A prática do Feedback
20/03/2013
O Feedback é uma das principais ferramentas na gestão de pessoas e está presente em todos os momentos de nossas vidas, pois pode ser aplicada tanto no ambiente organizacional como nos ambientes familiares, sociais, etc.
Feedback significa retorno ou retroalimentação de informações. É utilizado para orientar o comportamento e tem grande importância no direcionamento do ser humano e nas relações interpessoais.
Dar e receber feedback não são tarefas fáceis; requerem competências específicas tanto para aquele que irá comunicar como para quem irá receber.
Porque tantas pessoas possuem dificuldades em dar e receber feedback?
Para dar feedback é necessário um conjunto de características, como empatia, escuta ativa, respeito e confiança. Muitas vezes a pessoa que irá dar o feedback tem o receio da reação do outro, de despertar mágoa e resentimentos que poderão comprometer a relação de trabalho ou amizade. Isso pode estar relacionado a características da cultura brasileira. Pesquisas mostram que o brasileiro pouco reclama ou fornece feedbacks, com receio de se expor, de não saber lidar com a reação emocional intensa de quem irá receber as informações.
Receber feedback também requer algumas habilidades no saber ouvir, estar disponível, confiar nas informações do receptor, porém é difícil aceitar as ineficiências e admiti-las publicamente. A pessoa pode recear que as informações pudessem prejudicá-la e afetarem sua imagem e status perante os demais. Nestas circunstâncias, é muito comum resistências, reações emocionais intensas e negação dos comportamentos.
Para superar as dificuldades, é necessário estabelecer um clima de confiança, respeito mútuo e escuta ativa de ambas as partes, sem reações emocionais intensas e controle emocional.
Uma das competências essenciais para o processo de feedback, é a habilidade de lidar eficazmente com relações interpessoais, isto é, de lidar com outras pessoas de forma adequada às necessidades de cada uma e às exigências da situação (Moscovici, 2003). Para isto, exige-se a aquisição e aperfeiçoamento de habilidades de comunicação e para desenvolver essas habilidades é necessário que haja:
1. Espelhamento – entender, sem interferir no processo, é espelhar a história de volta para reforçar o entendimento;
2. Descrição do Comportamento – Descrever os comportamentos que foram observados, dando fatos e dados reais.;
3. Verificar a percepção - perguntar o que o receptor pensou sobre as informações que foram abordadas, suas percepções, ideias e sugestões.
Por ser um processo de ensino-aprendizagem, o feedback pode ser aplicado de três formas distintas: de comportamentos positivos de forma a reforçá-los para aumentar a frequência de repetição dos mesmos, comportamentos inadequados que precisam ser modificados, até a aquisição de novos comportamentos.
O processo de feedback, segundo Moscovici (2003), deve ser:
1. Descritivo e não avaliativo – ausência de julgamentos; apenas deve ser relatado o evento. Esta técnica reduz a reação defensiva e o indivíduo irá ouvir e sentir-se à vontade para utilizar as informações como achar apropriado;
2. Específico e não generalizado: exemplificar, trazendo o comportamento à situação real;
3. Compatível com as necessidades (motivações) de ambos, receptor e comunicador;
4. Dirigido: para os comportamentos que são possíveis de serem modificados para aumentar o comprometimento e não gerar frustração, caso não esteja ao seu alcance modificá-los;
5. Solicitado ao invés de imposto: verificar sempre a percepção do receptor, de forma a chegarem a um consenso sobre os comportamentos e ações para mudança;
6. Oportuno: ser o mais próximo do comportamento observado para que o processo seja mais produtivo e com resultados positivos para ambos;
7. Esclarecido: assegurar a comunicação precisa, através do espelhamento de informações.
Feedback, portanto, é a principal competência para alavancar resultados e melhor performance. Ele auxilia no processo de autodesenvolvimento e capacitação e é eficaz para o processo de melhoria contínua nos âmbitos profissional e pessoal.
Você já deu ou recebeu um feedback hoje? Que tal começar por você mesmo? Assim você poderá treinar sua habilidade!
E, se quiser ajuda para colocar essas dicas em prática acesse www.horison.pt ou camila@horison.pt