Pra sua segunda-feira não ser mais uma
Dê uma olhada ao seu redor. Quantos anos você tem mesmo? Certo. Tenho certeza de que não viu essa idade chegar, parece que o tempo voou e você nem percebeu, né? Bem, foi assim comigo também. Quando eu era adolescente e sonhava em ser adulta para "fazer o que quisesse da vida", imaginava que demoraria muito para chegar a idade que tenho agora - 31 anos. Sim, eu estou no auge. E se quer saber, cada vez mais tenho certeza de que a vida melhor depois dos 30, dos 40. É quando a gente vai entendendo quem é de verdade, passa a realmente se sentir livre e deixa de perder tempo bom bobagens, quase sempre.
Por muito tempo eu passei a vida esperando pelo próximo grande acontecimento. Lembro que quando estava acima do peso e precisava emagrecer, há alguns anos, eu só conseguia pensar na próxima festa que me aguardava, porque ai eu sim eu teria um motivo para emagrecer e entrar no vestido que eu quisesse. O problema é que a ansiedade era tanta, que a data da festa chegava e tudo o que eu havia conseguido era empacar ou ganhar mais um quilo. E ai o foco virava a comida da festa, eu trataria de me esconder numa roupa preta e folgada e curtiria cada comida que eu fosse repetir naquele dia, até o ponto em que me sentisse quase explodindo de tanto comer. No dia seguinte eu me arrependeria de tudo, mas engataria um novo círculo vicioso, me tratando praticamente como uma lixeira que precisava engolir tudo que visse pela frente. Fui obesa e aquilo me incomodava, patinei nesse descontentamento diversas vezes e por muitos anos só consegui ganhar mais peso.
Mas o que tudo isso tem a ver com o título deste artigo? Estamos falando sobre mudanças e sobre o fato de sua vida ser agora, não amanhã. Enquanto eu vivi esperando o amanhã, o próximo grande acontecimento, eu empaquei em tudo que poderia empacar.
Eu continuei obesa e comendo e tudo o que eu queria até o dia em que acordei me sentindo muito mal e disse pra mim mesmo que aquilo havia acabado naquele dia. A minha madrugada tinha sido péssima e logo que amanheceu eu marquei uma consulta médica para aquela mesma semana. Um especialista me atendeu e eu me comprometi que a partir dali tudo seria diferente. Em uma semana adotando novos hábitos saudáveis eu perdi 3 kg. E nos 6 meses seguintes eu perdi um total de 24kg, alcançando definição muscular e uma vida completamente nova e saudável.
Eu consegui emagrecer porque parei de me dar desculpas e de dizer pra mim mesma que "deixa pra próxima segunda-feira". Eu também entendi que semana a semana a vida passava e que eu não estava percebendo esse tempo voar. Eu percebi que a vida é hoje, não só no futuro. E logo comecei a curtir cada momento, sem desejar que o dia seguinte passasse.
Alguns anos depois eu me peguei odiando domingos a noite e acordava segunda de manhã me arrastando para ir ao trabalho. As coisas não iam bem naquele emprego e logo eu percebi que algo estava errado. Sabe quando você dá o seu melhor, mas parece que ninguém vê? Esta era eu naquele emprego e eu sentia calafrios quando ouvia os jingles dos programas de domingos a noite na TV, porque significava que não havia mais saída e que uma outra infindável semana estava começando. Meses depois eu me refiz quando fui demitida com mais 80 pessoas junto, no começo doeu, mas logo em seguida eu vi que era o que eu precisava para começar a ser feliz.
Todos os dias tendemos a fazer os mesmos caminhos nas ruas, já percebeu? Se você dirige, pode prestar atenção, a gente liga o automático na maioria das vezes. Isso porque nosso cérebro é um pouco preguiçoso e gosta de poupar esforços. Mas nesta de fazer sempre o mesmo caminho deixamos de conhecer coisas novas. E nesta de sempre andar de carro, deixamos de analisar detalhes que só veríamos se passássemos por ali a pé.
Todas as semanas damos milhares de desculpas para nós mesmos. Deixamos a rotina nos abraçar e nos acostumamos com ela. Fazemos igual todos os dias, inclusive nas reclamações. E quando menos estamos esperando, abrimos os olhos em uma quarta-feira de algum ano futuro qualquer e percebemos que estamos com sessenta anos e que não vimos a vida passar.
Pra sua segunda-feira ser diferente, faça algo diferente. Resolva algo hoje. Comece sua dieta ou sua academia tão prometida e protelada. Desculpe-se com alguém. Corra um risco. Diga um não. Diga um sim. Faça um elogio. Experimente não reclamar. Pegue uma rota diferente. Coma algo diferente. Dê um bom dia a quem nunca viu na vida.
Faça alguma coisa boa e diferente por você nesta segunda-feira e volte aqui para me contar ;)
Criação de Conteúdo | Mentoria | Palestra | Consultoria | Cofundador do Canal Ponte Aérea
8 aA acomodação / rotina é algo tão difícil de mudar quanto iniciar uma dieta séria. Eu sempre imaginei que aos 40 estaria com a vida mais tranquila com a minha empresa bombando e tudo caminhando bem. Só que aos 40 vi que não era nada disso que tinha acontecido, por algum motivo eu deixei o tempo passar mais rápido do que certas atitudes que deveria ter tomado e a minha empresa não havia se tornado que sempre planejei. Radicalizei e resolvi recomeçar tudo , fechei a empresa depois de 16 anos , sim, fechei. Vi que "brincar" de empresário não é tão simples como imaginava. Não adianta só talento e criatividade, você precisa de fôlego financeiro e dependendo da área não é pouco. A idade não está na sua carteira de identidade, mas sim na sua cabeça e nas suas ações e iniciativas. O importante é ser rápido e tomar as ações necessárias sem medo. Nunca se lamente do tempo que passou e não foi como imaginou. Use isso como aprendizado e ajuste para o futuro. Esqueça a sua idade real, a que realmente conta é a das suas ações e capacidade de se reinventar. Boa segunda a todos.
Network Marketing
8 aVerdade nua e crua!
Técnica de Segurança do Trabalho
8 aBom dia! Um mês desempregada, cheia de impaciência, querendo fazer tudo e não conseguindo fazer nada, sem concentração. Acordei hoje por voltas das seis horas da manha e fui caminhar na praia. Enquanto caminhava, pensava como iniciar meu artigo para publicar aqui no linkedin, às vezes vinha um pensamento um ideia de desenvolver um texto a partir de um determinado tema. Mas no desenrolar acabo fugido do tema central e já começou a falar de outra coisa que veio em minha lembrança, totalmente diferente, um assunto vai puxando outro que da inicio a outro e assim sucessivamente ...... , isso em uma conversa frente a frente com o publico é perfeito, pois você tem a sua disposição vários recursos, expressões facial, as articulações da mão do corpo como um todo. No entanto colocar esse flesh de memoria que aparece ao você abrindo suas caixinhas de lembranças e ainda assim deixar o texto entendível é um grande desafio. Espero que ainda essa semana consiga publicar algo.
Financial Specialist | ERM
8 aParabéns Flávia, e muito obrigado por este mega incentivo.
Desenvolvimento de negócios com grande experiência no Varejo | Logística | Vendas | Canais | Automação Comercial | AIDC
8 aNossa que texto verdadeiro e tão próprio para os males do mundo atual. Muito legal.