Prefira a autoestima.
O afeto é fundamental, inclusive para o sistema imunológico. Me lembro que na cidade de Mafra certa vez uma senhora me contou sua história. Ela passava um período numa clinica de recuperação e um período em casa, numa depressão cíclica. Até que um dia abandonaram uma criança na porta da casa dela. Ela me disse que quando viu a criança ali abandonada pensou: " Já que eu não posso ser feliz, vou fazer esta miserável feliz", e adotou a criança. Quando adotou a criança, começou a cuidar da criança. Quando começou a cuidar da criança, passou a amar a criança. Quando começou a cuidar da criança e a amar a criança, esqueceu dela. Quando se esqueceu dela, ficou boa. Hojé é saudável e feliz, recuperou sua autoestima através do amor e do servir. Na pirâmide de nossa vida, o ápice, o pico, é a busca da auto-realização. Mas ninguém consegue chegar a auto-realização sem auto-estima . Se a pessoa no seu trabalho é só mais um número não terá prazer no seu trabalho.Se você na sua casa é só uma empregada de luxo, alguém que aprendeu a servir, mas não é ouvida, não terá auto-estima. Para chegar a auto-estima é necessário fazer algo pelo meio social onde vive. Nem que seja um amigo secreto no final do ano, mas faça algo onde vive e atua. Você pode argumentar, mas que adianta eu me matar se os outros não fazem nada?
Deixe-me ilustrar com uma história. Havia uma ilha que era um paraíso ecológico, os pássaros vinham ali para reproduzir. Um dia pegou fogo na ilha, e os ninhos, os ovos, e filhotes corriam grande risco. Os pássaros entraram em alvoroço, de maneira totalmente desordenada. Nesta balbúrdia uma gaivota ia até o mar, mergulhava, voltava ao ninho e balançava as asas para resfriar seus ovos e salvar seus futuros filhos. Enquanto os outros pássaros grasnavam em desespero, ela repetia solitária a operação SOZINHA de ir molhar-se e balançar sobre seu ninho. Os pássaros ao observar que ela já estava cansada de tantas idas e vindas ao mar , reuniram-se em volta dela e disseram: "Será que você não percebeu que você sózinha não vai apagar este fogo?.." e a gaivota respondeu: "Eu tenho consciência que sózinha não vou apagar o fogo, o que eu não quero é ter crise de consciência por não ter tentado!" As outras aves entenderam o recado e voaram todas juntas, mergulharam, voltaram e balançaram suas asas ao mesmo tempo, apagando o principio de incêndio.
Faça a sua parte, as palavras balançam, mas só os exemplos arrastam. Agora mais um conselho! Não confunda auto-estima com orgulho próprio. As duas coisas tem muita diferença. No orgulho você diz: "Ele ainda vai ver do que eu sou capaz, vou mostrar a ele quem eu sou!", já na auto estima você diz "Coitado, ele ainda não pode entender o nível que eu estou, então não vou entrar na sintonia vibratória dele!" No orgulho você entra na sintonia e no nível da outra pessoa, na auto-estima o desequílibrio e a ignorância da outra pessoa não te afeta! Luiz Antonio Pharol www.pharol-rh.com.br