Preservar e Reconstruir: prioridade empresarial
De uma forma geral, o momento da economia tem sido desafiador para praticamente todas as empresas, e talvez com mais ênfase ainda para as de pequeno e médio porte. Se você é empresário e está muito preocupado com a situação do seu negócio, respire e pense estrategicamente.
Por mais desafiadora e incerta que esteja a situação, procure avaliar até que momento vale a pena insistir no negócio e se esse momento é uma realidade próxima e fácil de se concretizar. Não vale a pena insistir por insistir. É preciso lucidez de leitura e interpretação de cenário para pautar as ações de planejamento e sua métricas de acompanhamento. A estratégia é: preserve e reconstrua.
Preservar aquilo que está dando certo é a prioridade. Estar de olho nas ações que não vão bem também é mais do que importante, porque ajuda a garantir a sobrevivência através desse controle de qualidade. Preservar é garantir a capacitação da sua equipe para esse grande desafio; ao mesmo tempo, é a vigilância aos indicadores de eficiência, riscos e pensar a atividade de vendas. Tudo aquilo que estiver desalinhado com a estratégia e resultados requer um outro olhar, mais atento e cuidadoso: é preciso ir para a segunda etapa, que é do reconstruir.
Reconstruir significa repensar os modelos, seja de negócios, de vendas, de gestão; mas considerando sempre o comportamento do seu consumidor, do seu cliente, e os movimentos de mercado, com atenção à concorrência e às tendências do setor. A visão atenta aos pontos falhos pode ser crucial para a sobrevivência do seu negócio, e até mesmo pode ditar uma tendência de comportamento.
Por isso, a atitude de reconstrução é uma importante ferramenta nesse processo de travessia pelo qual todo o país passa. Nesse processo, envolva os demais gestores e líderes da empresa, pois são valiosos críticos do sistema e, ao mesmo tempo, aqueles que junto a você irão colocar a mão na massa para mudar efetivamente o quadro.
Estar atento ao que acontece no cenário econômico também é fundamental. Novo presidente dos EUA, rearranjo da previdência, adequações da CLT, os altos e baixos da política interna, e muito mais. Esses arranjos políticos, medidas do governo e reações do exterior podem mudar todo o contexto de forma muito rápida. Se, hoje, a euforia dos investidores e economistas com as perspectivas positivas de evolução da economia brasileira ainda se confronta com as dificuldades que a sociedade ainda passa, isso é um indicador de que algo ainda não é concreto nesta fórmula.
Por isso, além de tudo, é o momento de manter a atenção ao máximo. Encoraje-se e fortaleça-se observando suas vantagens e seus diferenciais, e também fique ligado ao feedback que vem de fora. Mesmo que as dificuldades estejam rondando sua atividade, não desista. Siga em frente apostando empresarialmente e apoiando sua equipe na direção de reconstruirmos um país muito mais forte.
Palestrante com atuação nos campos de vendas, gestão, liderança e motivação. Acompanhe também no Facebook e no Instagram. Visite outros artigos e matérias em: www.wilsonmedeiros.com.br.