Porque adiamos a mudança?
A mudança foi sempre um tema de estudo e conversa, quer pela frequente necessidade que sentimos para mudar ao longo da vida, mas também pela incapacidade e adiamento constante de realizá-la.
A nossa necessidade de mudar surge com a insatisfação pela nossa situação atual (o não estar feliz no trabalho, nos relacionamentos, não se sentir bem) e pelo desejo de concretizar os objetivos.
Nós somos os principais responsáveis pela mudança. Depende de nós a motivação para iniciar e alcançar a mudança que tanto queremos.
Mas então, se queremos tanto sentir melhor, porque adiamos tanto a mudança?
Podem ser várias as razões para isto acontecer:
🔸Objetivos
A mudança e os objetivos estão relacionados. Se não existirem objetivos, possivelmente não encontramos razões e sentido para realizar a mudança e esta acaba por não acontecer.
Ao definir objetivos na sua vida vai permitir analisar e refletir a sua situação atual e aumentar a motivação e necessidade da mudança que necessita na sua vida.
🔸Insegurança
As crenças e pensamentos acerca de nós próprios podem influenciar e adiar a mudança.
Ao ter pouco conhecimento de quem é e das suas capacidades ou apresentar uma baixo auto-estima (“não sou capaz de fazer nada bem feito” / “não presto”) vai dificultar o processo de mudança.
Para trabalhar na mudança que tanto quer, é importante investir no seu autoconhecimento, refletir sobre quem sou eu, o que sou capaz de fazer e o que necessito de melhorar para chegar onde quero.
🔸Medo
O medo é uma emoção que existe e é fundamental na nossa vida, mas quando não controlado pode apoderar-se da nossa vida e impedir a mudança.
A incerteza do desconhecido, do que vamos encontrar após a nossa decisão e o medo das consequências negativas podem impedir de prosseguir e alcançar a mudança que tanto quer na sua vida, continuando em situações que o deixam desconfortável e insatisfeito.
Precisamos de enfrentar o nosso medo e compreender que é normal sentir esta emoção, pois ela avisa-nos que precisamos de ser cuidadosos.
Porque não aliar o cuidado com a vontade e curiosidade de saber o que me espera após mudar?
A mudança é difícil mas é possível. Mudança é inevitável e necessária.
Se não existissem mudanças estaríamos sempre na mesma etapa e da mesma maneira que eramos há muitos anos.
O que ganhou com as mudanças ao longo da sua vida?
Se ficar na mesma, que vantagens vai trazer para o seu futuro?
Permita-se dar o passo para a mudança. Vá em direção ao seu bem estar e objetivos.
Eu estarei aqui para o acompanhar nesta decisão e em toda a caminhada.
Maria Pereira
Psicóloga
(CP 24192)