Por que SIO?

Por que SIO?

Eleva a pronta entrega para um novo patamar de maturidade.

SIO é a abreviação de Service & Inventory Optimization. Trata-se de uma metodologia inovadora que integra um ecossistema de conceitos, técnicas, ferramentas e processos, visando otimizar atendimentos e balancear estoques.

A metodologia SIO promove resultados otimizados de forma inteligente, eficiente e eficaz através da automatização semiautônoma dos processos de análises especializadas e da regulação dinâmica dos parâmetros de gestão no ERP da empresa, de maneira a determinar e ajustar, para cada item, apenas os saldos necessários e suficientes. É um motor de otimização que minimiza excessos e, principalmente, rupturas nos atendimentos.

Por quê?

Ocorre que os paradigmas de atendimentos, serviços, disponibilidades e prontidão na entregas de produtos sempre fizeram parte da gestão de suprimentos e logística. A abordagem SIO supera as ferramentas tradicionais, questionando “verdades absolutas” através de instrumentos analíticos mais modernos e criteriosos, tais como o software Panorama Navigator.

O fato é que houve um tempo em que as planilhas e ferramenta BI eram capazes de executar a carga computacional dos cálculos milimétricos requeridos para enfrentar os desafios de então. No entanto, os gestores e analistas dos estoques concluíram que – atualmente - isso já não é viável, nem eficiente. Agora precisamos de resultados mais rápidos e efetivos. Com os avanços dos recursos de computação e a complexidade crescente das operações, atacado, varejo, e-commerce, manutenção e cadeia de abastecimentos, aliada à pressão por reduzir custos e melhorar a produtividade, foi necessário desenvolver um salto disruptivo nos modelos e práticas SIO, para um novo estágio no processamento automatizado dos processos, acrescentando regras semânticas sensíveis a cada mudança e contexto. A nova SIO é diferente.

Quais seus benefício ?

Expressivas melhorias no atendimentos: A prioridade é aumentar significativamente a disponibilidade dos produtos conforme as necessidades dos clientes e expectativas da empresa contratante.

Balanceamento dos estoques: Otimiza investimentos nos estoques, via-de-regra, reduzindo e possibilitando o resgate do capital excedente.

Visibilidade e controle: Maior clareza e transparência sobre o equilibrio entre estas duas prioridades: Melhores atendimentos com estoques menores. Assim, freamos as reposições antecipadas e acionamos reposições oportunas daqueles itens que identificamos como subdimensionados.

Reações rápidas às mudanças no mercado: Através de pequenos e múltiplos ajustes dinâmicos que garantem maior competitividade, com produtividade.

Filosofia e saltos inovadores

A metodologia SIO não está da mesma forma quando publicamos o livro “Dinâmica dos estoques”, isso em 2001. Apesar das inúmeras transformações digitais, a maioria das empresas e softwares permaneceram naquele estágio de duas a três décadas atrás, acreditando que as técnicas, fórmulas e infraestruturas são as mesmas. Só que surgiu na praça uma “nova geração” de profissionais que fazem a diferença.

A novidade é que a moderna infraestrutura disponível viabiliza a aplicação de diversas tecnologias avançadas, tais como os recursos inteligência artificial. Estas mudanças permitem aprimorar o modo como as empresas planejam e controlam, tanto com relação a níveis de serviço e disponibilidades, quanto aos saldos requeridos e efetivamente praticados. Implementamos no Panorama Navigator a abordagem SIO completa.

Como?

O Panorama Navigator tem uma visão holística dos estoques. Chama-se Navigator porque é capaz de orienta seus gestores na tomada de decisões diárias, “curva-a-curva”.

Assim, emponderada por esta poderosa ferramenta, a legítima metodologia SIO é um processo pragmático e muito bem focado, oferecendo um passo-a-passo completo para investigar as causas das intercorrências e, a partir daí, acionar medidas corretivas automáticas para reconfigurar os parâmetros e executar a gestão dos pedidos.

O processo da metodologia SIO implementa o ciclo PDCA completo, e de forma sistemática e recorrente, abrangendo os seguintes passos:

  • Preparação: Simples e breve configuração preliminar do processo SIO (setup e warm-up), para que o Panorama Navigator aprenda com a história de cada item;
  • Triagem e anamnese: Identificação das intercorrências prioritárias, suas causas, os ganho potenciais e as medidas corretivas requeridas;
  • Execução: Intervenções específicas e acuradas, seguindo as prioridades que maximizam os resultados desejados, realizadas no sistema ERP, sem nenhuma necessidade de customizações para executar processos desacoplados de reposições e gestão de pedidos. Panorama Navigator é um motor de otimização. A execução da gestão de pedidos no próprio ERP – sem intromissões - é fundamental, porque além de customizações serem complexas e caras para implementar, ainda comprometem as premissas originais do sistema integrado de informações (ERP), sua governança e garantias. Com razão, grandes empresas com suas exigências de compliance não autorizam processos paralelos com bons olhos.
  • Monitoramento: Acompanhamento dos resultados intermediários, identificando mais desvios, causas e ajustes. Movigramas interativos, drilldown, indeeps, indicadores de desempenho em quatro temas e doze jornais analíticos periódicos – juntos - formam um ecossistema integrado com a metodologia SIO.
  • Correções: Para sustentar a aplicação integral da metodologia SIO, o Panorama Navigator oferece uma interface amigável e objetiva para avaliações e ajustes, e que promove mudanças através da simulação de sete cenários, facilitando a implementação das medidas corretivas recomendadas, isso no próprio Panorama Navigator e, desde que autorizado pelo gestor, além do seu domínio.

Ao conhecer seus detalhes, percebemos que não basta que a metodologia SIO mantenha os saldos dentro dos parâmetros recomendados, os tais túneis dos movigramas e drivers dinâmicos. A metodologia SIO promove a convergência dos saldos para o desempenho ótimo, buscando continuamente o equilíbrio entre o dimensionamento dos recursos disponíveis e melhorias progressivas nos atendimentos oferecidos. A prontidão na entrega não é apenas sobre ter o produto em estoque, mas garantir que ele seja o item correto, e que esteja no lugar certo, na hora certa e com o menor custo possível. Agora priorizamos as intervenções e monitoramos diversas conformidades. Esta amarração integrada faz sentido para você?

Curadoria das informações

Nosso ponto de partida para o conjunto de técnicas inovadoras residiu nos questionamentos de alguns paradigmas estabelecidos, combinadas com abordagens baseadas no lean, sixsigma e TOC. Por exemplo, aplicamos a ênfase nos atributos da visibilidade, através de técnicas de experiência do usuário (UX) sem precedentes. Algumas soluções acreditam que dispor de inúmeras estatísticas e gráficos “bonitinhos” contribuem para compreender a real situação para os gestores de estoques, e que os conduzirão a algum lugar desejado. Não conhecem o paradoxo da escolha. Na realidade, a cada dia que passa, estes gestores dispõem de menos tempo para avaliações elaboradas. É preciso reduzir esta carga analítica. Enfim, aprendemos que “o melhor produto não é apenas esteticamente belo e agradável, mas também eficaz em seu uso”, bem como que é preciso know-how em supply chain, para selecionar onde olhar e priorizar com sabedoria.

Navigator agrega onde?

  • Demandas: Diferente das abordagens tradicionais baseadas exclusivamente nas previsões das vendas, a nova metodologia SIO se vale de algoritmos elaborados de Machine Learning para aprender sobre os atributos da demanda, identificando perfis e assinaturas, ponderando tendências passadas e futuras que na maioria das vezes passa despercebida numa análise convencional. Assim, a demanda passada nos diz algo, e as previsões dinâmicas, algo mais, como sazonalidade, discrepâncias, promoções e até mesmo mudanças bruscas no comportamento da demanda recente.
  • Classificação dos produtos: Enriquecendo a curva ABC, a metodologia introduz critérios complementares que tornam a gestão ainda mais precisa. Criticidade, risco de obsolescência, lead time e até mesmo a lucratividade passam a ser considerados na priorização dos itens. O resultado é uma visão muito mais detalhada e contextualizada dos estoque, permitindo enriquecer as regras de negócio.
  • Estoque de segurança: Panorama Navigator considera não apenas a variabilidade da demanda e do tempo de reposição, mas também o Nível de Serviço Requerido (NSR), que pode variar discretamente, com granularidade de item para item, e local para local.
  • Lotes de reposição: “- Lote econômico para quem?”; A visão de supply chain é muito mais ampla, o que torna a determinação do tamanho ótimo dos lotes de reposição um dos desafios mais complexos na gestão de estoques. A Inteligência artificial do Panorama Navigator enxerga além do convencional, agregando mais variáveis no jogo, de modo que as quantidades dos pedidos de reposição recomendados sejam ótimas, minimizando os custos totais e maximizando a eficiência. Aliás, também é preciso monitorar se as quantidade recomendadas estão sendo executadas conforme planejado.
  • Tecnologias transformadoras: Nenhuma dessas inovações seria possível sem uma infraestrutura tecnológica disponível em 2024. A nova metodologia SIO se apoia em diversas tecnologias de ponta, como a computação em nuvem, micro serviços e bancos de dados escaláveis de atlantíssima performance, que permitem o processamento de enormes quantidades de dados em segundos. A integração das informações com o ERP foi desenhada para ser fluida. Isso significa que os gestores podem tomar decisões com base em dados atualizados e que se traduz em maior agilidade e eficiência nas operação.
  • Visibilidade e insights: O Navigator proporciona uma visão abrangente e detalhada da operação. Movigramas dinâmicos e interativos permitem a visualização da movimentação dos estoques ao longo do tempo, facilitando a compreensão de padrões, tendências e anomalias. Painéis de indicadores-chave de desempenho fornecem uma visão panorâmica da operação, com foco em demanda, atendimento, reabastecimento e capital de giro investido nos estoques.

Assim, encerramos mais este artigo da série, explorando a metodologia SIO e a ferramenta Navigator que a viabiliza. Reflita se estas ideias podem fazer diferença na sua empresa. Havendo interesse ou dúvidas, nós lhe convidamos para estendermos esta conversa um pouco mais.

Até breve.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Conferir tópicos