PORTUGAL INICIA VACINAÇÃO GRATUITA E FACULTATIVA
Começou no domingo passado a vacinação da população portuguesa. Portugal junta-se a comunidade europeia no combate ao Covid-19 que numa demonstração de unificação, iniciou a vacinação, quase ao mesmo tempo, em todos os países integrantes da zona do Euro. Isso porque, alguns países iniciaram no sábado passado e outros só na última segunda-feira.
Como na maioria dos países, a vacina é gratuita e facultativa. Entretanto, o SNS - Serviço Nacional de Saúde recomenda a população a sua utilização. O Governo Português tem se esforçado para garantir informação à população sobre as vacinas, desde que as pessoas sejam elegíveis de acordo com as indicações clínicas aprovadas para cada vacina comprada pela União Europeia. A Comissão Europeia fechou acordos com seis fabricantes. No momento as vacinas disponíveis são da Pfizer com 200 milhões de doses, cabendo a Portugal com 4,5 milhões de doses e num segundo momento da Moderna com 80 milhões de doses, ficando a população portuguesa com 1,8 milhões de doses.
O plano de vacinação de Portugal segue com a evolução do conhecimento científico e das indicações e contraindicações que venham a ser aprovadas pela Agência Europeia de Medicamentos, segundo o SNS. Ele está dividido em três fases distintas: a primeira que está prevista para todo o mês de janeiro é vacinar profissionais de saúde, das forças armadas, profissionais e residentes de lares de pessoas idosas e profissionais e pacientes da rede nacional de cuidados continuados. Ainda na primeira fase, iniciando em fevereiro, serão vacinadas as pessoas maiores de 50 anos com alguma das doenças: insuficiências cardíacas, doença coronária, insuficiência renal e doença respiratória crônica.
Já na segunda fase, que tem previsão do seu início em abril, serão vacinadas: pessoas com mais de 65 anos que ainda não tenham sido vacinadas, pessoas entre 50 e 64 anos de idade, inclusive, com pelo menos uma das patologias: diabetes, neoplasia maligna, doença renal crônica, insuficiência hepática, hipertensão arterial, obesidade e outras patologias com menor prevalência que poderão ser definidas posteriormente.
Por fim, a terceira e última fase, possivelmente a partir do mês de maio, para todo o restante da população elegível a vacina. É bom lembrar que menores de 16 anos de idade estão fora desse calendário de vacinação. Importante frisar, que o SNS enviou para toda a população uma mensagem texto contendo informações sobre o calendário de vacinação, com um simulador e informações necessárias para o conhecimento pleno das vacinas.
A vacinação só está no início. A epidemia não acabou e os cuidados devem ser mantidos. Por isso mesmo, o Governo estuda quais medidas deverão ser editadas a partir do dia 7 de janeiro, quando vencem as atuais medidas que até aqui, estão contendo a expansão do vírus nas festas de fim de ano.
Chief happiness officer na Ser Mais Corporativo/ Facilitadora de programas de felicidade e bem estar corporativo/ Palestrante e psicanalista clínica
3 aÓtimas notícias Fernando! Que em breve sejam dadas deste lado de cá também!🙌
CEO FUNYL Criatividade na Prática
3 aMinhas filhas moram em Porto, que venha logo essa vacina.