Por que você não deveria ouvir as críticas de quem acha que "sabe tudo"​?

Por que você não deveria ouvir as críticas de quem acha que "sabe tudo"?

Clique aqui para assinar minha Newsletter semanal sobre escrita criativa e criatividade aplicada.

Você já deve ter conhecido, na vida pessoal ou profissional, uma pessoa que sempre tem resposta e uma crítica para tudo...

Ou melhor, uma pessoa que ACHA que tem resposta e uma crítica para tudo para tudo. E, sério: não importa o assunto. É inadmissível para ela ver alguém fazendo algo que gosta, dando seus primeiros passos, e ela não poder "dizer o que pensa".

É inadmissível para esse tipo de pessoa não poder falar que sua ideia é absurda, que não terá chance de sucesso, que você está sonhando demais, que o que você deseja não é para qualquer um.

Falo isso porque já tive amizades e relacionamentos assim. Pessoas com quem tive relacionamento que queriam me dizer o que deveria e escrever ou publicar... Mas que nunca tinha escrito ou publicado nada. Amizades que nunca tinham ido atrás dos próprios sonhos, mas que são excelentes fiscais da vida alheia.

Porém, sabe qual a verdade? É que tá cheio de gente por aí que tem o prazer de criticar para colocar você para baixo. Pessoas que são ótimas em dizer o que você deveria ou não fazer da sua vida, mas que não sabem cuidar com competência da própria.

E é justamente sobre o porquê não ouvir esses "conselhos" que quero falar na Newsletter de hoje.

Efeito Dunning-Kruger: o paradoxo da ignorância de quem sabe menos, mas acredita que sabe até demais!

A fonte que estou tirando isso não é das "vozes da minha cabeça", mas, sim, de uma teoria chamada Efeito Dunning-Kruger. Primeiro, dá uma olhada no gráfico abaixo, que encontrei neste site:


Em resumo, esse é um viés cognitivo que leva muitas pessoas com poucas habilidades e conhecimentos de uma determinada área a acreditarem que sabem muito mais que qualquer outra.

A consequência disso? Uma autoestima inabalável construída em cima de areia movediça.

Os famosos especialistas em escrita criativa que nunca pegaram um livro teórico da área na mão ou fizeram um curso realmente sério. Os inúmeros perfis que ensinam você a construir conteúdo de sucesso sem sequer ter uma linha publicada ou performar bem. A galera que te ensina a enriquecer e está cheia das dívidas.

E por aí vai.

Essa situação, como um todo, pode levar a dois caminhos: aquelas pessoas que se sentem extremamente preparadas a ensinar coisas que não sabem.

Ou, no segundo caso, as que falamos aqui: pessoas que querem dar conselhos sobre situações que elas não vivem e teorias que não aplicam para si.

Por que, então, é tão importante ignorá-las?

Porque, acredite: tá cheio de gente que quer te colocar para baixo para se sentir bem.

Muitas pessoas, próximas ou não, não têm coragem de realizar muito das coisas que gostariam em suas vidas. Isso se dá por diversos fatores: vergonha, medo da crítica alheia.

Porém, nesse cenário, há algumas que, quando veem alguém próximo tomando coragem para definir os rumos da própria vida, sentem-se incomodadas.

E entenda: muitas vezes, nem é pessoal com você. É o crítico que não se sente bem consigo mesmo e descarrega suas frustrações em cima de você em forma de "conselho".

No início, nos meus primeiros textos aqui no LinkedIn, por exemplo, realmente ouvi muito isso, tudo no estilo "morde e assopra". No meu primeiro texto aqui na rede, por exemplo,


ouvi que talvez não fosse legal publicar, pois ninguém ia ler, "porque sua rede é pequena, Mari, aí não vai ter impacto". Ou ainda que eu não tinha posição para falar "porque, sabe como é, Mari, tem gente que sabe mais que você".

Um morde e assopra. Uma crítica seguida de um "eu me preocupo" com você. Mas isso não é eficiente. Ninguém precisa de conselhos de quem faz você querer desistir dos seus objetivos ou se sentir menor.

Pessoas que realmente se preocupam e entendem seus objetivos vão te ajudar a encontrar caminhos para chegar lá – e não te empurrar para desistir.

A crítica pela crítica só machuca.

Por isso, procure se cercar de pessoas que vão te ajudar a alcançar seus objetivos, indicar algum caminho.

Cerque-se de pessoas que não sabem como podem te ajudar a alcançar seus objetivos ou indicar algum caminho, mas que vão se abster de fazer críticas destrutivas e vão te incentivar, te dar força, acreditar em você.

Ah, sim: talvez quando você fizer esse exercício aí de perceber quem realmente está ao seu lado, verá que algumas pessoas mais fazem mal do que bem. Mas prometo que, com o tempo, tudo fica mais fácil.

E a vida é boa: ela sempre dá um jeitinho de colocar pessoas certas no momento em que você precisar. Só é preciso abrir espaço para isso.

Clique aqui para assinar minha Newsletter semanal sobre escrita criativa e criatividade aplicada.

Sergio Silva Santos

Coordenador e Líder Kaizen | Green Belt em Lean Six Sigma | Especialista em Melhoria Contínua e Gestão de Mudanças

2 m

Essa é uma bela imagem conceitual que ilustra o efeito Dunning-Kruger. A diferença entre confiança e competência em relação ao conhecimento é gritante. A convivência com pessoas assim no ambiente corporativo é algo estressante, mas precisamos superar obstáculos assim através da auto valorização. Mari Santa Ritta parabéns pelo artigo.

  • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Karina Rocha

Engenheira de Qualidade na Nissan do Brasil

2 m

Muito útil !!

Moacir Zeitel

Expert em vendas e varejo | Transformação de equipes para alta performance | CEO na B2Var

2 m

Sensacional verdade!!

Fabio Corrêa

Diretor Executivo (ARPB/AETQ) I Gerente Previdência l Profissional Certificado pelo ICSS | CPA 20 | Juiz Arbitral (TJAM) I Pós em Previdência Complementar, em Educação Financeira e em Conciliação e Mediação de Conflitos

2 m

É uma leitura inspiradora e útil para qualquer pessoa que busca superar obstáculos e alcançar o sucesso. Parabéns, Mari Santa Ritta!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos