Prefeitura de Curitiba já possui nobreaks em seus 30 cruzamentos mais críticos, que evitam desligamentos de semáforos.
Foto: Luiz Costa/SMCS

Prefeitura de Curitiba já possui nobreaks em seus 30 cruzamentos mais críticos, que evitam desligamentos de semáforos.

A Prefeitura de Curitiba iniciou em julho/2015 a instalação de nobreaks em 30 cruzamentos da cidade, o que evitará o desligamento de semáforos por falta de energia. O nobreak é acionado automaticamente após o corte de energia e os estabilizadores podem funcionar por até 6 horas sem interrupções, mantendo em plena atividade os semáforos ligados a eles.

Os equipamentos foram adquiridos através de licitação realizada no modelo pregão – também estão incluídos cinco nobreaks móveis, que poderão ser utilizados em situações de emergência na cidade, nos locais onde não há instalação dos equipamentos. O investimento da Prefeitura é de R$ 161,83 mil.

“A instalação dos nobreaks foi de fundamental importância para o trânsito de Curitiba. Os cruzamentos que receberam os equipamentos não dependerão do deslocamento de equipes e não perderão o sincronismo e a comunicação com a central de controle”, diz a secretária municipal de Trânsito, Luiza Simonelli.

Funcionamento

O módulo fixo de nobreak é ligado à linha de transmissão da companhia de energia elétrica e instalado próximo ao módulo de controle dos semáforos. O módulo móvel é levado ao local com falta de energia e ligado diretamente na rede semafórica – ele também pode ser utilizado em desligamentos programados de energia.

Os nobreaks também vão permitir uma maior agilidade no trabalho dos agentes de trânsito na cidade. A Setran atende em média dez chamadas diárias relacionadas à queda de energia, entre serviços programados e eventuais. Em muitas dessas situações, é necessário o envio de dois a cinco agentes de trânsito para atuar em um cruzamento com semáforo apagado, dependendo do movimento e quantidade de fluxos de trânsito a serem controlados. Com o módulo móvel, o tempo de atendimento e permanência dos agentes poderá ser reduzido.

Não será necessária a atuação de agentes nos cruzamentos com nobreaks fixos, liberando o efetivo para atuação em outras áreas em casos de grande queda de energia na cidade.

Fonte: Prefeitura de Curitiba

Marcelo Pinto da Rocha

Profissional do Setor Elétrico, com ampla experiência na área de materiais.

8 a

Que bom Jeferson, fico feliz de ver Curitiba evoluir... DEMOROU...

Marcelo Pinto da Rocha

Profissional do Setor Elétrico, com ampla experiência na área de materiais.

8 a

Até que enfim alguém resolveu pensar... Em uma cidade que vive dando pé de vento e a distribuição de energia elétrica é quase toda por rede aérea.., é uma necessidade que os semáforos tenha no-break's... A solução precisa ser ampliada.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Jeferson Campos Mastaler

  • Contra o calote do Governo !

    Contra o calote do Governo !

    Em 2016 publiquei uma breve pesquisa sobre a inadimplência do Governo para com seus fornecedores. Não foi surpresa…

    3 comentários
  • Pesquisa de Inadimplência no Mercado Público (Licitações)

    Pesquisa de Inadimplência no Mercado Público (Licitações)

    A empresa NHS Sistemas Eletrônicos Ltda, fabricante 100% nacional de nobreaks e estabilizadores, com mais 27 anos de…

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos