Preocupações sobre as finanças afetam, e muito, a nossa produtividade
Quem nunca passou por uma dificuldade financeira, que atire a primeira pedra!
Sabemos o quanto as finanças impactam em diversos pontos da nossa vida, e no trabalho não tem como ser diferente. Perdemos o sono, chegamos cansados no trabalho, nosso foco fica muito mais nos problemas do que nas nossas metas da semana, a angústia e a busca por soluções estão presentes o tempo todo. Claro, seria muito mais fácil se conseguíssemos lidar com essas questões, se soubéssemos como organizar, como recuperar o fôlego sem cair nas ciladas dos bancos e entender que estar colocado no mercado de trabalho já é um tremendo ponto positivo. Ao invés disso, muitas vezes tratamos nosso salário como inimigo, não levando em consideração o quanto ele representa em todo início de mês e que é nossa responsabilidade melhorar a nossa relação com ele.
As nossas mudanças levam um tempo para acontecer, e tudo bem.
Pertenço aquela parte da população que sempre buscou oportunidades melhores, muitas vezes vinculadas somente a um salário maior, mesmo estando em empresas que me proporcionariam um plano de carreira e benefícios que a longo prazo me trariam boas conquistas. Quando somos mais jovens, não percebemos a influência do histórico familiar na nossa relação com a grana. Talvez, se eu tivesse aprendido sobre finanças desde cedo, tivesse tomado algumas decisões completamente diferentes: mas também possivelmente não estaria falando sobre isso agora e nem aprendido tudo o que aprendi. Vamos achar aquele ponto positivo no meio do oceano de "e se": e se eu tivesse nascido rica, e se eu tivesse economizado desde os meus 14 anos, e se eu tivesse me dedicado mais naquela empresa, aquelas infinitas possibilidades e decisões que não tomamos.
Minha mãe sempre foi uma guerreira, porém a desorganização financeira é "herança de família" e hoje ela percebe como poderia ter uma aposentadoria mais tranquila se tivesse conseguido planejar e juntar um pouquinho que fosse, ao longo do tempo. O que é claro, refletiu não só na vida dela, mas diretamente na minha. Obstáculos que poderiam ter sido evitados de um jeito muito mais simples do que eu poderia imaginar e tenho feito o possível para fazer diferente. Sabemos que a poupança faz parte da nossa cultura e a tecnologia por mais incrível que seja ainda gera certa insegurança para aqueles que desconhecem como o mercado funciona, quais as boas opções que temos hoje e quais delas fazem com que o nosso dinheirinho aumente sozinho, sem nos tirar o sono.
Hoje resolvi compartilhar e deixar essa reflexão: Será que o problema está no nosso salário ou na nossa falta de organização entre: ganhos x gastos x consumo inconsciente?
Recomendo os conteúdos da Warren Brasil e do Papo de Grana para aqueles que assim como eu, tem buscado traçar um novo caminho na sua vida financeira.
linkedin top voices 2020; linkedin creator 2021 | contadora de histórias por formação e paixão | comunicação humanizada | posicionamento estratégico para C-Levels
4 aExcelente, Michele! Continua. ♥
Diretor de Marketing e Projetos
5 aMatéria super útil :)
Estruturação e Lançamento de Produtos Digitais | + R$10M faturados com info produtos
5 amuito bem pontuado! <3