PRÓXIMO…Quem seria??? Como sequenciar e priorizar… O uso da inteligência artificial como ferramenta à priorização!

PRÓXIMO…Quem seria??? Como sequenciar e priorizar… O uso da inteligência artificial como ferramenta à priorização!

HERÓI: Aquele que se distingue por seu valor e/ou por suas ações extraordinárias, principalmente por feitos brilhantes durante uma guerra.

A todos VOCÊS, profissionais DA saúde, NA saúde, no “front” contra a Covid19, NOSSO muito obrigado - A CADA UM DE VOCÊS mundo afora!

NOSSOS HERÓIS!

O objetivo do artigo é tentar ser o mais breve possível, apresentando (de forma muito simplista - sem riqueza e/ou detalhamentos) um “modelo” capaz de trazer “insights” como possibilidade de utilização de ferramentas para auxílio na tomada de decisão no sequenciamento e priorização de atendimentos emergenciais. 

Esta ferramenta, alicerçada por inteligência artificial e “machine learning”, poderia contribuir ao processo de decisão quanto a priorização/sequenciamento de pacientes a receberem cuidados especiais, considerando as características importantes (“features”) determinadas por sua equipe médica.

Neste momento, todos nós temos acompanhado a aflição, mundo afora, destes nossos heróis, a quem presto meu mais profundo AGRADECIMENTO, RESPEITO E GRATIDÃO, quando, além de dedicar seus serviços de cuidados aos pacientes, precisam também de rapidez no processo decisório quanto a priorização de pacientes ao uso de Unidades de Terapia Intensiva. 

A ferramenta conta com um modelo supervisionado, que deve ser treinado com dados “pré-existentes”, tendo por objetivo apresentar sequência para atendimento; priorizada de acordo com as características (“features”) determinadas pelos profissionais especialistas da saúde. Sendo os recursos limitados - e talvez insuficientes; o TEMPO (em decisões complexas), é fator decisivo para minimizar os duros impactos trazidos pela Pandemia.    

Utilizaremos a função “SIGMÓIDE”, uma vez que pode ser usada para converter o logaritmo das possibilidades [f (x) - Função Sigmóide] em probabilidades [derivada f '(x)]. Para o modelo, nas probabilidades para o RISCO DE ÓBITO.

No alt text provided for this image

Veja que o isolamento social proposto ou "achatamento da curva", também pode ser demonstrada com a função Sigmóide e suas variações! O modelo deve "encontrar" qual é a função [f(x)] Sigmóide que representa a sua região (varições f (x)):

No alt text provided for this image

A função Sigmóide [f(x)] é representada por:

No alt text provided for this image

Sua derivada [f '(x)]:

No alt text provided for this image

Reunindo as funções acima e dados de uma Unidade de Terapia Intensiva encontramos a função SIGMÓIDE representativa! (NÃO RELACIONADAS À PANDEMIA COVID19 - NÃO RECEBI AINDA DADOS PARA TAL SIMULAÇÃO), sendo:

No alt text provided for this image

Os números apresentados acima (2,30, 19 e 36) são ID's (identificação de pacientes) de pacientes extremos.

No alt text provided for this image

Paciente ID:02 - Risco de Óbito 99% (extrema urgência)

Paciente ID:30 - Risco de Óbito 91%

Paciente ID:19 - Risco de Óbito 10%

Paciente ID:36 - Risco de Óbito 6%

Durante os dias que se passam temos acompanhado muitas notícias sobre o árduo e exaustivo trabalho realizado por todas as equipes médicas em enfrentamento a esta Pandemia do Covid19. Assim como eu, talvez você também tenha visto profissionais de países como Espanha, Itália e Estados Unidos, relatando o difícil processo de decisão quanto à priorização do “PRÓXIMO PACIENTE A SER ATENDIDO”, uma vez que, dado o colapso do sistema, os recursos tornam-se insuficientes e sua priorização nada fácil. Talvez os dados/informações acima apresentados possam "contribuir" ao processo de decisão, trazendo mais agilidade ao processo; afinal como relacionar inúmeras características ("features"), encontrar padrões e "insights" para a tomada de decisão? O modelo traz esta proposta - encontrar padrão, "insights" e sugerir priorização.

IMPORTANTE: Longe de acreditar que seja solução para um problema tão sério quanto o que o mundo passa neste momento tão difícil para todos…

Momento difícil para aqueles que já perderam entes queridos, àqueles que encontram-se em Unidades de Terapia Intensiva, àqueles que já foram identificados e seus sintomas, àqueles que encontram-se vulneráveis e desamparados, àqueles em isolamento ou até àqueles que ainda acreditam estar imunes a este vírus! Por outro lado, acredito tratar-se de uma ferramenta que possa trazer avanço ao processo de decisão, em momento tão delicado.

Coloco-me completamente a disposição e me voluntario a compartilhar, a qualquer envolvido a estes processos, para que tenhamos os melhores resultados possíveis, minorando impactos negativos com tamanho problema. 

E mais uma vez obrigado por existirem de verdade.... NOSSOS VERDADEIROS HERÓIS!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos