Prepara! Agora é a hora.
Teve uma época, que o índice de desemprego era negativo, e não havia mão de obra qualificada em Piracicaba, nós recrutadores por diversas vezes importávamos essa mão de obra, ou seja, tinha muito emprego sobrando no mercado. Essa época que me refiro é 2010 a 2013, mas e agora em 2016,2017?
Atualmente, o cenário é contraditório, últimos dados do IBGE nos mostram um índice de 11,6 milhões de desempregados, considerando a oferta x demanda, arrumar um emprego de qualidade, torna-se uma tarefa árdua.
Acontece, que essa mudança de cenário não é novidade nem surpresa, em minhas aulas em 2013 já alertava meus alunos dessa possível mudança. Muitas vezes temos que pensar com a razão, é matemática, estatística. Como que o governo poderia fechar suas contas? A matemática é simples, entrada (arrecadação de imposto) (-) Saída (despesas públicas), se ocorrer um superávit (entrada maior que saída) o cenário fica ótimo, entretanto o que ocorreu nos últimos anos foi um déficit (saída maior que entrada), e para matemática é simples, fechou negativo. Anos após anos fechando suas contas negativas, o que ocorre, (resumidamente é claro) a recessão. E a recessão é "amarga", baixa produtividade, aumento exorbitante de desemprego, queda na renda familiar, redução de lucros e inúmeras empresas falindo.
Segundos economistas respeitados em nosso país, esse cenário se estenderá até 2019, onde poderemos ter um superávit. Se assim for, o que fazer?
O momento atual, é de planejamento. Gosto de dizer que o estudo pode mudar a vida de uma pessoa.
Lamentar não vai resolver, ter auto-piedade piorou.
Tente olhar lá na frente. Calma. Tente de novo. Não, lá na frente. Inverta o cenário. Consegue ver o mercado retomando seus investimentos, olhe a quantidade de vagas disponíveis. E agora, se olhe, feche seus olhos se necessário, mas reflita, nesse cenário novo, com inúmeras oportunidades, quem é você? São diversos candidatos, com um cenário favorável. Você tem um diferencial?
Faça sua parte, faça todo o ritual em busca de uma oportunidade, mas lembre-se, reserve um tempo para você, reciclar, estudar, mudar conceitos. Quem sabe um novo curso, uma nova faculdade, um novo ramo de trabalho, o importante é você investir em um diferencial, que te destaque, que te ilumine.
Minha dica é: Cuidado ao escolher o que você quer. Esse novo cenário que teremos, pela primeira vez, eu acredito, será diferente, os cargos serão diferentes, as empresas estão mudando sua cultura organizacional e os colaboradores também sentirão essa mudança. Lembre-se, você terá que ser um profissional diferenciado, prático, ágil, confiável e altamente talentoso(a). Então, já que lamentar não ajudará, chorar também não, a dica é, estudar. Estude o que você sentir em tua alma que você quer ser, e se isso for mudar sua carreira toda, vai! coragem! Eu já fiz isso, deu certo e é muito bom.
Forte Abraço.
Flávia Ramos
Gestora de Recursos Humanos