A primeira impressão é a que fica? E quanto custa Muda-la?
Hoje estava refletindo o quanto primeira impressão é importante, e como isso é aplicado às nossas experiências de vida. O primeiro dia no emprego novo, aquela viagem especial que demorou uma vida para chegar, ou até mesmo a compra de um pãozinho na padaria nova que abriu na rua debaixo, e então percebo o quanto as empresas são importantes para esse primeiro contato ser especial, e como elas devem se preparar para oferecer essa primeira impressão.
Provavelmente sua empresa pensa dia e noite em como ter novos clientes, mas quantas dessas empresas pensam na primeira impressão que seus prospects vão ter? Investimentos em marketing para trazer o cliente são feitos, e ele vai até a empresa, mas quando ele chega, independente do canal, você promove ou supera a experiência que ele deseja e, além disso, entende que esse retorno sobre o investimento ainda pode ser potencializado?
Pensando em tudo isso, me pergunto: quanto do sucesso de uma empresa está relacionado à experiência que o cliente tem, e quanto o acúmulo de boas experiências podem gerar a fidelização necessária para influenciar na decisão de compra?
Essa é uma simples reflexão que me faz todo dia acordar e ter certeza que a experiência do cliente é fundamental para o crescimento sustentável da sua empresa. Nós da Kmaleon, respiramos essas reflexões diariamente, e com certeza gostaríamos de ouvir suas experiências e desafios.
Matheus Emboava
Sócio e Fundador Kmaleon
Especialista em Gestão, Estratégia e Projetos em Saúde
6 aMatheus, excelente reflexão. No entanto, acredito que o custo da mudança é muito baixo comparado ao custo da imagem que algumas empresas "fingem" passar para conseguir vender e no decorrer do tempo se mostram diferentes daqueles propósitos passados na "primeira impressão". Assim, o custo da manutenção dessa primeira impressão é muito mais alto para empresas que não tem estratégia e que perdem sua identidade no curto prazo. Respondendo ao seu título: A primeira impressão não é a que fica, e não vale a pena mudá-la para mostrar algo que realmente não é.