Por que você ainda não se rendeu?

Por que você ainda não se rendeu?

Render-se não é uma palavra popular, é tão malvista quando “submissão”. Quando utilizamos esses termos ficamos com a conotação de algo ruim, uma sensação que literalmente perdemos, e claro, ninguém quer ser um perdedor.

Isso ocorre porque fomos criados a falar sobre nossas vitórias, sucesso e conquistas e não sobre nossa obediência, submissão ou rendição. Mas render-se a Deus deve ser uma resposta natural ao amor e a misericórdia que ele tem pra nós.

É nos entregarmos, não por obrigação, mas por amor, “porque ele nos amou primeiro” (v. 1 João).

Podemos dizer que temos três barreiras que nos impedem de nos render a Deus: o medo, o orgulho e a confusão.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Entre tantos sinônimos de MEDO, teremos por exemplo aversão, apavoramento, receio, preocupação, incerteza, dúvida e temor. Podemos entender que de forma geral o medo é conectado pelo desconhecido, por isso Deus não tenta violar nossa vontade, ele prefere nos atrair com delicadeza para si, nos convidando a conhece-lo, de modo que nos ofereçamos a ele voluntariamente.

Quanto mais você perceber que Deus o ama, mas fácil será você render-se, mas saiba que o ingrediente essencial para que você se permita é a confiança. Contudo, não terá como confiar nele até que o conheça melhor. Lembre-se o medo nos impede que nos rendamos, mas o amor lança fora todo o medo e a maior prova do amor de Deus por nós é o sacrifício de Cristo. Se você quiser saber o quão importante é para Deus, olhe para Cristo com os braços estendidos na cruz, dizendo “Eis o tanto que o amo! Prefiro morrer a viver sem você!”.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Não queremos admitir que somos criaturas e que não estamos no controle de todas as coisas. E saiba que esta é uma das mais antigas tentações: “Vocês serão como Deus!” (v. Gênesis 3.5), por isso, em outras palavras a segunda barreira que temos para total rendição é o ORGULHO.

O desejo de termos o controle total é a causa de tanto estresse em nossa vida. A.W.Tozer declarou: O motivo pelo qual muitos ainda estão angustiados, buscando e progredindo lentamente, é que ainda não chegara, ao fim de si mesmos. Ainda tentamos mandar e meter o bedelho no trabalho que Deus realiza dentro de nós.

Aceitamos nossa humanidade intelectualmente, mas não emocionalmente. Quando nos confrontamos com nossas limitações, reagimos com raiva e ressentimentos. Desejamos ser mais altos (ou baixos), mais inteligentes, mais fortes, mais talentosos, mais bonitos ou ricos. Queremos ter tudo e ficamos deprimidos quando isso não acontece. Então, quando percebemos que Deus concedeu a outros características que não possuímos, reagimos com inveja, ciúmes e auto piedade.

E sim, é quando tentarmos ser Deus e queremos controlar tudo, é acabamos mais parecidos com Satanás, que desejou a mesma coisa.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Rende-se não é para covardes. Deus frequentemente chama pessoas que se entregaram a ele para batalhar em seu nome, por isso ao contrário do que muitos pensam para rende-se é preciso ter CORAGEM.

O ato de rendição manifesta-se mais claramente na obediência e na confiança. Após uma noite improdutiva na pescaria, Pedro deu um exemplo de rendição quando Jesus lhe ordenou que tentasse novamente, ele disse: “Mestre, esforçamo-nos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, porque és tu quem está dizendo isto, vou lançar as redes” (Lucas 5.5). Quem se entrega a Cristo obedece à ordem de Deus, mesmo que ela pareça não fazer sentido.

Você sabe se já rendeu a Deus quando depende dele para resolver as coisas, em vez de sair manipulando outras pessoas, forçar sua programação diária e controlar a situação. Renuncie e deixe Deus trabalhar.

O maior exemplo de auto rendição é Jesus. Na noite anterior à crucificação, ele se rendeu aos planos de Deus e orou: “Pai, tudo te é possível. Afasta de mim este cálice; contudo, não seja o que eu quero, e sim o que tu queres, que seja feita a tua vontade” (Marcos 14.36).

Quem verdadeiramente se rende a Deus diz: “Pai, se este problema (dor, doença ou circunstância) é necessário para seu propósito e para sua glória resplandeça em minha vida, por favor, não o afaste!”. Esse nível de maturidade não é facilmente alcançado. No caso de Jesus, ele ficou tão angustiado que transpirou gotas de sangue. Rende-se é uma decisão difícil, e no nosso caso é uma intensa guerra contra nossa natureza egoísta.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Quais são as bênçãos de rende-se?

Em primeiro lugar, você sente PAZ: “Pare de ficar discutindo com Deus! Concordando com ele, você ao menos terá paz, e as coisas irão bem para você” (Jó 22.21). 

Em segundo lugar, você vivencia a LIBERDADE: “Mas ofereçam-se aos caminhos de Deus e jamais perderão a verdade liberdade...cuja as ordens dele os deixam livres para viver na liberdade dele.” (Romanos 6.17).

Em terceiro lugar, você experimenta o PODER DE DEUS em sua vida.

Lembre-se todas as pessoas, com o tempo, se rendem a algo ou alguém. Se não for a Deus, você se renderá a opiniões ou expectativas de outros, a dinheiro, rancor, medo ou orgulho próprio. Você é livre para escolher a quem se entregar, mas não ficará livre das consequências.

Fonte: Livro uma vida com propósito – Rick Warren 


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Roselaine Politto Torquato

  • Por que Deus deveria lhe dar outro dia, se você pretende desperdiçá-lo?

    Por que Deus deveria lhe dar outro dia, se você pretende desperdiçá-lo?

    Uma vez que Deus é amor, a lição mais importante que ele quer que você aprenda é como amar, para não desperdiçar mais…

  • Como você tem lidado com seu processo?

    Como você tem lidado com seu processo?

    Para qualquer caminho, há um processo e todo momento entre uma pequena ou grande decisão em nossa vida, é que fica…

    3 comentários
  • Eu disse SIM

    Eu disse SIM

    Eu disse SIM! No dia 14/11/2021 enquanto olhava a luz do sol refletia no mar em uma manhã que poderia ser como outra…

    5 comentários
  • Quando Deus parece distante

    Quando Deus parece distante

    Às vezes sua vida parece estar passando em um período de seca e você está deprimido e não sente a presença de Deus…

  • E aí, você tem coragem?

    E aí, você tem coragem?

    Quantas vezes em nossa infância e se bobear até hoje não incentivamos um amigo a fazer coisas, o indagando a respectiva…

  • Você está tão perto de Deus, quanto escolhe estar!

    Você está tão perto de Deus, quanto escolhe estar!

    Assim como qualquer amizade, você precisa se esforçar para desenvolver um relacionamento com Deus, ou seja…

  • Como se tornar um amigo de Deus?

    Como se tornar um amigo de Deus?

    Seu relacionamento com Deus tem diversos aspectos: Deus é seu Autor, Criador, Pai, Salvador e muito mais. A mais…

    2 comentários
  • O QUE FAZ DEUS SORRIR?

    O QUE FAZ DEUS SORRIR?

    O sorriso de Deus é o objetivo de sua vida, logo se agradar a Deus deve ser nosso propósito, nossa tarefa é descobrir…

    2 comentários
  • Deus deseja que você aprecie a vida, não que apenas a suporte.

    Deus deseja que você aprecie a vida, não que apenas a suporte.

    Deus lhe dará tudo que for necessário, se você apenas fizer a escolha de viver por ele. Em todo universo, somente duas…

    2 comentários
  • O que você tem feito com os talentos que Deus te deu?

    O que você tem feito com os talentos que Deus te deu?

    Nós não vemos as coisas como elas são, mas sim como nós somos. (Anais Nin).

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos