Porque decidi chamar meus clientes de parceiros
Era uma manhã de terça, eu estava em uma reunião de briefing, quando atendi a ligação do cliente, ele questionava nossos prazos, imediatamente eu disse: "Esta empresa também é sua, sendo assim, vamos fazer tudo que for possível para mudar os prazos". Na mesma hora, o dono da empresa me olhou e balançou a cabeça com um sinal de aprovação.
Quando fui convidado para trabalhar no comercial, deixei bem claro que eu não estava ali para fechar contratos ou pedidos. Minha filosofia é iniciar parcerias, fazer negócios com excelência, ambas as partes tem que sair ganhando.
A lógica é simples, todas as relações tem diferentes níveis de afinidade, cada nível proporciona trocas diferentes. Eu sempre fui advogado dos meus clientes, frequentemente questiono o staff das empresas em que trabalho para defender o interesse do cliente.
Mas você pode estar se perguntando, quais os benefícios que essa filosofia te trouxe?
Pois bem, eis aí uma lista com alguns aspectos que considero de maior importância:
Confiança: esse pilar é o mais importante para qualquer relação, quando o cliente sente que você está do lado dele, automaticamente quebra-se a barreira da dúvida, ele passa a questionar menos e acreditar mais.
Credibilidade: se colocar no lugar do seu cliente, aumenta o respaldo de suas propostas, projeta uma imagem positiva para ele, e também para as pessoas que trabalham com ou para você.
Estabilidade: sim, relações profissionais precisam de estabilidade, você e o cliente precisam estar com a mesma energia, se a relação for kamikaze, dificilmente a parceria irá durar.
Esforço: No nosso dia a dia, é difícil achar alguém que se esforce para atender nossas necessidades, mais difícil ainda quando se trata de uma relação empresarial, ou comercial, porém, quando se é parceiro de alguém, você consegue fazer com que aquela pessoa se esforce ao máximo para poder te atender, em outras palavras, através de parcerias, podemos extrair o que a pessoa tem de melhor.
Longevidade: Contratos, por natureza, tem início, meio e fim, já as parcerias sugerem relações mais próximas e duradouras. Todo bom trabalho leva tempo, todo bom negócio tem que amadurecer. Tratando-se de comunicação, tempo é essencial. Arrisco-me a dizer que contrato é namoro e parceria é noivado.
O cliente é parte fundamental da empresa, tudo parte dele, tudo gira em torno dele. Já deu pra perceber que a importância da parceria é gigantesca. Uma empresa pode sobreviver sem um staff, sem as metas, até sem dinheiro. Os clientes são a razão de qualquer empresa existir. Então, sim! Entre essas e outras, meus clientes sempre serão meus parceiros.
Marcos Vinicius M. Silva, 22 anos, é estudante de Comunicação, apaixonado por Marketing, se envolve em todo tipo de projeto, está sempre incomodado e buscando soluções para os diversos tipos de problemas.