PRECISAMOS FALAR SOBRE OS TEXTOS DAS ASSESSORIAS DE IMPRENSA
Acredito que os redatores precisam ter mais noção de como funciona uma redação de jornal e vou explicar o motivo.
Diariamente me deparo com a caixa de entrada do e-mail lotada por conta de textos vindos de assessorias de imprensa que são contratadas por pessoas ou empresas para divulgar, através de um texto que acredito que seria de cunho jornalístico, um conteúdo carregado de propaganda e muitas vezes sem nenhuma utilidade pública.
Para não ser injusta, recebo assuntos interessantes que separo para aproveitar a pauta, mas como sou sozinha acabo não tendo tempo de desenvolver, além do que já sou responsabilizada a fazer diariamente.
Há casos em que o assunto em si é interessante, mas o texto é pobre e percebo que o redator poderia ter explorado melhor.
Alguns releases que recebo são inacreditáveis! Não sei como algumas assessorias convencem certos segmentos de empresas que matérias sobre qualidade de elevadores ou tecnologia em fechaduras poderiam acabar ocupando alguma parte no jornal impresso ou no site de notícias sem que paguem por espaço.
Tenho muito respeito pelos profissionais de comunicação, eu realmente ainda não pude entender como isso funciona dentro de uma empresa de assessoria, porém, acredito que estratégias de comunicação mais eficientes poderiam ser utilizadas para um mesmo fim: tornar a empresa conhecida como autoridade no segmento e atrair para vendas.
O que vocês acham a respeito?