Por que sempre tem vaga de telemarketing?
Eu já trabalhei em telemarketing, não foi o meu primeiro emprego, mas aprendi muito por lá.
Já trabalhei no ativo e no receptivo, e a maioria dos meus colegas dessa época estavam passando pela sua primeira experiência profissional. Já ouvi também pessoas dizendo: “se nada der certo eu vou pro telemarketing porque sempre tem vaga”
Eu acho maravilhoso ter um ramo onde sempre há vagas. Por isso acredito que esse segmento precisa de atenção especial, e pode transformar o cenário do atendimento no Brasil. Digo isso porque é um canal que sempre tem demanda e é muito mal utilizado.
Sempre haverão vagas no telemarketing porque o SAC ainda é o principal canal de comunicação entre a marca e o consumidor. Sim, eu sei que hoje as redes sociais são um canal mais fácil para que a empresa responda mais rápido a sua reclamação, é só jogar no ventilador que rapidamente aparece alguém.
Mas essa movimentação do consumidor existe justamente porque no canal tradicional não houve solução. Num pior cenário, hoje o consumidor nem tenta entrar em contato pelo telefone, tamanha a má fama e péssima reputação dos canais de atendimento por telefone.
Existe uma grande parte dos consumidores que preferem “falar com alguém” para tirar as suas dúvidas e resolver os seus problemas.
Em todas as listas e pesquisas sobre tendências em comunicação e atendimento ao cliente, vão aparecer os famosos chatbots (inteligência artificial), que são sistemas onde o consumidor não precisa de ninguém para resolver seus problemas, pois interage com uma inteligência artificial inteligente.
Acho ótimo o chatbot, pois possibilita que haja interação com o consumidor em qualquer momento, porém é um processo onde a humanização tem que estar muito presente. O consumidor está valorizando cada vez mais a #conexão com a marca para consumi-la, com isso deve-se ter muito cuidado ao utilizar um robô para gerar relacionamento. Caso contrário a empresa não vai conseguir extrair a parte boa da ferramenta e usá-la a seu favor.
Se quiser ler mais sobre Inteligência artificial para humanizar, só clicar aqui: bit.ly/IAchatbots
Geralmente os Millennials e a geração Y se interessam mais por esse tipo de atendimento, justamente por proporcionar mais independência para o consumidor. Mas existem ainda muitas pessoas que sentem mais segurança com a presença humana na negociação e na resolução dos seus problemas.
Diferente da URA (Unidade de Resposta Audível) que funciona basicamente como um menu interativo, onde um robô direciona o cliente no seu menu, segmentando por assunto (e irrita muita gente).
Esse é um dos motivos para sempre ter vaga no telemarketing. Toda empresa precisa de um canal para se comunicar com o seu cliente. Até mesmo as empresas focadas em operar no ambiente virtual, como forma de facilitar a vida do usuário, como o Nubank, por exemplo, possuem um canal de atendimento telefônico.
Mais uma vez eu me volto para pouca atenção que esses canais recebem. Digo pouca atenção, mas talvez a expressão certa seria ATENÇÃO INCORRETA.
Eu proponho a #humanização dos canais de atendimento. Onde o fator humano vem antes da prestação de serviço.
Um dos maiores índices de cancelamentos de serviços nas empresas por partes dos clientes acontece justamente por causa do atendimento. As empresas precisam investir em quem está “na ponta”. Nesse artigo aqui: http://bit.ly/Comecepelaponta , eu falo mais sobre investir nos colaboradores que estão diretamente em contato com o cliente.
Que bom que sempre existe vagas de emprego no telemarketing. Que bom que seja a primeira experiência profissional de muita gente. Espero muito que as empresas invistam mais nesse canal e prepare esses profissionais com treinamentos não só sobre produtos, mais sobre RELACIONAMENTO.
Que o SAC seja cada vez mais humanizado, que os procedimentos sejam menos burocráticos e que se crie cada vez mais #CONEXÃO.
#marketinghumanizado #atendimentoaocliente
Fundadora da TYPING | Ghost Writer | Social Media | Redatora | Crio estratégias digitais que transformam executivos e empreendedores em marcas pessoais intensas no LinkedIn ⚡️
5 aMuito bacana seu artigo, David. É uma questão que precisa de muita atenção mesmo!