Precisamos de uma 'vacina' para Saúde Mental
Sabemos que o grupo de risco para o Covid 19 está na faixa etária acima de 60 anos, sendo estes o grupo prioritário para vacinação. No entanto uma onda de saúde mental silenciosa está em pleno vigor entre as faixas etárias mais jovens.
Diante dos números altos e crescentes no último mês de busca por parte dos pais para atendimento psicológicos aos filhos adolescentes, fui estudar um pouco mais o tema e encontrei um estudo publicado no Canadian Journal of Psychiatry realizado com 50.000 canadenses em várias faixas etárias, mostrou o impacto da pandemia na saúde mental pela faixa etária de idade.
Uma onda de saúde mental silenciosa está em pleno vigor entre as faixas etárias mais jovens.
A intensão do estudo foi de entender os fatores de risco e resiliência da saúde mental durante a Covid-19, que mostrou que as tendências de risco na saúde mental foram invertidas, os mais jovens apresentaram maior risco de desfechos ruins para a saúde mental. E o impacto na saúde mental dos mais jovens também foram mostradas em outros estudos, apresentando que idosos apresentaram menor taxas de ansiedade e depressão.
O fato é a idade mais avançada também carrega consigo mais resiliência diante dos repertórios de dificuldades já enfrentados no decorrer da vida, lógico que nada do que já passamos se compara a este momento que todos estamos vivendo, mas as perspectivas e visão de mundo são diferentes.
A saúde mental deve ser uma prioridade em todas as idades, mas pode ser importante este olhar para pessoas mais jovens, reduzindo os efeitos negativos evitando que piore.
- E no contexto da saúde mental, significa um espaço de cuidado com foco na prevenção, desenvolver flexibilidade, resiliência e não apenas buscar ajuda quando o transtorno mental já está instaurado.
A saúde mental deve ser uma prioridade em todas as idades, mas pode ser importante este olhar para pessoas mais jovens, reduzindo os efeitos negativos evitando que piore.
Os problemas de saúde mental, especialmente quando duradouros, podem ter um grande impacto na qualidade de vida, no funcionamento diário e na saúde física e desencadeando um custo financeiro alto para o autocuidado.
Se você sente que a demanda está pesada demais neste momento, não fique tentando dar conta de tudo sozinho, busque ajuda o mais rápido possível.
Terapia não é luxo!!!
A pandemia COVID-19 é impiedosa, afetou desproporcionalmente as gerações mais velhas em seus efeitos físicos iniciais e poderá afetar desproporcionalmente as gerações mais jovens em seus efeitos sustentados na saúde mental.
Precisamos começar a falar sobre a vacina para saúde mental.