Pra que servem os softwares e as métricas, se na verdade os "profissionais" só sabem mesmo é apertar botão?

Pra que servem os softwares e as métricas, se na verdade os "profissionais" só sabem mesmo é apertar botão?

Inquietações de uma Publicitária e Professora Universitária

Sinceramente, não sei vocês, mas algo na área acadêmica e no mercado publicitário vem e muito me incomodando.

É cada vez mais comum, escutar de estudantes que ingressaram nas Universidades, principalmente nos cursos relacionados às áreas de Humanas, que estão ali ou que optaram por determinada profissão, por não saberem ou não gostarem de Matemática. Até aí, OK, afinal não é todo mundo que adora cálculos e possui aptidão ou paixão pelo uso da calculadora, porém pelo menos as quatro funções básicas de somar, dividir, multiplicar ou subtrair fazem parte do dia-a-dia de qualquer cidadão, ou estou errada?

Afinal de contas, como fazer para saber o quanto você pagará nas contas de supermercado, ao pegar alguns itens? Ou se o percentual que seu gestor lhe deu de aumento, realmente está de acordo com o prometido? Ou pior, acompanhar tudo o que é debitado no seu banco, quando você paga todas as contas do mês?

Pois é! Então, não consigo de fato engolir esse ranço que as pessoas possuem em relação as contas... De verdade! Não compreendo, MESMO!

Claro que como toda a modernidade, existem os softwares, as automações e as inteligências artificiais, que eu, como amante de tecnologia também vibro, a cada nova criação, que facilite o cotidiano de todos nós, meros mortais. No entanto, para que se faça o uso correto de tanta tecnologia é necessário, compreender seu sentido, sua necessidade e principalmente sua aplicação. Enfim, seu CONCEITO. Ou seja, não basta simplesmente instalar um software e acreditar que você ao sair apertando mil botões, ele te dará o mapa da mina.

Muito pelo contrário! Afinal, claro que você terá mil resultados e levantamentos nas mãos, com inúmeras métricas e KPI's. No entanto, se não souber como utilizá-los da maneira correta, interepretando-os, ou de que forma poderão juntos ou associados a outros dados, te levar a um planejamento eficaz, de nada vale, seu entendimento da operacionalização, se você não entende nada de visão holística.

O mundo hoje é globalizado, tecnológico, cercado cada vez mais de informações ricas, que porém só te levarão a algum lugar, seja ele qual for, se você souber pra onde realmente deseja ir, pois caso contrário, você acabará como aquela fábula onde Alice, ao perder-se pelo País das Maravilhas e questionar o gato, o mesmo lhe responde: "Pra quem não sabe onde ir, qualquer caminho serve.."

PENSE NISSO! ;)



Lucas Gondin

CRO | Ajudo empresas a construírem o futuro por meio da tecnologia.

7 a

Eu concordo plenamente, muitas empresas hoje em dia vem tentando se adaptar ao mundo digital mas por não entenderem vão fazendo tudo errado, vão e criam um novo site, olham o analytics e esperam que isso melhore seus resultados, não funciona assim... Tem que ter todo um processo bem definido, tem que entender que SEO é mais que palavras chave, tem que saber o que influencia o consumidor, tem que saber o que fazer com as informações, a pessoa tem uma taxa de acessos orgânica magnifica, mas não adianta nada se você não converter esse usuário em um consumidor real do seu produto. Eu tenho ótimos professores na faculdade, aliás abração Tatiana! Mas vejo que tem coisas que a faculdade não vai te ensinar você tem que pegar com o "mercado"... É uma visão por resultados, é uma malicia na campanha, é entender que o preset do Google no Ads não é tão bom... Esse tipo de coisa faz a diferença na vida profissional.

Matheus Mousse

Executivo de Contas na HSTK Hola+Strike Comunicação

7 a

mandou muito!!! eu q trabalho com mídia me deparo com esses casos todos os dias...de pessoas que acham q é só rodar a campanha e fod... o resto!!! na verdade é crucial saber mensurar os kpis para definir estratégias mais assertivas!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos