#PraCegoVer - O que você precisa SABER sobre este movimento!
Se você antenado das Redes Sociais, seja por diversão ou profissão, tem visto a hashtag #PRACEGOVER pelas páginas que navega e não entendeu de onde ela veio, mas já sacou do que se trata, esse artigo é para você!
A professora baiana Patrícia Braille, que trabalha com educação especial e tem muitos amigos cegos¹, sempre sentiu a necessidade de incluir legenda de descrição nas fotos que compartilhava em seu blog e Redes Sociais. Para quem não conhece a realidade de um deficiente visual fiquem sabendo que eles também navegam na internet, utilizando recursos de leitura de tela (como o Jaws, NVDA, DoxVox, entre outros), porém, estas ferramentas não leem ou descrevem fotos, por essa razão a descrição de imagens no post faz tanto sentido.
E foi pensando nisso e para melhorar o entendimento desta audiência especial, que a hashtag #PraCegoVer foi incorporada antes da descrição como forma de deixar claro o motivo do texto, separando melhor a legenda da foto da descrição da imagem. Algumas marcas, empresas em geral e instituições já aderiram ao movimento e criaram suas próprias Tags de acessibilidade.
Se você empresário, profissional da comunicação ou interessado quer alcançar esta audiência também, a Patrícia Braille criou uma página dedicada somente a este assunto no Facebook http://bit.ly/paginapracegover e lá tem um post fixo falando sobre COMO USAR essa hashtag corretamente.
Uma iniciativa simples, inovadora e transformadora! Vale a pena prestigiar a página, se atentar as dicas pertinentes que a Patrícia trás no post fixo e disseminar essa cultura de inclusão.
¹Mais de 6,5 milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência visual no Brasil, sendo que mais de 585 mil são completamente cegas.