Porque contratar um agente de sourcing e trade?
Em um cenário econômico global altamente concorrido, estar conectado a novas tendências, produtos e mercados é imprescindível para manter-se competitivo.
Por isso a busca por fornecedores e mercados muito além das nossas fronteiras, principalmente em países asiáticos, tem se tornado estratégica.
Mas o que a princípio deveria ser uma solução pode se tornar mais um problema para empresas que não tem um departamento especializado em transações com mercados externos, ou que simplesmente tem uma equipe muito enxuta e não dispõe de tempo ou dinheiro para assimilar mais esta atividade.
E é exatamente neste ponto que entra o trabalho de um agente de Sourcing e Trade.
Este prestador de serviço possui uma enorme rede de contatos, composta por empresas e profissionais de diversos segmentos em vários países, além de ter conhecimento e muita experiência sobre como e onde encontrar soluções de acordo com a demanda de cada empresa.
Considerando este ponto, você pode até pensar que isso pode ser feito de maneira fácil e rápida pela internet, alguns minutos de busca pelo Google e voilà uma lista de links está a sua disposição, certo?
Sim, de fato é possível encontrar muitas informações online, mas quem garante que tais produtos, empresas e contatos são bons? Como saber se aquilo que está descrito/oferecido ali é mesmo real? Se houver algum problema, receberá assistência de quem? E o principal, como ter certeza que são confiáveis? Além disso, quem e como será feito o gerenciamento de todas as fases da importação?
O especialista em sourcing e trade, além da pesquisa e amplificação da rede de contatos, tem pleno conhecimento de todas as etapas e fará gestão do começo ao fim.
Para que possa ficar ainda mais claro, vamos detalhar as fases do processo como um todo tendo em vista a atuação deste agente em cada uma delas.
O ponto de partida é a realização de uma minuciosa pesquisa de mercado. A partir daí o agente seleciona empresas confiáveis que se adequem a demanda pré determinada por seu cliente. Em seguida ele solicita cotações a estas empresas.
Tais cotações são apresentadas ao cliente que escolhe com qual destas empresas seguirá seu projeto. Neste momento o agente faz, ele mesmo ou um parceiro, uma inspeção para verificação/confirmação das condições da empresa a ser contratada (se é capaz de executar o projeto com qualidade e conforme as especificações, se está regular, etc …) Estando tudo certo começarão as negociações sobre preços, condições comerciais e prazos.
Acertados tais pontos faz-se a emissão da ordem de compra dando início ao processo de produção que será totalmente assistido para assegurar que os prazos combinados sejam cumpridos.
Terminada a produção, será feita a inspeção para averiguar a qualidade e a conformidade com todas as especificações do projeto, gerando um relatório de aceitação.
Feito isso o agente apresentará ao cliente cotações para o serviços de logística. Assim que o cliente escolher a opção que melhor se adequa, ele dará seguimento às providências de embarque/transporte.
Na última fase do processo, é feita a conferência da documentação e das mercadorias para garantir que está tudo de acordo com as diretrizes regionais, locais, internacionais e/ou nacionais, verificando inclusive a adequação da carga as normas os países de origem e destino.
Manter relações comerciais com outros países vai muito além do que simplesmente ter contatos com empresas no exterior, trata-se de um processo complexo que envolve uma enorme cadeia de pessoas, negociações, verificações, documentos e prazos.
Talvez agora, tendo em mente todos estes pontos, fique mais fácil entender a razão para contratar o serviço de um agente de sourcing e trade.