Presença digital dos C-levels, vaidade ou oportunidade?
Se você reluta em ter um posicionamento online, pois acredita que isso serve apenas para alimentar egos e expor a sua intimidade, e ter presença digital não é necessário para alguém na sua posição. Esse artigo é para você!
Vou contar um caso recente que aconteceu em uma das nossas mentorias. Um CEO de uma empresa emergente no mercado de tecnologia enfrentava uma relutância comum entre executivos de sua estatura: a hesitação em estabelecer uma presença online. Exatamente por acreditar que a visibilidade na internet era uma forma de vaidade, evitando assim qualquer tipo de presença digital, preocupado em comprometer a seriedade e autenticidade da sua liderança.
Antes de continuar gostaria de apresentar alguns dados, pois a falta da presença digital na era moderna é um desperdício enorme de oportunidade, até porque todos querem ouvir o que um CEO tem a dizer, tanto funcionários, quanto investidores, parceiros e clientes.
O Linkedin, inclusive, é um grande "Oceano Azul" de oportunidades, a rede profissional mais usada no mundo conta com atualmente mais de 1 bilhão de membros, 70 milhões somente no Brasil, e mais de 67 milhões de empresas. Imagina contar os seus feitos, premiações, lançamentos de produtos, eventos e etc, para um público totalmente direcionado?
Para quem não conhece o conceito, eu gosto muito de citar o livro "Blue Ocean Strategy" (Estratégia do Oceano Azul), dos autores W. Chan Kim e Renée Mauborgne, inclusive costumo dizer que o Linkedin é um oceano azul e fértil, pelas oportunidades de conexões, inclusive em mercados pouco explorados.
O livro apresenta conceitos de que empresas e pessoas podem obter resultados duradouros, explorando novos mercados, ao invés de competir em mercados completamente saturados, os chamados "Oceanos Vermelhos".
Reflexão necessária - O impacto da resistência dos CEOs em ter presença digital
Na mentoria citada acima foi confrontado essa percepção, promovendo uma reflexão crítica sobre como a ausência digital poderia limitar oportunidades valiosas para líderes e seus negócios. Percebemos, inclusive, que a resistência do CEO refletia não apenas sua visão pessoal, mas também uma compreensão limitada do impacto estratégico do thought leadership no ambiente corporativo atual.
O conceito de “Thought Leadership”, ou “liderança de pensamento” é o poder de um líder inspirar pessoas para além da organização, o que reforça a importância da presença digital para líderes.
Líder de pensamento são aqueles ou aquelas especialistas que estão profundamente em contato com um determinado setor. Desse modo, consegue ter um olhar crítico e enriquecedor não apenas para o próprio negócio, mas também para o que acontece ao redor. O que envolve habilidade de comunicação, autenticidade, persuasão, compromisso com a inovação e muito conhecimento do mercado em questão.
Um líder de pensamento sempre compartilha suas ideias e pensamentos por meio de palestras, apresentações, artigos, estudos e publicações, buscando inspirar e educar profissionais da mesma área. As redes sociais são ótimos espaços para elevar esses pensamentos e atingir ainda mais interessados.
“Líderes de pensamento se baseiam no passado, analisam o presente e iluminam o futuro para criar uma visão abrangente, única e impactante de sua área de especialização.” Jake Dunlap, CEO fundador da Skaled
Segundo o Gartner, ser reconhecido como líder de pensamento diferencia as empresas, atraindo talentos e oportunidades de negócio. Uma diferenciação competitiva que eleva a marca de pessoas e negócios para outro patamar.
O desafio de entender sobre a importância da presença digital, um equívoco comum!
O desafio tem raiz na crença equivocada de que a presença digital e o thought leadership são simples ferramentas de autopromoção, ignorando seu potencial como canais para construir autoridade, credibilidade e influência no setor.
Em uma publicação recente, citei um estudo publicado em janeiro de 2024, pelo Meio & Mensagem sobre a “Presença Digital dos CMOs no LinkedIn”, que confirma a rede profissional como um dos principais canais de comunicação do mercado e seus líderes.
Embora exista essa confirmação, o estudo revelou que ainda é muito baixo o percentual de líderes de marketing assíduos na plataforma. Executivos altamente ativos correspondem a apenas 6% da amostra, 31% dos pesquisados demonstraram uma atuação esporádica e 62% representam executivos pouco ativos.
Recomendados pelo LinkedIn
Solução proposta: adotar "A Voz da Liderança"
Com base no programa "A Voz da Liderança", método exclusivo que desenvolvi para capacitar líderes a praticar thought leadership de maneira autêntica e impactante. O CEO em questão entendeu a importância da presença digital para fortalecer a sua marca pessoal e também da empresa, decidiu superar essas barreiras e passou a compartilhar pensamentos, insights, ideias e começou a alcançar pessoas que jamais teria encontrado se não fosse por meio suas publicações.
Estar presente no digital, não significa fazer "blogueiragem", a não ser que você queira. Estar presente no mundo digital impulsiona os resultados que você já possui no offline.
O que o método "A Voz da Liderança" inclui:
Alguns dados recentes que utilizo nos meus treinamentos
Para concluir
A transformação do CEO de um cético em um defensor do thought leadership digital ressalta a importância de repensar as estratégias de presença online.
Posso afirmar que após a conclusão do programa "A Voz da Liderança", sua percepção não somente foi alterada, bem como apresentou ferramentas para liderar sua empresa em direção a um novo patamar de influência corporativa e sucesso. Um caso real de como o thought leadership, quando abordado com autenticidade e estratégia, pode ser uma poderosa ferramenta para crescimento, inovação e liderança na atualidade.
E aí, pronto para ser um líder também no mundo digital? E se você quiser saber mais como funciona o método, me chama no inbox que marcamos um bate papo.
Sobre a autora
Olá! Eu sou Letícia Pacheco, uma apaixonada por desbloquear o potencial de liderança por meio da comunicação estratégica e desenvolvimento vocal.
Através do método "Mente Comunicativa", desenvolvi e apresento conceitos chaves como "Comunicação: A Arte de Conectar e Inspirar", "Mente: Autoconhecimento e Crescimento Contínuo", e "Posicionamento: Estratégia e Impacto", tenho a missão de transformar comunicadores em líderes excepcionais.
Minha expertise se estende ao desenvolvimento de "Palestras Estrela", destinadas a promover uma mudança transformacional no público, muito além de transmitir conteúdo ou motivar.
Através dos meus métodos, tive o privilégio de colaborar com líderes e profissionais de destaque no cenário nacional e internacional, incluindo nomes como Monja Coen, Roberto Shinyashiki, e executivos de empresas renomadas. Minha formação sólida é complementada por uma rede de contatos influentes, incluindo uma das headhunters mais renomadas do país.
Te convido a se conectar comigo aqui no LinkedIn para explorar como podemos trabalhar juntos para elevar sua liderança e comunicação a novos patamares.
Siga também meu Instagram: Letícia Pacheco / Comunicação
Mãe do Lucca | Gestora de Relacionamento, Marketing & Experiência Digital
10 mMuito provocativo e extremamente necessário!
Infrastructure | Strategy | Governance | Transformation | CX | ESG
10 m👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 parabéns pelo artigo provocador Letícia Pacheco
Mãe da Carol | Tech Manager | Digital Transformation | Tribe Lead | IT Manager at Itau-Unibanco
10 mAna Carolina Dos Santos Souza ✊🏾 Michele Maciel Michele Almeida Santos
Conteúdo fantástico!
Leadership and Talent Advisor Fala sobre Liderança Consciente, Relações Humanizadas, Carreira Feminina, Empreendedorismo e Transição Global
10 mExcelente artigo! Obrigada Letícia! 😍