Posso pedir um retorno sobre um processo seletivo sem prejudicar minha candidatura? Como? Quando?

Posso pedir um retorno sobre um processo seletivo sem prejudicar minha candidatura? Como? Quando?

Não é nada fácil participar de processos seletivos. Buscar por oportunidades, adequar o currículo, candidatar-se, aguardar (e torcer) para ser selecionado, participar de entrevistas, de dinâmicas de grupo, de teste de aptidão, etc, etc... e por fim, aguardar o resultado. Mais do que tempo, há muita emoção envolvida no processo, principalmente para quem está desempregado.

Alguns processos seletivos podem ser longos e envolver várias etapas. Por isso, tenha paciência. Isso pode contar a seu favor. Mas claro, um retorno é o mínimo que se espera uma empresa séria e que respeita os candidatos. Infelizmente nem sempre é isso o que acontece.

Mas o que fazer em casos em que o retorno ou a ‘devolutiva’ não acontece? Qual é a melhor conduta, aguardar ou cobrar uma resposta? Na minha opinião, mais do esperar, candidatos podem cobrar um retorno, mas antes de tudo deve haver bom senso na hora de pedir um retorno ao recrutador. E é justamente aí que mora o perigo.

Como o meu ‘bom senso’ pode ser muito diferente do seu, faço questão de mencionar alguns pontos antes de sugerir um script para ser usado em um contato telefônico ou email, caso você decida que essa é a melhor alternativa.

Antes de tudo aguarde os prazos estipulados. Se o recrutador disse que entraria em contato na semana seguintes, espere a semana acabar. Se uma data foi especificada, aguarde o prazo. Controle a ansiedade e só entre em contado alguns dias depois do prazo combinado.

Não foi estipulado nenhum prazo? (Vou abrir um parêntese aqui para mencionar que esse é um erro comum e essa é uma pergunta que sempre deve ser feita por candidatos ao término de cada etapa de um processo de seleção – aliás, sugiro assistir a esse vídeo).

Se é esse o caso, então pense a respeito da ‘velocidade’ do processo de seleção. Foi rápido ou lento? Quanto tempo decorreu entre sua candidatura e o primeiro contato? E quanto tempo levou entre a primeira e a segunda etapa? Respondendo a essas perguntas você terá ideia de quanto tempo é necessário aguardar antes de cobrar o recrutador.

Dito isso, vamos ao modelo prometido. Adapte, ajuste, modifique o quanto quiser, mas não se esqueça que ser cordial, educado e evitar o tom de cobrança é fundamental para não comprometer sua participação no processo, ok?

“Bom dia (nome do recrutador),

Meu nome é (seu nome) e eu participei de um processo seletivo no dia (XX/XX) para a posição de (cargo). Tomei a liberdade de entrar em contato para saber se já existe alguma posição em relação ao resultado desse processo seletivo.

Aproveito a oportunidade para reforçar que tenho grande interesse em fazer parte desta empresa.

Agradeço imensamente um retorno.

Att.,

(nome), (email), (telefone), (linkedin)”

E por fim, qualquer que seja a resposta, evite questionar ou discutir com o recrutador. Isso não mudará o resultado e nunca se sabe se você não irá se candidatar para uma nova oportunidade nessa mesma empresa.

Abraços e até a próxima!

PS: Já gravei um vídeo exatamente sobre este texto, se preferir, aqui esta o link.  

Texto originalmente publicado no blog www. otrampo.com.br

-----------------------

Claudia Alves é a idealizadora e autora do Blog O Trampo. Lá, se atreve a falar de carreira e empregabilidade com uma linguagem simples, decodificada e acessível. Em seu canal no Youtube, fala sobre recolocação, sempre com dicas práticas e exemplos. Criou o Programa Recolocação na Prática com o intuito de ajudar profissionais a conquistar a tão sonhada realização profissional. Atualmente, trabalha e vive com a família nos EUA. 

Vivian Citelli de França

Engenheira de Segurança do Trabalho na Arcos Dorados

7 a

Quando vc liga o RH diz que ainda não tem uma resposta. Devemos ligar de novo?

Tatiana Sapia Bouzaz

Personal Organizer | Consultora de Organização

7 a

Perfeito! Mas ainda existem recrutadores dizendo para candidato que "se você não recebeu feedback, a resposta é óbvia". Não concordo! Acho que o candidato tem todo direito de receber feedback, principalmente se for negativo, para entender e melhorar pontos que sejam necessários.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos