Post no Instagram: saiba como criar uma publicação matadora
O Instagram é a rede social mais badalada do momento e se tornou uma alternativa diante da baixa do Facebook. A plataforma, que já tem mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês, cada vez mais atrai marcas e empresas que buscam autoridade no feed da rede que teve início em 2010.
Então, é hora de aproveitar o boom da rede social de compartilhamento de fotos e vídeos para alcançar bons resultados nas estratégias. Mas como atrair a atenção dos usuários? Como criar um post matador? Com informações do estudo feito pela Quintly, que analisou mais de 10 milhões de posts no Instagram e no Facebook para descobrir o formato da postagem perfeita, vamos falar sobre os recursos que mais funcionam!
1. Tipo de post
O Instagram não permite a diversidade de formatos do Facebook. Podemos postar fotos, vídeos, gifs, além do Stories. Porém, de acordo com o relatório da Quintly, um tipo de conteúdo é predominante. Para a nossa “não-surpresa”, imagens estão no topo das postagens, com 75,18%, seguidas de vídeos (16,39%) e carrossel (8,43%).
Os números também mostram que é preciso investir mais em conteúdos audiovisuais. Assim como no Facebook, a pesquisa revelou que vídeos geram mais interação. Carrossel, que é outro formato pouco explorado, engaja mais que uma imagem única. A ideia é se dedicar a álbuns de fotos e ao compartilhamento de publicações em diversas partes para incentivar os seguidores à interação e ao engajamento no Instagram.
2. Data de publicação
O gráfico da Quintly mostra que publicações são feitas mais durante a semana (78,12%), porém a interação é mais interessante aos finais de semana. Leitura que podemos fazer sobre o envolvimento com as publicações nesse período: os usuários estão mais ativos no Instagram aos finais de semana, que é quando compartilham mais momentos da vida pessoal e, consequentemente, interagem mais.
Os dados revelam uma questão positiva: as empresas entenderam como distribuir o conteúdo mais denso e teórico na semana, e os mais divertidos aos sábados e domingos.
3. Texto da postagem
Escrever uma legenda para um post no Instagram não é tarefa fácil. Afinal, é o texto que vai ajudar os usuários a entenderem a imagem e o contexto.
Legendas com 150 caracteres, geralmente, são predominantes – e o estudo revelou uma considerável ausência de texto nas publicações.
No entanto, de acordo com a Quintly, textos de 1 a 50 caracteres geram mais interação. Isso não significa que o seu post deve ter exatamente esse número, mas ressalta aquela velha máxima de que “menos é mais”.
Porém há outro recurso a ser explorado em uma publicação matadora do Instagram: as hashtags.
4. Hashtags e emojis
Já falamos aqui que as hashtags foram popularizadas pelo Twitter, mas elas também fazem sucesso no Instagram, principalmente se a sua marca já ganhou notoriedade na rede social.
Apesar de o gráfico mostrar número considerável de interações para posts sem nenhuma hashtag, ele não considera a visibilidade que um post pode ganhar com o uso correto das hashtags.
O ideal é utilizar pelo menos três hashtags importantes para o seu negócio ou área de atuação.
Quanto aos emojis, o quadro no Instagram é parecido com o do Facebook, com pouco investimento no recurso.
No Instagram, publicações com mais de dez emojis geram mais interação. Em seguida, o uso de três emojis também mostra número considerável de ações.
A dica é: coloque-se no lugar do seu público e utilize emojis que repliquem as reações dele diante do seu post!
Os dados, assim como este post, é só uma forma de você entender as melhores práticas. E quando a gente fala em “publicação perfeita”, a gente fala mais de números. Postagem perfeita é aquela que funciona para a sua estratégia!
E aí, como são as suas publicações que geraram mais interação no Instagram? Comente!
*Artigo publicado no blog da Brain Connection.