Por que você deve aderir às pesquisas de clima e como implantá-las no seu negócio
O maior ativo das empresas é o capital humano. No entanto, muitas corporações pecam em não dar valor o suficiente para este importante elemento. Cuidando dos funcionários, cuidamos também do sucesso do nosso empreendimento.
Contudo, uma das ferramentas mais importantes para monitorar os colaboradores a fim de diagnosticar eventuais problemas é a pesquisa de clima organizacional. Utilizando o instrumento como método é possível identificar fraquezas e oportunidades dentro do funcionamento interno da organização.
Mas afinal, o que é uma pesquisa de clima organizacional?
A pesquisa de clima organizacional é composta por perguntas objetivas que são direcionadas para cada funcionário. Dessa forma, com o seu preenchimento é possível mapear o nível de satisfação e engajamento dos colaboradores.
As perguntas devem ser escolhidas estrategicamente a fim de conseguir identificar lacunas que devem ser preenchidas no quesito gestão de pessoas. Muitas vezes não estamos satisfeitos, não nos sentimos valorizados e entramos em um piloto automático no trabalho. Esses comportamentos, por sua vez, são prejudiciais para empresa e empregado.
De acordo com um estudo realizado pela Clevry, empresas que conseguem manter os seus colaboradores engajados e motivados possuem uma taxa de turnover 24% menor se comparada àquelas com baixo engajamento.
Os impactos de não monitorar a satisfação e engajamento dos colaboradores
Para uma empresa funcionar, obter resultados e se tornar um destaque no mercado é preciso profissionais qualificados e comprometidos com os objetivos da corporação. Porém, de nada adianta ter peças valiosas, se você não consegue extrair excelência delas.
Quando monitoramos os colaboradores conseguimos saber onde agir. Planos estratégicos podem ser traçados para melhorar a produtividade, nível de satisfação com o cargo e o engajamento nas atividades desempenhadas pelo funcionário. No entanto, quando a pesquisa de clima não faz parte da rotina da organização, alguns revés podem ser frequentes, como:
Demissões em massa
Um funcionário insatisfeito ficará atento nas outras vagas do mercado e certamente não pensará duas vezes se surgir outra oportunidade. Ainda, quando um colaborador sente descontentamento pela empresa, tende a comentar também com outros colegas - que se tiverem os mesmo sentimentos poderão seguir o mesmo caminho.
Recomendados pelo LinkedIn
Baixa produtividade
O engajamento é a chave para os bons resultados. Logo, a falta dele ocasiona na baixa produtividade e empenho dos colaboradores. Sem a motivação no trabalho, dificilmente os funcionários farão as entregas com qualidade.
Absenteísmo
Passamos 8h por dia no trabalho, o que equivale a ⅓ do nosso dia. Precisamos sentir prazer nas atividades para manter a força de vontade para realizar nossas tarefas. Dessa forma, quando não gostamos da nossa função e nos sentimos desvalorizados, deixamos de participar de reuniões, faltamos no serviço e fazemos de tudo para evitar o contato com essa obrigação desprazerosa.
Contudo, todos esses obstáculos podem ser evitados com o monitoramento por meio das pesquisas de clima. Se soubermos com antecedência que nosso funcionário não se sente engajado e valorizado, podemos criar ações para reverter a situação e evitar o drástico cenário exposto.
Como aderir a pesquisa de clima para meu empreendimento?
Agora que você já sabe o quanto é importante realizar uma pesquisa de clima dentro do seu negócio vamos te mostrar como fazer isso e ter os melhores insights para uma gestão eficaz.
A melhor forma de ter uma pesquisa de clima funcional e que te dê as respostas necessárias para gerir o seu grupo com excelência é confiando em uma plataforma que seja altamente capaz de te fornecer os resultados necessários. É por isso que vamos falar da FLUXO.
Contratando a Fluxo você tem um diagnóstico preciso composto por perguntas detalhadas que variam de 10 a 20 questões. As respostas são feitas em anonimato e fornecem um espaço seguro para o colaborador expor suas percepções.
Com a Fluxo, 10 métricas são avaliadas: