Precisamos de mais provas?
Fonte: CNN Brasil

Precisamos de mais provas?

Quando iniciei minha jornada no mundo da sustentabilidade, lá no final da década de 90, muitos cientistas já alertavam sobre os riscos das mudanças climáticas , dos efeitos na economia e dos refugiados climáticos.

Várias discussões surgiram e alguns cientistas duvidaram e ainda duvidam da existência do aquecimento global e das mudanças climáticas.

Em 2023, assistir uma palestra de mais de 4 horas de um professor explicando que o aquecimento global era um fenômeno natural e que toda questão das mudanças climáticas era com fins econômicos e políticos.

Fiz questão de ouvir para poder entender os argumentos e saí de lá com uma reflexão: eu realmente não sei se o nome que se dá para todas as ações que os seres humanos fizeram para desequilibrar o sistema natural,  mudanças climáticas, aquecimento global, só sei que nós impactamos negativamente o meio ambiente, com nosso estilo de vida, com uso desenfreado dos recursos naturais, com os resíduos, com a poluição, não importa quem tem razão nas suas teses científicas, as consequências já estão acontecendo e comprovam que somos responsáveis pelos desastres naturais, como as enchentes do RS.

Como fechar os olhos e negar os efeitos das nossas ações no meio ambiente!

Podemos chamar de eventos climáticos, eventos de degradação ambiental, efeitos da poluição, o nome não importa, o fato é que iremos sofrer, já que negamos por anos os alertas. A natureza não tem nenhuma culpa, nós que invadimos e desequilibramos todos os ecossistemas.

Evidências estão em todo mundo, no Brasil, esse ano, Amazônia sofreu uma seca histórica, que mudou a paisagem do Rio Negro, um calor extremo que afetou a vida de várias pessoas , fauna e da flora,  mais de 200  botos morreram e agora uma chuva de dias não para no RS com perdas que fica difícil de mensurar.

Quantos refugiados climáticos teremos no futuro? Quando realmente de fato iremos buscar soluções para mitigar os riscos? Quanto isso custará? Temos recursos financeiros?  Parece que as últimas décadas de estudos e avanços na sustentabilidade empresarial e na esfera pública foram usados para criarem um mundo "sustentável" voltados para negócios e   investimentos em busca do lucro.

Estudos e teorias não faltaram  para alertar o mundo. Precisamos de mais provas?

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Kátia Silene O Maia

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos