Porque optei por estudar Ciência de Dados?
Imagem captada do Pexels

Porque optei por estudar Ciência de Dados?

Em primeiro lugar, estava com saudades do desafio.

A área de TI sempre foi uma paixão, porém aquelas bem reprimidas, pois eu nunca me dei a oportunidade de estudar a fundo.

Tomei a decisão de começar (quando se decide, não tem volta). Coloquei como prioridade de que ia migrar para a área de tecnologia. Mas, em que segmento?

Pesquisei, li bastante, ouvi recomendações de amigos e percebi que teria uma gama de opções para me aprofundar. Termos como Front End, Full Stack, Customer Experience, Engenharia de Software, começaram a fazer parte do meu dia a dia, me deixando um pouco confuso para que lado olhar.

Até que me deparei com uma live do Prof. Carlos Melo , da Sigmoidal, falando sobre Data Science. O nome me chamou a atenção e eu fiquei para ouvir mais sobre.

Curioso é que, não demorou muito para eu ter certeza de que era isso que eu estava procurando!

Temas como Análise Exploratória de Dados, Estatística, Aprendizado de Máquina, Inteligência Artificial, me pareciam até familiar e eu tive a impressão de que eu teria facilidade devido ao meu background em exatas (sou da Engenharia).


Fiz uma síntese, para ilustrar o meu entendimento até então sobre o que é e para que serve a Ciência de Dados (e acredito que essa seja a parte mais importante do post):

Quando falamos de dados, estamos nos referindo a informações sobre pessoas e fatos que ocorrem no mundo real. Com base dessas informações, é possível fazer correlações entre elas e tirar conclusões. Essas conclusões nos ajudam a tomar decisões com mais assertividade e menos risco (embasamento). Conclusões embasadas podem ser revertidas em boas escolhas, bons negócios e com isso gerar mais valor para a sociedade.

Fazendo uma analogia para o mundo empresarial, quanto mais a corporação gera valor ao mercado, mais lucra.

Ou seja, toda empresa precisa ou precisará, de um profissional que consiga tratar as centenas de milhares de dados e informações que são geradas dia após dia, para que esses dados sirvam de base para melhores desempenhos em suas áreas de atuação, seja ela qual for. Qualquer empresa, de qualquer nicho ou porte pode se beneficiar ao olhar com mais carinho para os dados que a sua operação dispõe.

E isso é básico. Quem quiser se manter no game, tem que coletar, compreender e utilizar as informações que os dados oferecem.

Bom, e cá estou eu, no processo e me desafiando, decidido a fazer diferença e ter relevância na evolução deste segmento que já é uma realidade.

Gostaria muito de que, caso esse texto tenha feito algum sentido a você, que me deixe um comentário e curtir o post.

Se você é, ou assim como eu, está estudando para se tornar um Cientista Dados, coloque aqui suas impressões.

Minha intenção é contribuir na comunidade com trocas de ideais, experiências e DADOS!

Obrigado!

  • Esse artigo também está publicado no meu blog do Medium. Acesse e interaja comigo por lá também!


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos