Pratique Mindfulness no seu dia-a-dia
Na maioria das manhãs, você acorda e o mundo já está gritando com você. E-mails do seu chefe chegam pedindo tudo para ontem, as crianças estão gritando, e há coisas que você não fez ontem que ainda estão perturbando sua mente. E você ainda nem levantou da cama.
Então você começa o dia reagindo. Você não está seguindo um plano e realizando os seus objetivos, você está desesperadamente respondendo a todas as coisas que o mundo está jogando em você. Mas isso não vai te ajudar a conquistar seus grandes sonhos.
Para começar, é importante ter um ritual matinal que envolva algum tipo de atenção plena ou "mindfulness". Organizar a sua cabeça e suas prioridades em linha reta para que você possa enfrentar o dia fazendo o que importa para você. Estabelecer essa prática ajuda a prepará-lo para ser mais autoconsciente de seus pensamentos e menos emocionalmente reativo durante o dia.
Não se preocupe! Mindfulness não tem que ser algo difícil de adicionar à sua rotina. A chave é torná-la tão simples e fácil quanto possível no começo. Este é um ponto crítico, porque você precisa dele como uma parte integrada da sua rotina antes de você ficar muito ambicioso e seguir para práticas mais avançadas. Uma ação simples poderia significar apenas uma respiração consciente pela manhã.
Praticar mindfulness pode ser tão breve como um segundo. Um segundo pode não parecer muito, mas pode ser a diferença entre tomar uma decisão apressada que leva ao fracasso e chegar a uma conclusão ponderada que leva a um maior desempenho. É a diferença entre agir fora do estado de tensão e aplicar a paciência devida. É um espaço de um segundo sobre sua mente, suas emoções, seu mundo.
Um segundo pode ser a diferença entre alcançar os resultados desejados ou não. Um segundo é o suficiente para se tornar menos reativo e mais em sintonia com o momento. Nesse um segundo está a oportunidade de melhorar a maneira que você decide e lidera, a maneira que você se envolve e conduz. Essa é uma enorme vantagem para os líderes em trabalhos acelerados e de muito pressão.
Aqui estão quatro dicas fáceis de serem implementadas para ajudá-lo a tornar-se mais consciente:
- Pratique 10 minutos de treinamento mindfulness a cada dia. A maioria das pessoas considera que as manhãs são o melhor momento para praticar a atenção plena, mas você pode fazê-lo a qualquer hora do dia. Existem diversos aplicativos no mercado que facilitam essa prática. Veja um exemplo de HBR.
- Evite ler e-mails como a primeira coisa que você faz na parte da manhã. Nossa mente geralmente é mais focada, criativa e expansiva na parte da manhã. Este é o momento de fazer o trabalho que exige muito foco, estratégico e de ter conversas importantes. Se você ler seu e-mail no momento que você se levanta, sua mente vai desviar do caminho e você vai começar seu projeto em direção a liderança reativa. Resolver seus emails como sua primeira tarefa do dia desperdiça a oportunidade de usar sua mente em seu potencial mais elevado. Tente esperar pelo menos 30 minutos, ou mesmo uma hora, depois de começar a trabalhar antes de verificar sua caixa de entrada.
- Desative todas as notificações. Os alarmes de notificação no seu telefone, tablet e laptop são contribuidores significativos para a liderança reativa. Eles nos mantém mentalmente ocupados e nos coloca sob pressão, desencadeando respostas reacionárias. Eles causam muito mais danos do que eles agregam valor. Experimente: Durante uma semana, desative todas as notificações de e-mail em todos os dispositivos. Apenas verifique seu e-mail uma vez a cada hora (ou quantas vezes for responsável para o seu trabalho), mas não verifique compulsivamente as mensagens no momento em que elas aparecem em sua caixa de entrada.
- Pare de fazer multitasking. Isso mantém sua mente cheia, ocupada e sob pressão. Faz você reagir. Tente manter o foco em uma única tarefa e, em seguida, observe quando você encontrar sua mente vagando para outra tarefa - um sinal de que seu cérebro deseja multitask. Quando isso acontece, mentalmente desligue todas as tarefas supérfluas que estão tentando entrar em seus pensamentos, mantendo o foco na tarefa em mãos.
Embora a atenção plena não seja uma pílula mágica, ela irá ajudá-lo a selecionar mais ativamente suas respostas e fazer escolhas calculadas ao invés de sucumbir às decisões reacionárias. Para quem quer começar nessa jornada, recomendo esse TED sobre como 10 minutos por dia dedicados a nossa mente podem fazer a diferença e nos trazer para o momento presente!
Mobility Leader Latam
7 aADOREI. Mto bom