A primeira formação comercial de metano biológico em escala comercial foi lançada na Dinamarca, e está chegando ao Brasil.
Uma nova tecnologia inovadora tornará a produção de Metano ou Gás Natural a partir de CO2 muito mais fácil e com custo menor.
Hoje, a formação de metano é realizada em grandes instalações petroquímicas sob temperaturas e pressões muito altas. Isso agora mudará com a introdução desta tecnologia muito mais barata, onde cada planta individual de biogás pode produzir seu próprio metano.
Esta é a primeira vez que uma planta Power-to-X que utiliza a tecnologia chamada bio-metanação, e passou de um estágio experimental para uma fábrica em escala real. Esta formação de metano tem a grande vantagem de usar temperatura e pressão normais, o que torna o reator necessário muito mais simples inclusive para instalação em zonas rurais no interior do Brasil.
Nada menos que uma sensação mundial.
Apesar de seu status como fonte de energia verde, as plantas de biogás emitem grandes quantidades de CO2. Cerca de 40 por cento do gás criado em uma planta de biogás é CO2, que se dissipa pela chaminé e diretamente para a atmosfera. O biogás restante consiste em metano. Mas na planta de Als isso agora acabou. Aqui, pesquisadores da Universidade do Sul da Dinamarca descobriram como converter CO2 em metano usando bactérias.
Esta é a primeira vez que uma planta Power-to-X com esta tecnologia agora passou de um estágio experimental para uma fábrica em escala real.
As duas empresas por trás da planta investiram 15 milhões de dólares tanto na eletrólise quanto no reator de biometanação, e a instalação atual tem uma capacidade de produção de 1,5MW, e será expandida para 6MW no próximo ano correspondendo a uma produção de 12.000 m³ de metano por dia. Esta planta está contribuindo para uma redução na emissão de carbono no município, alcançando agora impressionantes 57%.
A planta simplesmente obtém mais metano do gerenciamento de resíduos que já é feito na planta de biogás. Assim, os resíduos estão sendo melhor aproveitados do que antes. E então é um fator muito grande na redução do CO2.
De acordo com a Nature Energy, ao converter CO2 em metano, a planta de biogás em Als pode produzir cerca de 25 por cento mais gás verde do que antes da construção da nova planta.
O Ministro Dinamarquês da Indústria, Negócios e Assuntos Financeiros, Morten Bødskov, que também compareceu à inauguração, chamou a instalação de um pedaço da história mundial.
Como o primeiro lugar no mundo, Als agora pode produzir biogás verde para uso comercial. Esse é o tipo de pensamento inovador que ajudará a impulsionar a transição verde para frente.
A TR4NSFORM ENERGY visitou a planta já antes de ser colocada em operação comercial. Você pode ver o vídeo e o artigo aqui.
Recomendados pelo LinkedIn
O inovador nisso é que a biologia é utilizada. Isso torna o processo muito mais utilizável e barato de operar. E isso o torna muito mais economicamente viável.
Quando o CO2 é convertido em metano, é feito com a ajuda de hidrogênio. Nesta planta, o hidrogênio é feito com água e energia de turbinas eólicas quando elas produzem mais do que é consumido pela rede elétrica. A instalação atual tem uma potência de produção de 1,5MW e será expandida para 9MW no próximo ano.
Quando você produz muita energia eólica, pode capturar e armazená-la convertendo a energia em hidrogênio e depois em metano, que é o mesmo que gás natural. O metano é muito mais fácil de armazenar do que a eletricidade. Desta forma, pode-se fazer melhor uso dos diversos pilares que temos no setor energético.
Em princípio, você pode usar a tecnologia da planta Power-to-X em Als para extrair CO2 da atmosfera. Mas isso é problemático e muito caro. Entre outras coisas, porque o oxigênio, do qual também há muito na atmosfera, interfere no processo.
Portanto, a tecnologia é muito mais aplicável em uma planta de biogás. Aqui o oxigênio já foi removido e a concentração de CO2 é alta.
Mas também pode ser usada em outros lugares.
Tipicamente, isso será em indústrias onde há uma alta emissão de CO2. Lá seria possível coletar e converter o CO2 em algo útil, que então poderia ser transportado diretamente para a rede de gasodutos.
Bio-metanação chegando ao Brasil
A TR4NSFORM ENERGY está alinhando tecnologias de biogás líderes mundiais ao estado e necessidade do setor de biogás brasileiro, e está trazendo a bio-metanação para o Brasil. Estaremos no 10º Fórum de Biogás em São Paulo nos dias 13 e 14 de novembro.
--
1 aStela Zanchettin, veja que interessante.