PORQUÊ PRECISAMOS DE UMA LEI DE PROTEÇÃO DE DADOS?

PORQUÊ PRECISAMOS DE UMA LEI DE PROTEÇÃO DE DADOS?

Não há dúvidas de que dados são fundamentais para a economia moderna e para o desenvolvimento dos modelos de negócio da economia digital, que são extremamente dependentes do fluxo de informações entre países.

Diante de tal cenário, percebeu-se a necessidade de se criar regras que estabelecessem um padrão mínimo de ética e garantissem que direitos fundamentais, como o da privacidade, fossem respeitados.

Nesse sentido, no ano de 2018, foi promulgada a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD (Lei nº13.709/2018), que entrou em vigor no dia 8 de setembro de 2020, com a aplicação das penalidades, para o ano de 2021.

Alguns fatores reforçaram a necessidade de termos uma legislação de proteção de dados. O mais importante foi a entrada em vigor, em 2018, do Regulamento Geral de Proteção de Dados da União Europeia ou General Data Protection Regulation - GDPR (em inglês), que passou a exigir dos países que buscassem manter relações comercias com os  Estados-membro do bloco, uma legislação de proteção de dados, equivalente ao regulamento europeu.

Iniciou-se aí um efeito cascata. Empresas com atuação na União Europeia passaram a ter que se adequar ao GDPR e, via de consequência, exigir que seus fornecedores também se adequassem.

O mesmo efeito será causado pela LGPD no Brasil e, em algum momento, impactará o seu negócio. Por isso, precisamos mudar o nosso “mindset” e enxergar a LGPD como uma oportunidade para as empresas, tornando-as mais competitivas, mais atrativas para os investidores e para seus clientes.

A incorporação de uma cultura de proteção de dados, demonstra o compromisso das empresas com a integridade e a privacidade de seus clientes, contribuindo assim para que ela desempenhe seu papel na construção de uma sociedade mais ética.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos