A pressão do final de ano: O que você conquistou?

A pressão do final de ano: O que você conquistou?

Chegamos ao FIM DO ANO. 

Para alguns, ouvir essa frase é motivo de alegria, mas para outros causa uma angústia avassaladora. 

É impossível não se ver cantando a música da Leader ou ignorar a canção das celebridades da Globo, e gostando ou não, esses “fatores externos” te pressionam para refletir sobre suas entregas ao longo do ano e assim a autocobrança surge com toda força. E você pensa, “o que eu fiz em 2022?”.

Algumas pessoas vão descobrir o ano incrível que tiveram ao olharem sua lista de desejos e perceberem que deram um check em quase tudo. Números e mais números demonstram como o ano foi bom! 

Para outros, a ansiedade pulsa em busca de respostas, pois sequer viram o tempo passar, quanto menos pensaram em escrever uma lista de desejos.

Você olha para o lado e navega pelas inúmeras postagens de conquistas no Instagram. Virou até moda tirar print da conta bancária! Uma verdadeira competição de quem está mais no topo. E você volta a se questionar “O que eu conquistei esse ano?”.

Como se não bastasse a sua autocobrança, você ouve uma pergunta na roda de amigos ou lê uma postagem de quem você admira assim: E VOCÊ, QUAL A SUA CONQUISTA DO ANO?

De raiva, você começa a listar e na sua cabeça só vem contas para pagar no aperto, esforço, trabalho intenso e decisões entre o essencial e o fundamental.

É por isso que eu não poderia encerrar o ano sem te dizer o seguinte: Não são números e conquistas materiais que definem o sucesso ou não de alguém.

Pensa comigo: você teve momentos especiais com a sua família ou amigos? Você teve oportunidade de cuidar da sua saúde mental ou perceber o quê precisava ser ajustado no seu dia a dia? Você conseguiu ler aquele livro ou artigo que desejava tanto? Você conseguiu um emprego ou manteve o emprego que está colaborando para o seu crescimento?

Suas conquistas não estão unicamente relacionadas à sua conta bancária, aos likes que recebeu, aos seus bens materiais, fama, etc. Recorde tudo que você superou esse ano, todos os desafios e aprendizados que a vida te deu. Essas sim, são as suas maiores conquistas

Agradeça e agradeça. 

Mas agradeça também por ter a chance de começar agora, após a leitura desse texto, em listar tudo que você deseja para a sua vida. 

Não precisa ser para o próximo ano, mas estabeleça uma meta. Ela servirá como bússola para o seu esforço e dedicação.

Eu tenho certeza que esse ano você conquistou muito mais do que você imagina! E se você chegou nesse texto com dúvidas, emoções afloradas e eu consegui te trazer novas reflexões, já estou imensamente grata! 

Obrigada por ter lido até aqui e te aguardo no próximo artigo! ❤️

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Mariana Granado

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos