Porquê candidatos muito bons são reprovados?
Imagem por Pexels

Porquê candidatos muito bons são reprovados?

Você já participou de alguma entrevista da qual tinha certeza que tinha ido muito bem, estava dentro de todos os pré-requisitos da vaga, mas no final, veio aquele temido e-mail de reprovação?

E aí você passa a se perguntar, o que você pode ter feito de errado durante a entrevista, qual seria de fato o motivo de reprovação?

Eu mesma já passei por isso e sei o quão frustrante pode ser. 

Mas já te passou pela sua cabeça que você pode ter sido reprovado justamente por ser um ótimo candidato?

Essa ideia pode ser insana, mas eu posso te assegurar, eu mesma como recrutadora já reprovei muitos candidatos porquê eles eram bons demais para a vaga que eu tinha.

Isso porque eu sempre entendi a responsabilidade que eu tinha com o destino das pessoas, e logo percebia quando um candidato iria se frustrar na posição. Muitas dessas vagas não ofereciam oportunidades de crescimento que o profissional buscava, ou eram posições muito limitadas para o potencial do profissional. Ou seja, eram bons candidatos, performaram bem na entrevista, mas não estavam dentro do perfil da vaga e da empresa. Nesses casos, o candidato e não seguia adiante no processo e eu acabava separando esses perfis e aguardando surgir alguma vaga dentro do perfil para chama-los novamente.

Mas Karol, então eu devo me mostrar um candidato mediano para ser aprovado em algumas vagas? Devo esconder minhas formações? De foma alguma.

Se você for reprovado em um processo seletivo, justamente por ser quem você é e por ter demonstrado ter um perfil muito além do esperado, agradeça a reprovação!

Isso porque os profissionais sérios de recursos humanos estão ali justamente para fazer essa triagem e evitar que você entre em uma "cilada", Por mais que você esteja desempregado no momento e "aceite qualquer parada", não vale a pena entrar em uma vaga que não permita que você use todo seu potencial e que vá te frustrar em curto prazo.

Continue na busca e tente não ficar analisando muito os motivos de reprovação nos processos que participou, pois você pode ter sido reprovado até mesmo, por ter muito potencial, Então continue na busca pois você vai conseguir uma vaga que faça sentido para o seu perfil, em breve.



Karolyne Fabreto é psicóloga, coach de carreira, headhunter, jobhunter e especialista em transição de carreira e recolocação de profissionais no mercado.

Quer ajuda para encontrar seu próximo emprego?

Me mande um e-mail: contato.kfabreto@gmail.com

Acompanhe também a Karol:

Site | Blog | Youtube | Instagram 


Baixe o Checklist Estratégico para conseguir novas entrevistas a partir do Linkedin:

http://karolfabreto.kpages.online/checklist

SERGIO LUIZ VALERIO Valerio

Técnico de Manutenção de Aeronaves III

5 a

Parabens pelo seu comentario.

André Luiz Oliveira

Accenture Associate Manager - Qlik Sense e Power BI Business Analyst certified - Data Architect Associate Professional certified and IT Specialist Experienced certified

5 a

Sensacional

Daniel Vilar

Marketing | Comunicação | Eventos

5 a

Excelente artigo!

Muito obrigo. Agora me sinto melhor !

Já passei por isso. Não é confortável mas é o certo.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos