Preço e valor.
Em um mundo mais exigente, em que a busca por conforto e praticidade é cada vez maior, muitos fatores passaram a ter influência na avaliação de imóveis. Muito além de tamanho e localização, o bom acabamento de obras tem se tornado um diferencial que reflete diretamente no preço do imóvel.
Basta um primeiro contato com o mercado imobiliário para perceber que são muitas as variantes que interferem no preço de um imóvel. E o acabamento é, certamente, um fator determinante — quanto mais sofisticado e detalhado ele for, mais valorizado é o imóvel.
No momento em que você começa a pensar de compra de um imóvel e pesquisa de preços, logo percebe que alguns fatores são capazes de valorizar — e muito — o metro quadrado de um imóvel.
A localização é um dos principais aspectos que determinam o preço de um imóvel. Propriedades localizadas em bairros nobres e luxuosos da cidade têm o valor do seu metro quadrado superior ao de imóveis localizados em bairros mais populares.
Os arredores também influenciam. Por exemplo, imóveis que possuem comércios e serviços em suas redondezas ou que estão próximos às principais vias de acesso e meios de transporte são mais valorizados.
Imóveis novos e na planta, por questões óbvias, são mais valorizados do que imóveis antigos e usados. Mas mesmo estes podem sofrer um aumento no preço caso tenham sido reformados recentemente e, claro, estiverem com um bom acabamento de obra e manutenção.
A presença de garagem e de itens de lazer — tanto na residência como no condomínio — também agregam valor ao imóvel. Piscina, academia, quadra e salão de jogos, entre outros, são itens que fazem com que o preço de uma casa ou apartamento suba.
Quanto maior o número de cômodos — em especial, quartos, suítes e banheiros — mais valorizado é o imóvel. E não é só uma questão de quantidade: cômodos bem distribuídos e com uso inteligente de espaços também favorecem o aumento do preço do imóvel.
Um imóvel com um acabamento sofisticado e detalhado tem muito valor. Os consumidores estão cada vez mais exigentes, o que leva este fator a ser determinante no preço da propriedade.
O acabamento de obras diz respeito às estruturas voltadas para a finalização de uma construção ou reforma, como pisos, louças, forros, metais sanitários e pintura.
Normalmente, o acabamento também ajuda a definir o nível do empreendimento e o seu público alvo. Ao ver, por exemplo, um belo porcelanato ou mármore no hall de entrada de um empreendimento você, mesmo inconscientemente, já o qualifica de uma determinada forma.
Além disso, um imóvel bem-acabado transmite a imagem de zelo e cuidado com a propriedade, enquanto um imóvel com um acabamento malfeito passa a impressão de desleixo.
Quanto maior o detalhamento e a qualidade dos materiais utilizados no acabamento, mais sofisticado é o imóvel e maior será a sua valorização.
E quando falamos de acabamento não estamos nos referindo apenas aos pisos, pinturas e esquadrias, mas também a outros itens que o imóvel pode oferecer, como armários embutidos, ar-condicionado e aquecedores já instalados, sistemas de alarme, torneiras com sensor de toque, entre outros itens que priorizam o conforto e a praticidade.
Atualmente, o acabamento de obras é tão valorizado que, em alguns casos, se sobrepõe a outros fatores como tamanho, localização, vagas de garagem e itens de lazer.
Então, fique atento: Preço e Valor são coisas distintas e precisam ser bem compreendidas para se fazer o melhor negócio.