[PRELIMINARES_4] Descanso e criatividade
A Ideia de escrever sobre ideias me veio a mente em um momento de contemplação, de relaxamento. Quando morávamos em Manaus, era comum nos finais de semana, irmos à praia para o famoso Por do Sol da Cidade e que proporciona fins de tardes inesquecíveis como esse aí da foto.
Eu já estava decidido escrever outro livro após a publicação do ‘Mãos de Ícaro’. Eu pensava sobre um novo tema há algum tempo. Então, nesse dia aí da foto, me veio o 'estalo'. Por que não começar do início? Por que não começar do tema que é assunto para todo projeto: a ideia?
Na medida em que eu pesquisava e informava sobre o assunto, eu constatava que o tema é interesse de muitas pessoas. Pessoas comuns, pessoas que são empreendedoras ou que desejam ser. Algumas questões flutuavam como uma nuvenzinha sobre minha cabeça: Qual é a essência da boa ideia? Como gerar boas ideias? Quais são as características das boas ideias? Como identificar a boa ideia? Foi pensando nestas questões que vi inspiração para o próximo livro.
Muitas vezes, uma ideia aparece quando menos se espera, quando se está relaxado. A mente é assim. Às vezes, a gente está trabalhando duro na solução de um problema e a boa ideia não aparece. Porém, o inconsciente trabalha em silencio, sem que a gente perceba. Ele trabalha quieto, oculto e ininterruptamente por uma resposta para um problema que se esteja procurando. O relaxamento permite que o inconsciente entre em ação e se manifeste. A criatividade é assim, ela também precisa de descanso para ser produtiva. Nas palavras de Domenico De Masi é o “ócio criativo”.
Administrador
8 aObrigado Vítor.
Hospitality | Luxury | Management | Planning & Control
8 aExcelente matéria professor! O assunto é de fato muito interessante.