Portugal - Chile: Programe a Sua Mente para o Sucesso!
No passado jogo de Portugal – Chile, vimos claramente um excelente exemplo de como a autoconfiança afeta diretamente o desempenho.
A marcação de penaltis é um momento emocional (referido pelos comentadores desportivos), em que a baliza é vista através de duas perspetivas: a do guarda-redes que a sente como uma janela sem fim e que é quase impossível de impedir da bola entrar e a do jogador que a vê como uma pequena janela em que é quase impossível de colocar a bola.
Ambas as perspetivas estão condicionadas por um conjunto de emoções e sentimentos associados ao nível de confiança individual que cada um tem e que se fazem sentir no momento. No caso jogo guarda-redes do Chile, o seu nível de confiança disparou logo no momento de defesa do primeiro penalti. Ele traduz claramente essa confiança, através da sua postura corporal (braço esticado para a direita e corpo ligeiramente inclinado para a esquerda, parecendo cobrir toda a área da baliza) nos momentos em que aguardava pelos remates. Já os níveis de confiança dos jogadores estavam em baixo, o que se percebe pelas hesitações que demonstraram antes do remate.
Tal como no futebol, a autoconfiança é uma competência da inteligência emocional que é fundamental para se ter um excelente desempenho e alcançar os resultados desejados associados ao almejado sucesso profissional e pessoal.
4 Estratégias de Programação Mental para Desenvolver a Autoconfiança
#1 Script Positivo
Escreva um pequeno script, que irá funcionar como um monólogo interno que programará a sua mente, com mensagens positivas sobre si, sobre as suas capacidades. Fixe o texto por exemplo na sua secretária, ou no frigorífico, e leia-o todas as manhãs.
#2 Defina a sua Missão Pessoal Inspiradora
Escreva num papel algumas frases que definam a sua missão pessoal. Para o ajudar, pense no que realmente deseja, no que lhe traz felicidade e bem-estar. Guarde esse papel consigo e leia-o sempre que a sua autoconfiança estiver em baixo.
#3 Lista de Capacidades
Crie uma lista das 5 coisas em que considere que faz mesmo muito bem. Releia-a em momentos em que precise dar um “boost” à sua autoconfiança.
Liste também duas coisas que considere não ser muito bom a fazer. Veja se há possibilidade de desenvolver competências, ou se não, pense como é que as pode eliminar ou substituir.
#4 Fake it until you make it!
Consiste em imaginar-se já com toda a autoconfiança que gostaria de ter. Vá fingindo e a sua mente aos poucos começa a assumir como uma verdade. Uma estratégia que realmente funciona.
#5 Vídeo Mental
Se podemos imaginar podemos criar!
Crie um vídeo mental da situação tal como gostaria que se desenrolasse. Visualize em primeiro lugar o que gostaria de alcançar. Feche os olhos e veja-se a passar por todas as etapas que o levarão ao fim desejado, tal como se estivesse a ver um vídeo de outra pessoa.
É importante visualizar com o máximo de detalhe possível: onde você está? Quem mais participa no vídeo? O que ambos estão a dizer e a fazer? As cores, sons do vídeo…
Repasse este vídeo repetidamente na sua mente, tornando as imagens cada vez mais nítidas.
Este é um método muito eficaz de programação mental!
Agora é só por em prática todas esta estratégias e lembre-se que a programação mental é um treino diário, pelo que lembre-se de as repetir “over and over again”!
Inspire and be inspired!
Enfermeiro Graduado na ULSASI
7 aComo em tudo na vida é preciso ter sorte!!!teoria para um simples jogo?não me parece!