Porque faltam voluntários p/ benemerência e sobram ocupações nas escolas ?

Aceito sem me defender a sentença que minha idade me qualifica como velho. Também aceito que a natural evolução dos costumes conflite com meus valores mais apreciados. Já li o suficiente para identificar nos hormônios juvenis o motor de grandes conquistas mas de igual modo, terríveis equívocos.

Avaliando com isenção moral os movimentos de massa, raramente aplauso e admiração são as reações mais prudentes. Sociólogos, antropólogos e demais cientistas sociais sabem traçar diagnósticos sombrios sobre a maioria dos movimento populares. Tenho forte relacionamento com voluntários de causas sociais mantidas com verbas e trabalho da sociedade civil.

Os relatos são deprimentes  quando o assunto é comprometimento, assiduidade e alguma cota de sacrifício pessoal sem recompensa imediata.  Mas qualquer convocação para paralisar atividades produtivas ou adiar cumprimento de obrigações corriqueiras,  logo vira uma tsunami de adesões da galera "da hora".

Reinvindicar direitos coletivos e impor senso de justiça no trato da rés pública merece todo acolhimento e apoio que a democracia pressupõe como natureza de sociedade.

Causa estranhamento no entanto ver multiplicar-se  a desorganização das rotinas dos profissionais que fazem funcionar as engrenagens essenciais da vida das cidades.

Médicos, enfermeiros, bombeiros, policiais, operadores de controles de centrais de água, energia, medicamentos , só para citar alguns exemplos, acabam engolidos por ações "populares" que travam o funcionamento normal de instituições e serviços das cidades. Tudo em nome da garantia de direitos dos mais fracos e hipossuficientes.

Estas mesmas massas de jovens e lideranças que transbordam as mídias com suas multicoloridas bandeiras e mantras de progresso social  raramente são as mesmas que engrossam as fileiras dos voluntários para minorar o sofrimento dos invisíveis párias dos seus próprios bairros. Até mesmo o adequado tratamento do lixo do próprio consumo raramente faz parte da agenda ideológica dos jovens revolucionários armados de smartphones, tweeters , faceacionários. whatszaptivistas. 

Varrer a calçada na frente de casa, jogar bagana na cesta, ceder assento para grávidas, velhos e deficientes. Falar por favor, desculpe, muito obrigado, perdão eu estava errado. Ou um alucinado posso ajudar em alguma coisa aí, tipo  mamãe deixa que eu seco o box do  meu banho?

Que tipo de sociedade humana nos arrastará para seus novos paradigmas daqui vinte anos ?  Valores de civilidade e convivência humanas que respeitem a vida como Divina. Que busquem como sagrado  o espaço-ser-do-outro como matriz de comportamento social. Cérebros e almas que podem ter ainda como objeto da existência, alguma estratégia de preservação de  grupamentos humanos que tomem para si a condição de guardiães da preservação do  Homo sapiens ? Onde estão estes dinossauros ? Quem sabe como oculta-los para que não se extingam ?

 

Basicamente uma sociedade em conflito com suas desinformações, manipulada sem definição de ideais . É claro que refiro às massas!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos