercado-alvo, certifique-se de ter o equipamento necessário e venha com conteúdo criativo que irá envolver e entreter espectadores.
Espero que estas análises possam lhe auxiliar no seu processo de iniciar ou não com as LIVES.